Busca no site da UFMG

Nº 1606 - Ano 34
22.04.2008

Aconte

Pinhole no parque

O Núcleo Imagem Latente, formado por educadores da Escola de Belas-Artes da UFMG e da Escola Guignard, realiza, em 27 de abril, a oficina Fotografia no Parque, em laboratório que será montado no coreto do Parque Municipal de Belo Horizonte. A atividade permitirá aos participantes conhecer e utilizar técnicas de fotografia em pinhole, câmera de orifício que pode ser construída artesanalmente.
Serão oferecidas oficinas das 9h30 às 16h30. Cada uma delas, com duração de 1h30, oferecerá 15 vagas. A promoção integra o projeto Ponto de Leitura, da PBH. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail nucleoimagemlatente@gmail.com.

 

Plantão psicológico

O Serviço de Plantão Psicológico dirigido a alunos, funcionários, professores e prestadores de serviço da UFMG reiniciou suas atividades. Oferecido pelo departamento de Psicologia da Fafich, o atendimento ocorre das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Os interessados devem realizar pagamento de taxa de manutenção de R$1, e, de acordo com os organizadores, não é necessário agendar consultas. Os atendimentos são realizados por estagiários do curso de Psicologia e supervisionados pelo professor Miguel Mahfoud, coordenador do serviço. Interessados devem procurar a secretaria, na sala 2062 da Fafich, no campus Pampulha da UFMG.

Música no campus

Leo Minax e Tita Parra são as atrações desta semana nos projetos Quarta Doze e Trinta e Uma Tarde no Campus, na Pampulha. Ambos acontecem no auditório da Reitoria, com entrada franca.
Minax, mineiro radicado na Europa há mais de 20 anos, parceiro de nomes com Arnaldo Antunes e Paulinho Moska, faz o show Aulanalua, na quarta 23, ao meio-dia e meia. Com voz de timbre singular e concepção sonora contemporânea e sofisticada, Minax reúne elementos do rock ao pop, expressando influências de Toninho Horta, Tom Jobim e Milton Nascimento, entre outros.

A cantora, compositora e instrumentista chilena Tita Parra, herdeira artística de sua avó, Violeta Parra, ícone da música no continente, apresenta na quinta, 24, às 17h30, canções de característica autoral e um estilo de interpretação marcadamente latino-americano. Seus discos fundem folclore, jazz e bossa nova, temperados por muita experimentação.

Os projetos são promovidos pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) e pela Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC). Uma Tarde no Campus tem patrocínio da Nossacoop – A Nossa Cooperativa de Crédito.


Portaria estabelece regras para relacionamento
entre universidades e fundações

As novas regras determinadas pelo governo para regular as relações entre fundações de apoio e universidades federais não afetam, na prática, a UFMG. Procedimentos previstos agora pela lei já são rotina no relacionamento da Universidade com a Fundep, Fundação Cristiano Otoni, Fundação Ipead e Fundação de Estudos e Pesquisas em Medicina Veterinária. A portaria, destinada a evitar problemas como os que levaram ao recente afastamento do ex-reitor da UnB, Timothy Mulholland, foi assinada em 14 de abril pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. A publicação no Diário Oficial da União ocorreu no dia seguinte.

De acordo com as novas regras, o estatuto e as contas das fundações de apoio devem ser aprovados pelo conselho superior das universidades às quais estão vinculadas; pelo menos um terço do conselho deliberativo das fundações deve ser indicado pelo conselho superior universitário; dois terços de professores da universidade devem estar envolvidos nos projetos de pesquisa financiados pelas fundações; e as transferências de recursos das fundações para a universidade serão feitas em espécie, incorporadas à receita própria da instituição e sujeitas às regras de licitação estabelecidas pela Lei 8.666, de 21 de junho de 1993.

Segundo José Nagib Cotrim Árabe, pró-reitor de Planejamento, a parcela destinada à UFMG de cada projeto é incorporada aos recursos próprios há vários anos. Ele lembra também que o Conselho Deliberativo da Fundep tem 100% de sua composição indicada pelo Conselho Universitário. Para ele, a portaria não fere a autonomia das universidades. “Pelo contrário. A medida possibilita maior controle das instituições sobre as fundações de apoio”, afirma o pró-reitor.

Tecnologia em bambu

Estão abertas no site www.fundep.ufmg.br, até o dia 4 de maio, as matrículas para o curso Tecnologia em bambu – plantio, manejo, colheita, propagação, tratamentos e processamento básico, oferecido pelo Colégio Técnico da UFMG. O objetivo é mostrar a potencialidade sustentável do bambu em diferentes aspectos, capacitando comunidades para geração de renda por meio de desenvolvimento e processamento de produtos. Podem participar pessoas da comunidade com mais de 18 anos que tenham interesse na técnica de processamento básico e avançado da matéria-prima bambu. As aulas acontecem de 5 de maio a 4 de junho, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h, no campus Pampulha. Mais informações pelo telefone (31) 3409-4220.

Dengue

Na legenda da foto que ilustra a reportagem A um passo da cura, publicada na última edição impressa do BOLETIM, o nome da professora Lirlândia de Souza, do Coltec, foi grafado erradamente como Zirlândia.