UFMG passa a integrar Rede Global de Vírus
CT Terapias Avançadas e Inovadoras foi admitido em grupo que reúne instituições de 40 países em esforço para ampliar conhecimento sobre esses agentes, causadores das últimas pandemias
Por Luana Macieira
O CT Terapias Avançadas e Inovadoras da UFMG acaba de ser aceito como membro da Rede Global de Vírus, organização internacional dedicada à produção e ao compartilhamento do conhecimento sobre vírus que causam doenças em humanos.
A rede, que reúne 80 centros de 40 países, promove atividades de educação e treinamento, apoia as instituições integrantes na captação de recursos para pesquisas e monitora possíveis pandemias virais de interesse global.
O professor Mauro Teixeira, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG e coordenador do CT Terapias Avançadas e Inovadoras, vai conduzir a participação da Universidade na Rede. Ele conta que a inclusão é um reconhecimento do trabalho feito em Minas Gerais, uma vez que o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) e o Instituto Pasteur eram os únicos representantes da rede no país.
“Somos a primeira universidade brasileira a integrar a rede. Agora atuaremos junto a importantes atores globais no que se refere à produção de conhecimento sobre vírus. A UFMG já é um polo de estudos sobre vírus no país, então a entrada na Rede se deu de forma natural”, diz.
A Rede Global de Vírus foi criada em 2011 e atua com governos, instituições multilaterais, setor privado e organizações não governamentais. Teixeira destaca que a pandemia da covid-19 mostrou que este tipo de rede é essencial para o enfrentamento dos desafios globais.
Participação em comitês e formação
“Uma rede colaborativa como essa nos ajuda a responder, de forma mais rápida, aos desafios virais como as pandemias, por exemplo. Todas as pandemias dos últimos anos foram causadas por vírus, daí a necessidade de aumentar o conhecimento global sobre o assunto.”
O ingresso da UFMG na Rede se deu após o preenchimento de vários requisitos técnicos. Entre as atividades das quais a Universidade fará parte estão a participação em comitês e a atuação na formação de pesquisadores. Além do CT em Terapias Avançadas e Inovadoras da UFMG, também passou a figurar na rede o Laboratório de Medicina da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos.
Em pronunciamento no Portal da Rede, um dos pesquisadores responsáveis pela descoberta do vírus HVI, presidente e cofundador da Rede, Robert Gallo, afirmou que a expansão do grupo vai ao encontro da missão de unir virologistas do mundo todo para a busca de soluções frente às ameaças virais globais.
“As duas instituições que acabam de ingressar na Rede trazem conhecimento local, excelência científica e um forte comprometimento colaborativo. O ingresso delas fortalece a nossa capacidade científica coletiva e possibilita a infraestrutura global necessária para detectar, responder e prevenir pandemias globais.”
Mais lidos
Semana
-
'O que é o ser humano?' Livro resgata curso em que Foucault discute a questão antropológica e dá pistas da formação de seu pensamento
Obra, lançada no Brasil pelas editoras UFMG e Via Verita, é considerada um marco da trajetória intelectual de um dos maiores pensadores do século 20.
-
Aplicadores de provas Copeve cria banco de colaboradores para o Seriado UFMG e outros processos seletivos
Inscrições devem ser feitas por formulário eletrônico; aplicadores e ledores poderão atuar já no dia 14 de dezembro, quando ocorrerá a Etapa 1 da nova modalidade de ingresso
-
EXPANSÃO Comitiva da UFMG faz visita técnica às instalações do futuro campus de Betim
'Smart campus' deve abrigar bacharelados nas áreas de engenharia, tecnologia e saúde
-
Formação bilíngue UFMG aprova criação do curso de Secretariado Português/Chinês; oferta começa em 2027
Proposta da formação prevê que estudantes cursem o último semestre na Hust, universidade parceira sediada em Wuhan, na China
-
inteligência artificial na UFMG Documento propõe recomendações e alerta para os riscos do uso da IA nas atividades acadêmicas e de gestão
Responsabilidade humana sobre resultados e processos decisórios não deve ser substituída pela tecnologia
Notícias por categoria
Pesquisa e Inovação
-
Promoção ou relegação? Função social do ensino profissional é tema de livro da Editora UFMG
Obra será lançada gratuitamente durante simpósio franco-brasileiro, na IFRN, em Natal
-
Tecnologia de ponta Empresa residente no BH-TEC é a ‘deep tech’ do ano na América Latina
FabNs, startup nascida na UFMG, superou mais de 400 concorrentes; ela desenvolveu o nanoscópio óptico Porto, equipamento que gera a maior resolução espacial do Hemisfério Sul
-
Política industrial Estudo do Cedeplar mapeia cadeias produtivas estratégicas do Programa Nova Indústria Brasil
Produzido em parceria com a Cepal e o governo federal, documento indica as regiões mais promissoras
-
faculdade de medicina Pesquisa propõe escuta individualizada de jovens em transição de gênero
Defendida na pós-graduação em Promoção de Saúde e Prevenção da Violência, dissertação alerta para os riscos de diagnósticos excessivos e abordagens padronizadas
-
Cedeplar Face pesquisa comércio popular e apoia produtores em comercialização e divulgação
Coordenado pela professora Sibelle Diniz, grupo também ministra disciplinas na graduação e na pós; uma das frentes de trabalho é focada nas feiras e mercados da UFMG e da RMBH
Feed RSS
Receba atualizações das últimas notícias publicadas.