Voltar para o Início Ir para o rodapé

Geologia (Bacharelado)

Cidade: Belo Horizonte
Turno: Diurno
Área: Ciências Exatas e da Terra
Unidade Acadêmica: Instituto de Geociências (IGC)

SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS:
Na UFMG, a formação ampliada exige dedicação também para acompanhar as disciplinas de matemática, física e química e, em seguida, disciplinas específicas, como mineralogia, hidrogeologia, geoquímica e petrografia. Outro aspecto a se ressaltar é a interface dos conhecimentos da geologia com outras áreas, como engenharia, arquitetura e geografia.

DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG:
O curso de Geologia na UFMG possui marcante caráter prático. Mais de 50% das aulas são práticas, em laboratórios ou em trabalhos de campo – que começam logo no 1º período e seguem o curso todo. No caso das atividades de campo, os alunos visitam regiões com variedade de rochas, minérios ou estruturas com o objetivo de coletar dados e amostras, ou até mesmo realizar o mapeamento geológico da região.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG:
O geólogo possui importante papel na sociedade de hoje. Sua atuação profissional é essencial devido à crescente demanda por recursos naturais e o equilíbrio do meio ambiente. É um profissional com grande visão estratégica para lidar com a magnitude dos processos geológicos.

O profissional da geologia atua no equilíbrio entre o meio ambiente e a exploração dos recursos naturais,  o que requer visão estratégica para lidar com as variadas dimensões desse desafio. Para isso, a graduação permite ao aluno entender todo o processo de constituição  das rochas, da exploração de minérios e da recuperação das áreas exploradas.

DURAÇÃO:
10 semestres

FORMA DE INGRESSO:
A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e pelo processo seletivo de avaliação seriada. Mais informações em Sisu UFMG e Seriado UFMG.

CONTEÚDO RECOMENDADO:
Site oficial do curso de Geologia
Site do colegiado do curso de Geologia
Site do Instituto de Geociências
Vídeo sobre o prédio do Instituto de Geociências