Busca no site da UFMG

Nº 1955 - Ano 42
05.09.2016

acontece

vagas para estudantes indígenas

O Conselho Universitário aprovou, por unanimidade, no último dia 30, a oferta permanente do Programa de Vagas Suplementares para Estudantes Indígenas, criado em caráter experimental em 2009. A decisão abre caminho para a institucionalização do programa.

A proposta vinha sendo examinada pelas instâncias superiores da UFMG desde o fim de 2014, quando a Comissão de Acompanhamento de Estudantes Indígenas, vinculada à Pró-reitoria de Graduação, concluiu uma avaliação do programa. A análise foi submetida à apreciação da Câmara de Graduação, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e, por último, do Conselho Universitário.

O projeto piloto possibilitou, no período de 2010 a 2013, o ingresso de 46 alunos indígenas nos cursos de Enfermagem, Medicina, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Agronomia e Odontologia, por meio de processo seletivo especial. Os estudantes beneficiados pelo programa são oriundos de várias etnias, como pataxós, xakriabás, kaxixós, tupiniquins e terenas.

Com a aprovação do programa em caráter permanente, a expectativa é de que aumente o número de cursos com vagas destinadas a estudantes de comunidades indígenas. Quatro colegiados já manifestaram interesse em aderir à iniciativa: Administração, Antropologia, Direito e Turismo.

semana do conhecimento

Com a temática Cultivar vidas: ciência e sociedade, que propõe reflexões sobre a diversidade do conhecimento produzido e compartilhado pela Universidade em diálogo com os outros setores da sociedade, a UFMG vai realizar, de 17 a 21 de outubro, nos campi Pampulha, Saúde e Montes Claros, a Semana do Conhecimento. As inscrições devem ser feitas até 23 de setembro, pela internet.

Realizado anualmente, o evento conta com participação de docentes, estudantes, servidores técnicos e administrativos em educação e da comunidade externa. Durante a Semana, estudantes de graduação, de pós-graduação e servidores apresentarão mais de três mil trabalhos vinculados ao ensino, à pesquisa e à extensão.

A Semana inclui seminários, palestras, mesas-redondas, premiação de trabalhos acadêmicos e programação cultural diversificada.

eleições municipais

Um mosaico dos fatores que influenciam o voto nos municípios brasileiros é apresentado no livro A lógica das eleições municipais, organizado pelo cientista político Antonio Lavareda, especialista em comportamento eleitoral, e pela professora Helcimara Telles, do Departamento de Ciência Política da Fafich. A obra foi lançada no último dia 30, durante o Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), em Belo Horizonte.

Publicado pela Editora FGV, o livro é organizado em 13 capítulos assinados por 34 pesquisadores acadêmicos e do mercado. Neles, os autores buscam desvendar o sem-número de aspectos que norteiam as campanhas municipais e direcionam o voto em ambientes de enorme heterogeneidade socioeconômica.

As análises, que se concentram nas eleições municipais de 2012, abordam temas como fragmentação das eleições locais e emergência de novas forças políticas, o papel das câmaras municipais, petismo e antipetismo em São Paulo e a repercussão das campanhas pela internet.

A lógica das eleições municipais está à venda por R$ 63 no site.

bioinformática

Estão abertas as inscrições para o X-Meeting 2016, congresso internacional organizado pela Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C), que será realizado no campus Pampulha de 16 a 18 de novembro. Pesquisadores e orientadores associados da AB3C podem indicar nomes de palestrantes para a seção Jovem Bioinformata (Young Scientist Highlight), e sugestões de temas para as oficinas, direcionadas à comunidade, também podem ser feitas na página do evento.

Maior evento científico da área realizado no Brasil, o X-Meeting é presidido pela professora Glória Franco, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB e presidente da AB3C.

nanobiotecnologia

Trabalhos nas áreas de nanobiomedicina, nanotoxicologia e nanomateriais podem ser inscritos, até 15 de outubro, para apresentação no 1º Simpósio Nacional de Nanobiotecnologia e no 2º Workshop de Nanobiotecnologia da UFMG – Avanços & Aplicações, que serão realizados no campus Pampulha, nos dias 1º e 2 de dezembro.

Promovidos por grupo de pesquisa coordenado pelo professor Luiz Orlando Ladeira, do Departamento de Física, os eventos vão discutir as técnicas de síntese e funcionalização de nanopartículas, suas aplicações e avanços nas áreas biomédicas. Também serão demonstradas a biofuncionalização de nanomateriais usando rotas químicas.

As informações sobre submissão de resumos, inscrições e hospedagem estão disponíveis no site. As inscrições para participantes se encerram em 30 de novembro.

territorialidades e humanidades

A UFMG vai sediar, de 4 a 7 de outubro, a Conferência Internacional Sul-americana: territorialidades e humanidades, preparatória da Conferência Mundial de Humanidades, que será realizada em 2017, em Liège, Bélgica. O evento global visa refundar as Ciências Humanas, aprofundando a dimensão transdisciplinar da pesquisa para atender às necessidades da Humanidade no século 21.

A conferência em Belo Horizonte, que integra as comemorações pelos 90 anos da Universidade, se dá no âmbito do Ano Internacional do Entendimento Global, que põe em discussão as dimensões internacional, nacional e regional da globalização. Trabalhos poderão ser submetidos até 25 de setembro. Outras informações sobre o evento estão disponíveis na internet.