Livro de pesquisador da UFMG discute influência do feminismo nas artes
Obra articula teatro, literatura e cinema para problematizar a dimensão política dos valores que impulsionam a escrita da história
Por: Com informações de Ewerton Martins Ribeiro para o Portal UFMG
A Relicário Edições lançou recentemente o livro Guerrilhas históricas: entre feminismos e arte, resultado de uma longeva pesquisa dedicada às teorias feministas desenvolvidas entre as décadas de 1960 e 1980. O livro é de autoria de Pedro Kalil, mestre e doutor pelo Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários (Pós-Lit) da UFMG.
“Este texto começou a ser desenvolvido em 2009, como parte do meu projeto de doutorado”, anota o autor na apresentação do volume. Anos após a defesa de sua tese e o curso de alguns pós-doutorados, Pedro voltou à Faculdade de Letras (Fale) da UFMG para atuar como professor substituto, o que ocorreu nos últimos dois anos. No período, pôde finalmente concluir a última edição do manuscrito.
“Guerrilhas históricas se debruça sobre teorizações feministas basilares em três campos artísticos – teatro, literatura e cinema –, abordando diversas questões que permanecem atuais”, escreve a pesquisadora Carla Italiano na orelha do volume. “No cerne desse pensamento transdisciplinar está a reavaliação dos termos de debates centrais a esses universos. A intenção é desvelar, a partir de perspectivas feministas, a dimensão política tanto dos valores que impulsionam a escrita da história e a construção dos cânones quando do próprio fazer acadêmico.”
“O livro é um chamado ao combate nos campos minados nos quais discursos feministas confrontam outros discursos, às vezes feminismos outros, em trânsitos e tensões entre palavras, ações e modulações, na arena ainda misógina da academia”, acrescenta a pesquisadora Ildney Cavalcanti na apresentação do volume. “Registrar essas históricas é sinônimo de ativar memórias de um trajeto de interpelações e atravessamentos, trilhado por obras e teorias que desafiam a História com H maiúsculo”, anota.
Imagem de Divulgação