Busca no site da UFMG

Nº 1968 - Ano 43
13.03.2017

acontece

livros com descontos

A Editora UFMG realiza, de 21 a 23 de março, a 8ª Feira Universitária do Livro da UFMG. Os estandes estarão abertos das 9h às 19h, na Praça de Serviços do campus Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 6.627, Belo Horizonte).

Vinte e sete editoras de todo o país venderão títulos com descontos de, no mínimo, 40%, incluindo lançamentos. Estarão representadas, entre outras, as editoras Autêntica, C/Arte, Cia. das Letras, Editora 34, Edusp, Fino Traço, Lexicon, LPM, Oficina de Texto, Piaget, PUC Minas, Sesc, UFPR, Unesp, Unicamp e Zahar.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail.

escrita, som e imagem

Professores, pesquisadores, alunos de graduação e de pós podem se inscrever no colóquio internacional Escrita, som, imagem, que será realizado de 9 a 13 de maio, na Faculdade de Letras. O evento, que integra as comemorações dos 90 anos da UFMG, tem caráter multidisciplinar e conta com a colaboração de professores das escolas de Música e de Belas Artes e das faculdades de Letras e de Filosofia e Ciências Humanas. A promoção é do grupo de pesquisa Intermídia.

Entre os palestrantes convidados estão Irina Rajewsky, professora da Freie Universität, em Berlim, e pesquisadora no âmbito da inter e transmidialidade literárias, e Claus Clüver, professor da Universidade de Indiana (EUA), autor de mais de 30 publicações sobre intermidialidade e estudos interartes.

O colóquio ocorrerá paralelamente à 6ª Jornada Intermídia, que reunirá estudiosos de literatura, música, artes visuais, cinema, teatro, arquitetura e mídias digitais que atuam em perspectiva transdisciplinar. Mais informações podem ser obtidas no site e pelo e-mail.

projetos na holanda

Estudantes de graduação e pós-graduação da UFMG podem concorrer a bolsas para desenvolver projetos na Holanda, por meio do Programa Living Lab Biobased. Os candidatos devem estar matriculados em cursos das áreas de tecnologia da água, agricultura e alimentos, química verde ou ambiente sustentável.

O programa, resultado de colaboração entre universidades mineiras e holandesas, consiste de plataforma de educação e investigação aplicada, na qual estudantes de graduação, professores e pesquisadores trabalham para encontrar soluções para problemas reais, como o aproveitamento de resíduos para diversos fins.

As inscrições devem ser feitas até 1º de abril, para ingresso no segundo semestre deste ano, ou até 1º de outubro, para participação durante o primeiro semestre de 2018. Mais informações estão disponíveis no site.

cedeplar, 50 anos

O Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional de Minas Gerais (Cedeplar) vai comemorar 50 anos com um seminário no próximo dia 23, a partir das 14h, na Faculdade de Ciências Econômicas (Face). A iniciativa é organizada conjuntamente com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), que completa 55 anos.

Duas mesas de debate vão tratar da relação da história das duas instituições com o desenvolvimento de Minas Gerais e os desafios para a construção do futuro. Além dos dirigentes da UFMG, do Cedeplar e do BDMG, o evento terá a presença do secretário de Planejamento do estado, Helvécio Miranda Magalhães Junior, e de professores e pesquisadores como Clélio Campolina, Paulo Paiva, Paulo Haddad, José Alberto Magno de Carvalho e Mauro Borges Lemos.

Ao fim da jornada, será reaberta, com um coquetel, a exposição 50 anos do Cedeplar.

helena antipoff

O trabalho de Helena Antipoff e o centenário da revolução russa serão lembrados em encontro nos dias 17 e 18 de abril, na sede da fundação que leva o nome da educadora e psicóloga, em Ibirité, Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento, que tem o Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG entre os organizadores, terá participação da historiadora Marina Sorokina, curadora da coleção latino-americana do Centro Alexander Solzenitcyn de Estudos da Diáspora Russa, em Moscou.

A historiadora vai abordar os resultados de suas pesquisas sobre a atuação de Antipoff em instituições de pesquisa em psicologia e educação e em abrigos para crianças em risco social mantidos na Rússia na época da Revolução de 1917. A pesquisadora também coletará materiais e depoimentos para exposição sobre vida e obra de Helena Antipoff no Museu da Diáspora Russa, que será inaugurado em Moscou, em 2018. Informações sobre a programação estão disponíveis no site.

apoio a eventos

O Programa de Apoio Integrado a Eventos (Paie) já reúne propostas para realização de atividades programadas para o período de maio a agosto deste ano. Servidores técnico-administrativos e professores podem apresentar eventos de caráter técnico, científico, esportivo e artístico, com custo máximo de R$ 3 mil.

O Paie apoia a realização de eventos acadêmicos como ciclos de estudos e palestras, concertos, espetáculos, exposições, olimpíadas, entre outros. Os eventos deverão ser geridos pelas unidades acadêmicas ou por órgãos suplementares da UFMG. Não serão analisadas propostas de iniciativas de extensão, cursos e disciplinas de graduação e pós.

As propostas deverão ser submetidas até 10 de abril, exclusivamente por meio do Sistema de Fomento da Extensão (acesso pelo Minha UFMG). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-3215.