Voltar para o Início Ir para o rodapé

Publicidade e Propaganda (Bacharelado)

Cidade: Belo Horizonte
Turno: Diurno
Área: Ciências Sociais Aplicadas
Unidade Acadêmica: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich)

SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS:
Nos períodos iniciais, o estudante tem contato com disciplinas introdutórias sobre comunicação, mídias, linguagem e cultura. Além das disciplinas de seu percurso, o aluno pode transitar pelas de outros cursos da área de Comunicação Social – Jornalismo e Relações Públicas – e outras áreas de conhecimento como a fotografia e o design gráfico.

DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG:
O curso é diurno. Para além das disciplinas técnicas profissionais, o curso de publicidade e propaganda da UFMG proporciona o entendimento da publicidade como um saber que produz transformações culturais, redefine identidades e formas de pertencimento. Portanto, tem entre seus objetivos apresentar ao aluno a responsabilidade social de se fazer comunicação na sociedade contemporânea.

ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG:
O curso de graduação em Publicidade e Propaganda tem o objetivo de formar profissionais com capacidade de criação, produção, distribuição, recepção e análise crítica referentes às mídias, às práticas profissionais e sociais relacionadas com estas, e as suas inserções culturais, políticas e econômicas; habilidade em refletir a variedade e mutabilidade de demandas sociais e profissionais na área, adequando-se à complexidade do mundo contemporâneo; compreensão da dinâmica das diversas modalidades comunicacionais e das suas relações com os processos sociais que as originam e que destas decorrem; competência para o planejamento, criação, produção, difusão e gestão da comunicação publicitária, de ações promocionais e de incentivo, eventos e patrocínio, atividades de marketing, venda pessoal, design de embalagens e de identidade corporativa, e de assessoria.

DURAÇÃO:
8 semestres

FORMA DE INGRESSO:
A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e pelo processo seletivo de avaliação seriada. Mais informações em Sisu UFMG e Seriado UFMG.

CONTEÚDO RECOMENDADO:
Site oficial do curso de Publicidade e Propaganda
Site do colegiado de Publicidade e Propaganda
Site da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Vídeo sobre a história da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Vídeo sobre o prédio da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas