Bocados de Gentileza25/fev

Que tal mudar um pouco o seu cotidiano? O que você acha de tornar o ambiente ao seu redor um pouco melhor? A UFMG convida você a se engajar na campanha Bocados de Gentileza. Essa campanha busca promover uma mudança de atitude entre os membros da comunidade universitária, ressaltando a contribuição das pessoas para uma boa convivência nos campi. Em uma primeira fase iremos abordar problemas relativos a trânsito, lixo e conservação das áreas verdes. Ao longo de todo o ano iremos tratar de vários assuntos e temáticas de interesse da comunidade universitária e da sociedade como um todo. A idéia é trocar experiências, incentivar pequenos gestos que tornem nosso cotidiano melhor, e propagar boas idéias. Participe!
A GENTILEZA ATRAI, ENCANTA E CONTAGIA AS PESSOAS!

Comentários

  1. toplace.com disse:

    toplace.com…

    Bocados de Gentileza « Bocados de Gentileza…

  2. [...] Gabriel Marques Fonseca, com o tema “O stress nosso de cada dia”, dentro da campanha Bocados de Gentileza. A apresentação também será no dia 27, mais cedo, às 10h, no auditório da Reitoria, no campus [...]

  3. Eloiza Lagaris disse:

    Temos que espalhar esta idéia! Pequenas gentilezas como: “jogar o lixo no lixo”, “andar com o carro na velocidade adequada dentro do campi”, “tratar bem as pessoas ao telefone ou pessoamente”, dentre outras atitudes, poderão proporcionar mais qualidade de vida a todos. Infelizmente, o ser humano anda numa correria e num “stress” absurdos, que acabam se esquecendo o que é ser gentil. Parabéns pela iniciativa de criação da campanha.

  4. Alessandra disse:

    É claro que nada é perfeito, a gente é educado e sem educação, acertamos e erramos. Mas ter uma discussão sobre a Gentileza é importante sim, vale tentar melhorar a relação entre as pessoas, refletir sobre como tratamos os outros e sobre como somos tratados…

    Ser gentil pode significar também lutar pelos seus direitos e cumprir seus deveres.

    Na facul, será bom:

    ver pessoas furando fila, muitas vezes dando dinheiro para os amigos que estão na sua frente?

    fazer um trabalho em grupo, onde metade faz e metade só coloca o nome no trabalho?

    chegar pontualmente para as aulas e ter que aguentar conversa paralela na sala de aula do primeiro ao último horários só porque há colegas desinteressados que não querem perder a disciplina por causa das faltas?

    não ter a sua opinião respeitada?

    ler um texto enorme, chegar na sala de aula e ter que ouvir “eu acho isso, eu acho aquilo” daquele colega que nunca lê nada mas que quer seu diploma lá no final do curso?

    ser discriminado por sua orientação sexual, religião, idade, classe social ou por qualquer outra característica sua?

    ter professores que fingem que dão aula enquanto você entrou para a universidade para se profissionalizar, investe seu tempo e seu dinheiro nos estudos (se é que você tem grana para desperdiçar, porque a maioria dos estudantes não tem)?

  5. Marli disse:

    Gentileza não deveria precisar de incentivo…
    Deveria ser algo natural.
    Se estão incentivando é porque está faltando… então…
    Quanto às vagas está mesmo um caos.
    Dobrou a quantidade de alunos… muitos estão comprando seus carrinhos, mas não estamos tendo onde parar. Estacionamento não sobra vaga e até na Mendes Pimentel com a orientação de não parar em dias de chuva, estamos disputando vaga a tapa (ou quase).
    E quanto a parar no Mineirão e fazer uma caminhada seria ótimo, mas isso é só para alguns que não tem outros compromissos a cumprir durante o dia….
    E aí? Teremos ou não ter mais vagas?
    Marli

  6. Maria Flor(Escola de Veterinaria) disse:

    Bocados de Gentileza isto e tudo bom.

  7. Maria Florencio disse:

    Bocados de gentileza que iniciativa maravilhosa.

  8. Natália disse:

    Tem gente a toa na UFMG! E pior, usando dinheiro público pra fazer esse cirquinho aqui. Ai que lindo! Como a gente é ótimo! Como somos saltitantes felizes e tudo é perfeito!
    Vai trabalhar gente, pelo amor de deus e das pessoas que precisam de vocês! Façam um blog, gente, é o site da universidade. E espero que vcs estejam fazendo isso fim de semana.
    Gentileza é dar conta com competência das suas tarefas públicas! Lembrem-se que estamos numa universidade federal! E vcs tão falando de fim de sacolinhas plásticas e outras coisas perfeitamente discutíveis em outros fóruns, como o facebook de um amigo. Percebam a diferença. Gentileza seria ter atendimento de transporte coletivo a mais pontos de BH e região, seria o serviço público dar conta de te levar com a capacidade para a qual o ônibus foi projetado e não o dobro de alunos lá dentro. Seria vc não ser submetida a processos seletivos morosos e que não te garantem bolsa. Seria vc participar de um evento da universidade organizado e que ele aconteça conforme o planejado. Dentre outras coisas acadêmicas de relevância e que exigem gentileza. Ah! Tem a overdose de bolsas capes/reuni pra alunos da pós graduação darem aula. Sem contar que abrem edital fazem a seleção e cancelam!!! Isso é gentileza pra vcs?

    • Joao disse:

      Gentileza seria você calar sua boa, Natalia.

    • Ana disse:

      Natália,
      Quando eu vejo respostas como a sua é que sinto o tanto que é importante sermos gentis. Acho que você não sabe bem o que seja isso e que a Universidade deve cultivar valores universais, como a gentileza, por exemplo. Quanto à sua bolsa, tomara que você não a consiga pois será um péssimo exemplo de convivência e civilidade para os alunos da graduação.

      • Natália disse:

        Ser gentil é uma coisa que não se discute ou se tenta ensinar. Gentileza é o mínimo no comportamento em sociedade. Achei que a universidade era um lugar pra ser, fazer e pensar mais do que superficialmente. Mas que a festa continue! Sejamos gentis, então. Agora que tem uma campanha, a oportunidade de ser gentil chegou! Iê!

    • Ana disse:

      Você sempre foi grosseira assim ou a vida lhe ensinou? E sua visão de univerdade é tacanha. Suspeito que você simplesmente seja alguém de fora que entrou nesse programa para, como fazem alguns adolescentes e jovens, entrarem para desacreditar. Olha, gentileza se ensina e se cultiva. Mas, nada disso você deve entender.
      Por falar nisso, para não estabelecer um diálogo com quem só entende de grosseria e utiliza expressões tão ridículas, eu encerro aqui qualquer “conversa” com você e termino parabenizando os idealizadores dessa iniciativa e dizendo a eles para não se intimidarem com comentários de pessoas que só ouviram falar em gentileza aqui, nesse site.

      • Joao disse:

        Natália,
        quando seu filhinho estiver numa escola particular, faça-me o favor de não ser hipócrita o bastante para orgulhar-se de projetos e professores dos quais ele estará rodeado, todos empenhados para que ele seja, faça e pense.

  9. Wilson disse:

    Gentileza? Na Engenharia, 50% das vagas sao para professores, e eles ocupam 5% dessas. Enquanto os alunos abarrotam a pequena parte a eles destinada.
    Isso definitivamente não é gentileza

    • Pedro disse:

      Não é bem asssim não meu camarada, sou estudante de engenharia também e realmente logo pela manha, as 7e30 as vagas dos professores estão bem vazias mas logo depois das 10hrs elas já ficam bem cheias e continuam assim até o final da tarde!! Oque você acharia de um professor seu chegar atrasado porque não arrumou vaga e teve q parar longe?! Provavelmente ia achar que a UFMG é despreparada e deveria reservar vagas pros professores né! E nós estamos falando de professores de 11 engenharias né!!Passar bem!

      • Willson disse:

        Que estranho! Um professor chegar depois das 10h! Pra dar aula que não é rsrsrs

    • Márcio disse:

      Também sou aluno de Engenharia e acho que professores e funcionários devem, sim, ter estacionamento reservado. Wilson, você sabia que a UFMG, há mais de um ano, disponibilizou estacionamento com segurança no Mineirão? (ao lado do prédio da Farmácia) Que tal acordar cinco minutos mais cedo, estacionar lá e fazer uma saudável caminhada pelo campus? =) Ou ainda, seja mais gentil com o meio ambiente e deixe o carro em casa! ;)

      • Victor disse:

        Apenas para esclarecer, o estacionamento do mineirão com segurança só foi disponibilizado pois o antigo estacionamento dos alunos do ICB deu espaço a um novo pavilhão de aulas do mesmo prédio. E que caminhada essa seria! Sou aluno da engenharia e concordo que, a rigor, professores e alunos realmente devem ter espaços reservados para cada um, até mesmo por estudarmos no bloco 3 e todos os gabinetes ficarem nos blocos 1 e 2. Mas também acho que a divisão do estacionamento foi “gentilmente” inadequada. 50% para cada grupo foi de um simplismo brutal, que decididamente não reflete a necessidade dos usuários do estacionamento que, ao fim e ao cabo, são majoritariamente estudantes. O que tenho visto realmente é um estacionamento de alunos insanamente lotado, inclusive com pessoas paradas em locais irregulares dificultando a circulação, ao mesmo passo em que o estacionamento dos professores está com vagas vazias. Não digo deserto, claro, mas é evidente que nem se compara ao dos alunos. Concordo com o Wilson ao pensar que isso não é um bocado (na verdade, passou bem longe disso) de gentileza, e sim um imenso desacerto. Na minha opinião, além de prejudicar os alunos, é fortalecida a imagem de que docentes são deuses todo-poderosos enquanto dicentes são insignificantes mortais com suas vaguinhas abarrotadas e em menor número. Na verdade, fica parecendo que somos, ainda por cima, animais selvagens, posto que os estacionamentos são separados por correntes e seguranças. Fica aí a dúvida de por que não usaram arame farpado, ou um muro de concreto…

  10. Transito UFMG disse:

    Olá, parabéns pela iniciativa.

    Também estamos colaborando para o bem estar no campus.

    Se possível dêem uma olhada.

    • Bocados de Gentileza disse:

      Olá,

      achamos muito bacana a iniciativa de vocês em criar um blog para mostrar o que anda acontecendo no campus. Acho que espalhar a ideia, mostrar os absurdos que vivenciamos todos os dias, também faz parte desse processo de aprendizagem. Em um outro post vamos divulgar o link do blog de vocês.

      Abraço.

  11. Gustavo (FALE) disse:

    É sempre maravilhosa qualquer iniciativa que tente melhorar o convívio entre as pessoas. Vejo que, nesse início, a campanha tem sido feita com muito bom humor e com muito bom gosto. Espero que se mantenha assim até o final!

    Parabéns a todos envolvidos! Ótima iniciativa! =]

  12. Maria Valdirene Martins disse:

    Olás. Sou Valdirene, assessora de comunicação do HC/UFMG e gostaria de saber como o Hospital das Clínicas pode participar da campanha. Gostaríamos que as ações fossem estendidas também para o Hospital, já que é aqui, a Unidade da UFMG que concentra o maior número de funcionários (4 mil), sem falarmos do número de pessoas que transitam diariamente nos oito prédios.

    • Bocados de Gentileza disse:

      Valdirene vamos realizar uma ação promocional no campus Medicina na próxima sexta-feira, dia 08/04 (11h às 14h) e nela vamos distribuir algumas peças de divulgação da campanha. Alguma iniciativa mais específica a ser realizada no HC penso que poderia ser discutida em um encontro. Caso tenha interesse entre em contato com a gente via diretoria do Cedecom ou mesmo via Pró-reitoria de Administração (Reitoria). Abraço!

  13. Verônica disse:

    Gentileza é tudo!

    Mas, como faço para conseguir uma blusa da campanha? Ela muito bonita!

    Também quero vestir essa camisa!

    • Bocados de Gentileza disse:

      Olá Verônica, que bom saber que gostou da campanha. Em relação à camiseta iremos distribuí-las em ações promocionais por isso fique de olho em nossa programação. Para começar hoje (06/04) teremos sorteio durante a apresentação musical que faz parte do projeto Quarta Doze e Trinta, na Praça de Serviços. Então quem sabe você é pé quente e já fatura a sua hein?

  14. Ana Carolina (Cedeplar/FACE) disse:

    Excelente iniciativa.

Deixe um comentário





*