Vencedora do Prêmio Jabuti fala sobre intolerância religiosa e processos criativos em palestra na Faculdade de Direito
A historiadora e escritora Micheliny Verunschk estará na Faculdade de Direito no próximo dia 26, às 11h, para ministrar a palestra Caminhando com os mortos: intolerância religiosa e processo criativo. A atividade, que terá lugar no Salão Nobre da unidade, é promovida pelo Sapientia, grupo de pesquisa em direito e literatura, com apoio da Academia Mineira de Letras (AML) e patrocínio da OAB-MG.
O evento é destinado à comunidade acadêmica da UFMG, sobretudo das Faculdades de Letras (Fale), de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) e de Direito. Para controle de vagas, os interessados devem fazer inscrição gratuita na plataforma Sympla.
Fundamentalismo
Além de escritora e historiadora, Micheliny Verunschk é mestra em literatura e crítica literária e doutora em comunicação e semiótica. A intolerância religiosa é o tema de Caminhando com os mortos, obra publicada pela editora Caminho das Letras, que recebeu o Prêmio Oceanos de literatura em língua portuguesa em 2024. O livro trata das consequências do fundamentalismo religioso, abordando questões como preconceito, violência e misoginia. Esse é o segundo volume da Tetralogia do mato – o primeiro é O som do rugido da onça, que valeu à autora o Prêmio Jabuti em 2023 na categoria romance literário. Trata-se de biografia ficcional de uma menina indígena levada para a Europa como uma “curiosidade” pela expedição de Von Martius no século 19.
Micheliny também escreveu Nossa Teresa: vida e morte de uma santa suicida (Patuá, 2014), vencedor do prêmio São Paulo de Literatura, e lançou, em junho deste ano, Depois do trovão, terceiro volume da tetralogia, também publicado pela Companhia das Letras. A obra investiga a formação do Brasil tomando a violência como gênese.
26 de setembro, 11h
Acesse o link: https://www.sympla.com.br/evento/caminhando-com-os-mortos-intolerancia-religiosa-e-processo-criativo/3110613
Evento gratuito
Avenida João Pinheiro, 100 – Centro, Belo Horizonte