Juarez Dias, da Fafich, celebra trajetória teatral com três espetáculos na campanha de popularização
Obras do professor e dramaturgo são inspiradas em Hilda Hilst, Marilyn Monroe e Xuxa Meneghel
Celebrando três décadas de dedicação às artes cênicas como dramaturgo e diretor teatral, o professor Juarez Guimarães Dias, do Departamento de Comunicação Social da UFMG, vai dirigir três espetáculos e ministrar uma conferência sobre sua trajetória na 50ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, iniciativa que visa democratizar o acesso ao teatro. Os ingressos estão sendo vendidos ao preço de R$ 25 no portal Vá ao Teatro.
Os trabalhos se inspiram em mulheres à frente de seu tempo que marcaram gerações na cultura e no entretenimento: a escritora brasileira Hilda Hilst, a atriz, cantora e modelo norte-americana Marilyn Monroe e a apresentadora Xuxa Meneghel. “São trabalhos cuja proposição partiu das atrizes e atores criadores, e acrescentei textos que batizei de ‘narrativas em cena’, também objeto da conferência. Nesse sentido, somamos ao desejo do elenco um modo particular de conceber teatro”, conta Dias.
‘Marilyn Monroe.doc’
Em forma de teatro-documentário, Thaís Coimbra e Ítalo Mendes apresentam a biografia de Norma Jeane Mortenson, uma jovem caipira, gaga e desengonçada que sonhava ser atriz e se transformou no maior mito da cultura pop e principal sex symbol feminino, mundialmente conhecida como Marilyn Monroe (1926-1962).
As sessões acontecem nos dias 24, 25, sexta e sábado, às 20h, e 26, domingo, às 19h, no Teatro de Bolso do Sesc Palladium. O espetáculo é voltado para o público acima de 12 anos.
‘A obscena senhora H: paixão e obra de Hilda Hilst’
Em cena, a atriz Luciana Veloso reconta episódios biográficos da escritora brasileira Hilda Hilst (1930-2004) durante a escrita conturbada do livro A obscena senhora D. No momento em que realidade e ficção se misturam, Hilst viveu episódios de paixão e terror na violenta relação com seu primo, Wilson Hilst.
A narrativa questiona a dominação masculina nas relações sociais, promovendo reflexão sobre relacionamento abusivo, a cultura de opressão e o machismo nos dias atuais.
O espetáculo será apresentado de 31 de janeiro a 2 de fevereiro, sexta a domingo, às 19h, na sala João Ceschiatti do Palácio das Artes, e volta aos palcos no dia 13 de fevereiro, às 20h, na sala Minas Tênis Clube, no Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas. A classificação etária é de 16 anos.
‘Xou do Xac’
A peça faz uma viagem aos anos 80, com uma paródia da atração infantil Xou da Xuxa para jovens e adultos maiores de 16 anos. Xac, um palhaço que sofre bullying por ser diferente dos demais, sonha em ter um programa de TV. Ele busca apoio por meio de uma carta à apresentadora Xuxa, mas não é sorteado. Entretanto, Xac recebe a visita de Marlexa, sua Fada Madrixa, que lhe propõe desafios para alcançar seu sonho: ter um programa próprio em que possa ser quem é, sem preconceito e discriminação.
O espetáculo estimula o público a conhecer os bastidores e a participar da criação ao vivo do programa ‘Xou do Xac’, com números musicais, artistas convidados, brincadeiras, entrevista e transformação.
Com Gabriel Castro Cavalcante e participação de Malía Galvão, as apresentações ocorrerão de 13 a 15 de fevereiro, às 20h, na Funarte MG.
Trajetória artística e acadêmica
Juarez Guimarães Dias também fará uma conferência-memorial sobre os seus 30 anos dedicados à dramaturgia e à direção de espetáculos cênicos. O evento também parte de suas pesquisas e do conceito de “narrativas em cena”, termo cunhado por ele para se referir a espetáculos baseados em textos narrativos como matéria-prima da criação e que se articulam com dimensões performativas e autorais no trabalho com atores e atrizes.
Com entrada gratuita, a conferência será realizada na sexta, 14 de fevereiro, às 16h, na Funarte MG, no âmbito da programação dos Projetos Especiais da Campanha. Após a conferência, haverá o relançamento e a distribuição gratuita do livro Narrativas em cena: Aderbal Freire-Filho (Brasil) e João Brites (Portugal), editado por Faperj/Móbile Editorial, acompanhada de sessão de autógrafos do autor.
Doutor em Artes Cênicas (Unirio), mestre em Literatura (PUC Minas) e bacharel em Publicidade e Propaganda (Uni-BH), Juarez Dias é professor e pesquisador do Departamento de Comunicação Social, do Programa de Pós-graduação em Comunicação e um dos coordenadores do Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (Neepec) da UFMG.
Mais lidos
Semana
-
Processo seletivo Resultado da chamada regular do Sisu UFMG já está disponível
Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da Universidade disponibiliza canais para esclarecimento de dúvidas
-
Processo seletivo Sisu solta resultado da chamada regular; UFMG vai divulgar sua lista de classificados dia 2
Registro acadêmico na Universidade deverá ser feito de 2 a 5 de fevereiro; prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera termina também no dia 2
-
Programe-se UFMG aprova calendário escolar de 2026
Principais procedimentos e datas da rotina acadêmica estão estabelecidos em resolução do Cepe
-
Capacitação Está aberta a ‘temporada’ de inscrições nas pós-graduações da UFMG
Maioria das pós stricto e lato sensu abrem inscrições no início do ano; atualmente, há oportunidades em áreas como engenharias, arquitetura, ciências agrárias, ciências florestais...
-
Processo seletivo Resultado da chamada regular do Sisu 2026 sai nesta quinta, 29
Candidatos devem manifestar interesse em participar das listas de espera até o dia 2, quando a UFMG também publicará sua lista de aprovados; registro acadêmico na Universidade será feito até o próximo dia 5
Notícias por categoria
Arte e Cultura
-
chamada pública Espaço do Conhecimento seleciona produções audiovisuais para exibição em sua fachada digital
Avaliação observará critérios como coerência conceitual, adequação ao suporte, viabilidade técnica e potencial artístico
-
CULTURA MOVIMENTA Série da TV UFMG explora a fotografia urbana e o cotidiano das cidades
Realizada em parceria com o Comitê de Cultura de Minas Gerais, a série aborda os impactos da cultura na sociedade
-
TV UFMG Histórias em quadrinhos: conheça a cena nacional e mineira
Reportagem da TV UFMG celebra o Dia do Quadrinho Nacional, data que pode ser oficializada por lei ainda em 2026
-
Selo Estraladabão Editora UFMG lança obra que explica funcionamento do coração a crianças
Livro é a mais recente publicação de selo dedicado à divulgação científica para o público infantil
-
Sentimentos do Mundo Em especial, TV UFMG resgata show histórico do Clube da Esquina no campus Pampulha
Produção celebra legado de um dos maiores movimentos musicais do país e homenageia Lô Borges, que morreu no mês passado