Voltar para o Início Ir para o rodapé

Em parceria com a UFMG, bloco de BH traz encontro inédito entre o carnaval de rua e o canto lírico

No próximo domingo (15), o Bloco Abalô-caxi ocupa o centro de Belo Horizonte com o tema “Festa no Vale!”. Desde seu primeiro desfile, em 2017, o Abalô-caxi arrasta multidões pelas ruas da cidade e realiza performances que promovem o protagonismo LGBTQIAPN+ e que unem música, política, e cultura.

Em 2026, a grande novidade do Abalô-Caxi é a estreia de um coral formado por 80 vozes, fruto de uma parceria com a Escola de Música e o Conservatório UFMG. Marcando um encontro inédito entre o carnaval de rua e o canto lírico, a iniciativa foi viabilizada por emenda parlamentar da deputada federal Duda Salabert.

Desde novembro de 2025, os ensaios do coral acontecem no Conservatório UFMG. Regido pelo maestro e estudante de Música da UFMG, João Pedro Vasconcelos, o coral interpreta clássicos do pop nacional e internacional, considerados símbolos da comunidade LGBTQIAPN+. Formado através de chamada pública, o coral reúne participantes com diferentes níveis de experiência musical.

Ficha técnica: Ramon Frank (produção), Ana Júlia Corrêa (reportagem), Ângelo Araújo (imagens), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Vitória Brunini (edição de conteúdo).

Categoria: Arte e Cultura