Ifes mineiras unem-se para aprimorar formação de professores da educação básica
Oficializada hoje na UFMG, rede pretende estimular a integração orgânica de docentes das licenciaturas e das escolas por meio de atividades curriculares de formação prática
Por Luana Macieira
Na manhã desta segunda-feira, 27, reitores e diretores das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais assinaram o protocolo de intenções que formaliza a criação da Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica. A Rede, que é uma iniciativa institucional vinculada ao Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Foripes/MG), tem se reunido mensalmente desde dezembro de 2023.
A intenção do grupo é articular políticas institucionais que melhorem a formação de professores da rede básica de ensino e promover a integração orgânica de professores dos cursos de licenciatura e das escolas, envolvendo as atividades curriculares de formação prática, como estágios, projetos de iniciação à docência, atividades de extensão e pesquisa.
Na abertura da cerimônia, o presidente do Foripes e reitor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Demetrius David da Silva, destacou que Minas Gerais é o estado com o maior número (19) de instituições públicas de ensino superior do país, o que garante grande abrangência da ação de criação da Rede. “Precisamos pensar na formação dos nossos professores, uma questão de grande importância social. No momento atual, em que o país vive um apagão nas licenciaturas, com muitos professores formados sem qualidade em instituições de ensino a distância, devemos pensar em quem vai formar nossos filhos e netos”, disse.
Demetrius acrescentou que a carreira do magistério tem pouco reconhecimento e é pouco valorizada, o que implica menor procura dos cursos de graduação pelos jovens que ingressam nas universidades públicas. “Por meio da Rede, vamos ratificar o papel das instituições federais de ensino para a formação continuada e de qualidade dos professores do ensino básico, considerando o ensino, a pesquisa, a extensão e as novas tecnologias. Ao assinar o protocolo de intenções, deixamos claro que fazemos parte de uma rede ‘com’ as escolas e os professores, e não ‘para’ eles.”
A reitora Sandra Regina Goulart Almeida mencionou a relevância de que as ações das universidades e da Rede tenham a participação das secretarias municipais e estaduais de ensino. “Sem essa interlocução, não conseguiremos ações de impacto na formação dos nossos professores. Atuando juntos, seremos capazes de obter as melhorias almejadas e que constam de nosso protocolo de intenções”, ela disse.
Déficit mundial de professores
O professor emérito da Universidade de Lisboa e titular da Cátedra Fundep/Ieat Magda Soares de Educação Básica, António Nóvoa, também participou da cerimônia. Nóvoa, que vai ministrar palestra no seminário Espaços comuns de formação de professores da Educação Básica nesta terça-feira, dia 28, a partir das 14h, afirmou que tem tomado conhecimento de diversos diagnósticos e análises sobre as dificuldades da profissão de docente. Ele destacou que há um déficit de 60 milhões de professores em todo o mundo, o que torna emergenciais as ações para o ensino.
“Vejo que há uma grande dificuldade em passarmos do diagnóstico para a ação, por meio de políticas públicas consistentes e de uma lógica de ação e de responsabilidade mais ativa. A formação de bons professores não vai resolver todos os problemas, mas é algo vital a ser considerado. Se não reforçarmos a capacidade de os professores formarem o futuro, não vamos encontrar as respostas para os problemas da educação pública”, disse.
A reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Girlene Alves da Silva, corroborou as palavras de Nóvoa ao reafirmar o papel das universidades públicas na transformação do país. “Essa transformação se dará via educação. Vamos trabalhar para que nenhuma criança fique fora da escola e para que os professores sejam comprometidos com a transformação do nosso país.”
Programação
Até sexta-feira, 31, haverá um conjunto de eventos no campus Pampulha com participação de representantes das instituições de ensino superior públicas mineiras, como uma reunião de planejamento das ações em 2025 e interações específicas com António Nóvoa.
Os dois momentos abertos ao público serão hoje e amanhã, às 14 horas, no auditório da Reitoria. O primeiro é o seminário de apresentação das políticas desenvolvidas nas universidades federais de Ouro Preto (Ufop), Juiz de Fora (UFJF), Minas Gerais (UFMG) e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), no Instituto Federal do Norte de Minas (IFNM), no Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) e na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O segundo é o seminário Espaços comuns de formação de professores da Educação Básica, com palestras de António Nóvoa e da professora Carmen Teresa Gabriel, coordenadora do Complexo de Formação de Professores da UFRJ.
Segunda-feira, 27/01
14h: Seminário de apresentação das políticas das Instituições de Educação Superior (IES) públicas mineiras: Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto Federal do Sul de Minas, Instituto Federal do Norte de Minas, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Estadual de Montes Claros, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Universidade Federal de Minas Gerais. O evento será no auditório da Reitoria, com intérprete de Libras (aberto ao público)
Terça-feira, 28/01
9h: reunião interna dos representantes das IES na Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica
14h: Seminário: Espaços comuns de formação de professores da Educação Básica com António Nóvoa, emérito da Universidade de Lisboa e titular da Cátedra Fundep Magda Soares de Educação Básica, e Carmen Teresa Gabriel, coordenadora do Complexo de Formação de Professores da UFRJ. Será no auditório da Reitoria, com intérprete de Libras, e aberto ao público. Inscrições para emissão de certificado em site específico.
Quarta-feira, 29/01
8h às 12h: reunião interna dos representantes das IES na Rede Mineira de Formação de Professores da Educação Básica
14h: interações específicas das IES mineiras com o professor Nóvoa
Quinta-feira, 30/01
10h às 12h: reunião com diretores e coordenadores de cursos de licenciatura e integrantes de NDEs para apresentar a proposta em construção da política de espaços comuns de formação de professores, no auditório da Reitoria.
Sexta-feira, 31/01
9h às 12h: reunião com secretarias de educação de Carmésia, Dores de Guanhães e Nova Lima. Participação de docentes e de António Nóvoa. O objetivo é que se abordem o contexto de cada rede e os projetos articulados em prol da construção do espaço comum.
14h: aula inaugural do Pibid, edição 2024-2026, ministrada pelo professor António Nóvoa no auditório Nobre do CAD 1.
Mais lidos
Semana
-
Processo seletivo Sisu solta resultado da chamada regular; UFMG vai divulgar sua lista de classificados dia 2
Registro acadêmico na Universidade deverá ser feito de 2 a 5 de fevereiro; prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera termina também no dia 2
-
Capacitação Está aberta a ‘temporada’ de inscrições nas pós-graduações da UFMG
Maioria das pós stricto e lato sensu abrem inscrições no início do ano; atualmente, há oportunidades em áreas como engenharias, arquitetura, ciências agrárias, ciências florestais...
-
Processo seletivo Resultado da chamada regular do Sisu UFMG já está disponível
Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da Universidade disponibiliza canais para esclarecimento de dúvidas
-
Processo seletivo Resultado da chamada regular do Sisu 2026 sai nesta quinta, 29
Candidatos devem manifestar interesse em participar das listas de espera até o dia 2, quando a UFMG também publicará sua lista de aprovados; registro acadêmico na Universidade será feito até o próximo dia 5
-
Programe-se UFMG aprova calendário escolar de 2026
Principais procedimentos e datas da rotina acadêmica estão estabelecidos em resolução do Cepe
Notícias por categoria
Coberturas especiais
-
Adeus, ano velho Rádio UFMG Educativa se despede de 2025 com programação especial
Produções inéditas vão ao ar nesta e na próxima semana; homenagem ao Clube da Esquina é um dos destaques
-
Amor e interpretação de texto “A vida não é câmara de eco, é dissonância”, diz Leonardo Sakamoto, em defesa da divergência
No ciclo UFMG Centenária, jornalista e cientista político abordou estratégias para construção do diálogo em sociedade; burrice, que ele associa ao menosprezo ao conhecimento e a quem o detém, deve ser combatida
-
Reparações Francia Márquez propõe ‘decolonizar o saber’ e reforçar protagonismo negro na produção do conhecimento
Vice-presidenta da Colômbia fez conferência na UFMG na qual defendeu a valorização das epistemes africanas e a transformação estrutural nas universidades para enfrentar o racismo e as desigualdades históricas
-
Ho-ho-ho! Papai Noel dos Correios visita campus Pampulha para incentivar adoção de cartinhas
Postos da tradicional campanha de apadrinhamento foram montados no ICEx e na Praça de Serviços
-
Laços fortalecidos Grupo Tordesilhas tem nova presidência e formaliza três adesões
No encerramento do 24º encontro, reitora Sandra Goulart transmitiu o cargo para a professora María Inmaculada González Pérez, da Universidade de La Laguna, da Espanha; UFMS, Unifesspa e Ufam passam a integrar a rede