|
|
|||
|
||||
Nº 1938 - Ano 42
02.05.2016
Exposição de bordados que aludem a bacias hidrográficas de Minas Gerais pode ser visitada, até 31 de maio, das 8h às 17h, no saguão da Reitoria. Resultado de parceria da UFMG e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), a mostra reúne peças confeccionadas por mais de 70 funcionários da empresa – organizados em grupos que representam bacias mineiras – em oficina coordenada pelo Grupo Matizes Dumont.
A atividade gerou 13 painéis bordados que chamam atenção para a questão da água e da cultura. A exposição Povo d’água: Memória do vivido integra o evento Um retorno às fontes: diálogo inter-religioso e ecologia.
Atividades relacionadas a ações afirmativas e projetos acadêmicos desenvolvidos por estudantes de graduação podem concorrer a apoio financeiro em duas chamadas da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). As propostas devem ser submetidas até as 23h59 do dia 16 de maio, exclusivamente pelos endereços eletrônicos sadm@prae.ufmg.br e chamadaspraeufmg@gmail.com.
As propostas de atividades de ação afirmativa financiáveis na chamada podem incluir campanhas de difusão cultural, ciclos de estudos, exposições, mesas-redondas, simpósios e similares, realizadas obrigatoriamente no âmbito da Universidade. Os projetos acadêmicos podem ser estruturados em forma de produção técnica, artística e cultural, articulados a estudos e pesquisas em unidades da UFMG, em todas as áreas do conhecimento, além de recomendados por docentes, com anuência da diretoria da unidade acadêmica. Nos dois casos, serão contempladas dez propostas que receberão aporte de até R$ 2 mil, para serem executadas no ano letivo de 2016.
Os editais podem sem consultados na internet: Ações afirmativas e Projetos acadêmicos.
As pró-reitorias de Extensão (Proex) e de Graduação (Prograd) lançaram edital de fomento a iniciativas de Formação em Extensão Universitária, no âmbito da UFMG. As inscrições de propostas podem ser feitas até as16h do dia 20 de maio, pelo e-mail dife@proex.ufmg.com.br. Trata-se de iniciativa inédita, dirigida a colegiados de cursos de graduação, colegiados especiais ou estruturas equivalentes, que estimula a apresentação de propostas para ampliar a inserção da formação em extensão universitária nos currículos de graduação.
Essa modalidade só poderá ser ofertada no âmbito de um projeto de extensão. O aluno deverá se matricular em um grupo de atividades, e essa matrícula estará vinculada a uma carga horária com programa, metodologia e avaliação das atividades, algo semelhante ao que ocorre na graduação. As propostas devem ser desenvolvidas preferencialmente em comunidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), de forma a melhorar seus indicadores sociais.
Estão abertas, até 18 de maio, inscrições para a seleção de propostas de apresentações culturais para compor a programação do 48º Festival de Inverno da UFMG, que será realizado em julho. As atividades poderão ser realizadas no campus Pampulha ou em praças, parques e outros espaços da Universidade e de Belo Horizonte.
As seis propostas selecionadas deverão ter, no mínimo, 40 minutos de duração e estar em sintonia com o tema Territórios culturais de trânsito. Podem ser inscritos, pelo e-mail eventos@dac.ufmg.br, espetáculos nos formatos de teatro, dança, circo, performance, música, arte multimídia e práticas da tradição. O edital pode ser consultado neste documento.
Estão abertas, pela internet, as inscrições para o 2º Congresso de Inovação e Metodologias de Ensino, que será realizado de 13 a 15 de outubro, no campus Pampulha. O estudante como agente de mudanças é o tema do evento, organizado pela Diretoria de Inovação e Metodologias de Ensino (GIZ), vinculada à Pró-reitoria de Graduação.
Professores universitários, estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos administrativos em educação e interessados no assunto podem submeter trabalhos, até 30 de junho, pelo site do evento. Mais informações podem ser obtidas no mesmo site ou pelos telefones (31) 3409-6451 e 3409-6450.
Foi inaugurado, no último dia 19, no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), o Centro de Tecnologia de Vacinas e Diagnóstico (CT Vacinas), que integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Vacinas, rede de pesquisa coordenada pela UFMG.
O professor Ricardo Tostes Gazzinelli, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) e um dos coordenadores, afirmou que o centro é resultado de luta empreendida durante alguns anos, com o suporte de vários parceiros. "O CT Vacinas foi idealizado para ser uma ponte entre a pesquisa básica, desenvolvida na Universidade, e a sociedade, por meio da criação de vacinas para uso humano e animal. Chegamos ao fim da primeira fase, de desenvolvimento do centro, e agora iniciamos a fase 2, de consolidação desse trabalho." O centro é financiado pela UFMG, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).