Busca no site da UFMG

Nº 1962 - Ano 43
24.10.2016

acontece

sylvio de vasconcellos

A Escola de Arquitetura homenageia nesta semana o professor Sylvio de Vasconcellos, que completaria cem anos em 2016. Colóquio de três dias, com início no dia 25, tem o objetivo de reunir, qualificar e divulgar seu legado. Vasconcellos é considerado um dos mais importantes pesquisadores e escritores de arte, arquitetura, cultura e cidades em Minas Gerais.

Arquitetos, urbanistas, artistas, acadêmicos e outros interessados terão a oportunidade de conhecer estudos, muitos deles inéditos, dispersos em periódicos e arquivos. O material deverá gerar novos estudos e olhares para a cultura e a história e análise crítica da arquitetura, do urbanismo e da arte entre os séculos 18 e 20. O evento terá atividades em Belo Horizonte e Congonhas.

Silvio de Vasconcellos morreu em 1979. Depois de cumprir toda a sua formação na UFMG, lecionou de 1948 a 1969 na Escola de Arquitetura, que dirigiu em 1963. Durante 30 anos, chefiou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), seção Minas Gerais. Outras informações estão no site.

pós em ciências do esporte

Estão abertas as inscrições para 33 vagas no mestrado oferecido pelo Programa de Pós-graduação em Ciências do Esporte, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2017. As inscrições podem ser feitas, presencialmente, até 18 de novembro. Pelos Correios, elas serão aceitas desde que postadas até o dia 9.

As vagas, na área de concentração em Treinamento esportivo, são distribuídas entre cinco linhas de pesquisa. Podem se inscrever candidatos com graduação em educação física ou em áreas afins, a critério do colegiado do Programa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-2322, pelo e-mail colposed-fis@eeffto.ufmg.br e na página da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

aplicativo para pré-natal

Está disponível gratuitamente para iOS e Android o aplicativo interativo Meu pré-natal, que esclarece as principais dúvidas das futuras mães durante a gestação. Desenvolvido pela Faculdade de Medicina, oferece, no formato de perguntas e respostas, informações, em ordem cronológica, para orientar a mulher sobre os cuidados e as transformações em seu corpo. O aplicativo conta, também, com calendário gestacional utilizado para determinar a data prevista para o nascimento, orientações para o plano de parto recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), contador de contrações e álbum de fotos organizado em uma espécie de linha do tempo.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Zilma Reis, do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia, o diferencial do aplicativo em relação a outros do tipo é o fato de que todo o seu conteúdo se baseia nas melhores evidências científicas, cumprindo o propósito de evitar a prematuridade do parto, principal causa de morte de bebês ao nascer.

O desenvolvimento do aplicativo teve a participação de alunos de graduação, pós-graduação, web designers, programadores e professores da Escola de Enfermagem e da Faculdade de Medicina. Contou com recursos da Fapemig e do projeto de pesquisa Skin Age, patrocinado pela Fundação Bill & Melinda Gates. Em breve estará disponível para Windows Phone.

gestão da paisagem

Até 1º de novembro, serão recebidas propostas de trabalhos a serem apresentados na segunda edição do Simpósio de Modelagem de Sistemas Ambientais e Gestão da Paisagem, que será realizado de 12 a 16 de dezembro, no campus Pampulha. Inscrições para participação seguem até 7 de dezembro. Segundo os organizadores, o simpósio foi planejado com o objetivo de aprofundar a discussão sobre os sistemas ambientais em sua complexidade, numa abordagem transdisciplinar, promovendo a colaboração entre ciência e sociedade.

A programação, que constitui oportunidade de apresentar à comunidade científica trabalhos produzidos no âmbito do Programa de Pós-graduação em Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais, inclui sessões temáticas, pôsteres e cursos e abre espaço para o intercâmbio de prática da modelagem com outros países. Mais informações podem ser encontradas na página do Simpósio.

licenciamento de tecnologia

A UFMG recebe, até 6 de novembro, propostas para a contratação de empresa para o licenciamento de direito de uso da tecnologia Peptídeo Sintético PNTX(19). As regras estão disponíveis em edital no site da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT). Com apoio da Fapemig, a tecnologia foi desenvolvida por grupo de pesquisadores do ICB e da Funed que isolou parte do veneno da aranha armadeira e sintetizou peptídeo que potencializa a ereção sem causar efeitos tóxicos. Essa substância, que surge como modelo promissor de fármaco no combate à disfunção erétil, é atóxica, passa praticamente despercebida pelo organismo e tem ação analgésica.

O trabalho partiu da análise, no ICB, dos efeitos da picada da aranha armadeira, reconhecidamente causadora de priapismo, ereção continuada e dolorida, que pode provocar lesões e necrose do tecido. Em outra etapa – realizada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) – foi isolada a toxina causadora desse efeito, a PnTx(2-6), formada por 48 resíduos de aminoácidos.

Além de investigar seus mecanismos de ação, o grupo de pesquisadores do Laboratório de Venenos e Toxinas Animais (LVTA), do ICB, sintetizou parte da toxina, que conta com 19 aminoácidos.