|
|
|||
|
||||
Nº 1693 - Ano 36
3.5.2010
Reunir escritores mineiros de várias épocas e estilos em uma única publicação que sirva de referência para quem busca informações sobre autores e obras literárias do estado. Com esse objetivo, a professora Constância Lima Duarte, da Faculdade de Letras da UFMG, organizou o Dicionário biobibliográfico de escritores mineiros, lançado no dia 27 de abril.
O livro, publicado pela Editora Autêntica, traz 450 verbetes com síntese biográfica dos autores e a relação de suas obras. O levantamento dos nomes – há autores desde o século 18 – foi realizado por meio de investigação sistemática em dicionários, antologias, enciclopédias, sites e histórias da literatura. O trabalho começou em 2006, com os alunos da disciplina Estudo de Escritores Mineiros, a cargo de Constância Duarte. E ela própria, com ajuda de alunos bolsistas de iniciação científica, continuou atualizando os verbetes ao longo dos últimos anos.
O Dicionário biobibliográfico de escritores mineiros tem 376 páginas e custa R$ 54. A publicação pode ser adquirida pelo site www.autenticaeditora.com.br e pelo telefone 0800 2831322.
Yuan Tseh Lee, ganhador do Prêmio Nobel de Química em 1986, fará palestra nesta segunda-feira, 3 de maio, a partir de 9h, no auditório da Reitoria, campus Pampulha. Lee vem ao Brasil participar também de atividades programadas pela Academia Brasileira de Ciências. Na UFMG, ele abordará o tema Dinâmica de reações químicas e processos fotoquímicos. Nascido em Taiwan, o pesquisador precisou aguardar o fim da Segunda Guerra Mundial para retornar às aulas, no terceiro ano do ensino fundamental. Ainda em seu país, realizou estudos de graduação e mestrado. Em 1962, mudou-se para os Estados Unidos, tendo atuado durante 32 anos na Universidade da Califórnia, em Berkeley, e em Chicago.
Retornou a Taiwan em 1994, passando a coordenar a academia nacional de pesquisa mais importante do país, e que abriga pelo menos 30 institutos nas áreas de ciências humanas, sociais, físicas e biológicas. Suas principais contribuições à pesquisa estão ligadas à resolução de problemas associados à dinâmica das reações químicas, aos processos fotoquímicos e à espectroscopia molecular. A palestra na UFMG é aberta ao público. Saiba mais sobre o cientista no site nobelprize.org/nobel_prizes/chemistry/laureates/1986/lee-bio.html.
Estudantes da UFMG poderão inscrever- se, entre 19 e 21 de maio, para participação no Minas Mundi – Programa de Intercâmbio Internacional para Graduação. A iniciativa oferece cursos na Argentina, Colômbia, Peru, Estados Unidos, Israel, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Polônia, Portugal e Suíça.
Os alunos selecionados estarão isentos do pagamento das taxas escolares nas instituições estrangeiras, mas deverão arcar com os custos de hospedagem, alimentação, transporte e seguro-saúde. Os candidatos classificados socioeconomicamente pela Fump nos níveis I, II ou III e que forem aprovados poderão concorrer ao Fundo de Apoio ao Intercâmbio Internacional.
Entre outros pré-requisitos, os candidatos deverão ter rendimento médio igual ou superior a 3, considerando todos os semestres cursados até o final de 2009; comprovar proficiência na língua da instituição anfitriã e ter cursado pelo menos dois semestres.
As inscrições deverão ser feitas nos colegiados de graduação dos cursos. O formulário pode ser obtido nas secretarias dos colegiados e na página da Diretoria de Relações Internacionais, onde estão disponíveis outras informações e a íntegra do edital.
O cantor e compositor Nino Aráss, oriundo do Vale do Jequitinhonha, é atração desta semana do Quarta Doze e Trinta. No show Agraciado, que acontece na Praça de Serviços no dia 5, às 12h30, ele interpreta canções de sua autoria e de artistas como Lenine, Chico César, Milton Nascimento e Pereira da Viola.
O show integra a programação da 11ª Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha, que está sendo realizada na UFMG durante esta semana. O Quarta Doze e Trinta é promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC) e Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC).
Entre os dias 15 e 22 de maio, acontece a V Semana do Empreendedorismo Farmacêutico (Sefarm) na Faculdade de Farmácia da UFMG. O evento abordará temas relacionados a gestão, atendimento e capacitação na área, por meio de cursos sobre vigilância sanitária, marketing pessoal, perícia criminal, biotecnologia e gestão de laboratórios clínicos e de drogarias. Também serão oferecidas palestras e oficinas com profissionais da área e membros da Farmácia Jr. Consultoria UFMG, empresa júnior responsável pela organização da Sefarm.
As inscrições podem ser feitas até o dia 14 de maio, na sala 3064 da Faculdade de Farmácia. Para se inscrever por e-mail, é preciso enviar o comprovante de pagamento e outros dados para o correio vsefarm@gmail.com. O valor de cada curso é R$50, com descontos para membros do Movimento Empresa Júnior e alunos assistidos pela Fump. Outras informações pelo telefone 3409-6837 e pelo site www.vsefarm.blogspot.com.