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Nº 1513 - Ano 32
15.12.2005

Curt Lange ganha novo espaço na UFMG

Ana Rita Araújo

acervo do musicólogo teuto-uruguaio Francisco Curt Lange (1903-1997) acaba de ganhar nova sala, no prédio da Biblioteca Universitária. Inaugurado no último dia 12, o espaço, três vezes maior que o antigo, tem mobiliário técnico adequado para o trabalho de pesquisadores e exposição pública permanente.
Reprodução

Curt Lange escreveu cerca de 58 mil cartas

Além do descerramento de placa em homenagem a Curt Lange, foi lançado um guia do acervo, com informações básicas sobre os documentos que o constituem, o regulamento de acesso e os serviços disponíveis. Publicado pela Editora UFMG, a publicação, em edição trilíngüe (português, espanhol e inglês), é ricamente ilustrada e tem tiragem de cinco mil exemplares – três mil dos quais serão distribuídos a instituições ligadas ao ensino e pesquisa de música em toda a América Latina. “Essa difusão é importante para dar mais acessibilidade ao acervo, e certamente dará maior visibilidade para a UFMG, assim como contribuirá para a produção de conhecimento nas áreas afins”, diz o coordenador do projeto, pesquisador André Guerra Cotta.

A adequação do novo espaço, a publicação do Guia e a conclusão da nova página eletrônica do Acervo Curt Lange – UFMG (www.bu.ufmg.br/clange) são financiadas pela Petrobras.

O acervo
O Acervo Curt Lange – UFMG é composto de discos, fotografias, milhares de documentos em papel, como anotações, rascunhos, partituras e correspondências. “É impressionante o volume da correspondência de Curt Lange e a quantidade e qualidade de seus interlocutores”, sublinha o pesquisador. Entre eles, Heitor Villa-Lobos, Mário de Andrade e Carlos Drummond de Andrade. Lange escreveu cerca de 58 mil cartas, das quais 57,9 mil estão em base de dados disponível no acervo.

A maior parte da correspondência é de natureza profissional, mas há também cartas pessoais. No conjunto, destacam-se missivas que Lange trocou com as principais personalidades da cena musical de seu tempo. Uma parte significativa da história da música do século XX e da história da própria musicologia, campo de pesquisa sobre o qual ele se debruçou, está nesse acervo.