Campus 2000

Escola de Engenharia

O maior empreendimento do Campus 2000

Orçadas em quase R$ 81,4 milhões, as obras do futuro complexo da Escola de Engenharia representam o maior empreendimento do projeto Campus 2000. Quando concluído - a previsão é em janeiro de 2009 -, o projeto vai redefinir a situação dos cerca de sete mil membros dessa unidade.

O novo espaço terá, aproximadamente , 45 mil m2 de área construída, localizada entre o Colégio Técnico (Coltec) e o Instituto de Geociências (IGC), estendendo-se até o Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN). Serão 11 blocos que vão concentrar laboratórios, salas de aula, auditórios, biblioteca, cantina e diretório acadêmico. Dois blocos principais irão abrigar a administração e os gabinetes dos professores. O projeto inclui ainda a reforma de mais 11,7 mil m2 de edificações pertencentes à Escola de Engenharia no Campus Pampulha.

Gestão integral

Em parte, a Escola de Engenharia já funciona, em instalações provisórias, no Campus da Pampulha, nos prédios do Pavilhão Central de Aulas (PCA) e no ex-Galpão da Mecânica. Nestes estão instalados, os Departamentos de Engenharia Mecânica, Elétrica, Eletrônica, Nuclear e de Produção. O projeto Campus 2000, promove a transferência para o Campus da Pampulha, de todas as atividades ainda realizadas nos edifícios localizados na região central da capital mineira – Serão transferidos os Departamentos de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, de Minas, Química, de Estruturas, de Materiais e Construção Civil, Sanitária e Ambiental, Hidráulica e de Recursos Hídricos, de Transporte e Geotécnica, a Direção da Escola e atividades administrativas. Promove, também, a transferência para espaços definitivos e adequados, as atividades instaladas, provisoriamente, no Campus da Pampulha.

O objetivo é evitar as complicações comuns a todas as unidades localizadas naquela região da cidade (ruído, poluição e falta de segurança), e o problema específico da Engenharia: com a divisão Centro-Pampulha, há a necessidade de gerenciar, por exemplo, duas seções de ensino e dois serviços gerais, o que compromete a administração da Escola. Além disso, quando a transferência for completada, todos os alunos da Engenharia e dos outros cursos localizados no Campus da Pampulha poderão, enfim, fazer parte de uma mesma comunidade, compartilhando, na prática, um mesmo espaço. Ainda falta o levantamento do restante de verbas para acabar o projeto, mas as negociações nesse sentido já estão adiantadas (mais informações em Financiamento).

Destaques do projeto

As obras para o Complexo não se resumem à inauguração de novas instalações. Estão previstas ações de reforma no PCA (Pavilhão Central de Aulas) 2 e 3. O objetivo é mudar o modo de ocupação desse espaço, sem alterar a estrutura básica dos prédios: serão feitas, entre outras, melhorias no conforto ambiental (através de instalação de telhas termo-acústicas e aberturas internas para permitir uma melhor circulação do ar), construções de escadas e saídas em posição estratégica, para permitir uma evacuação rápida e segura; e a construção de uma passarela coberta (Bloco de Ligação)que irá fazer a conexão desses prédios com o Bloco 1, integrando-os ao restante do Complexo da Escola de Engenharia.

Será construído um conjunto de laboratórios com cinco novos prédios, denominados Centros de Experimentação (CE) – CE 1, CE 2, CE 3, CE 5 e LAEES, além do existente CE 4 – ex- Galpão da Mecânica. Os Centros de Experimentação foram projetados para abrigar os laboratórios que necessitam: acessos independentes para carga e descarga de materiais pesados, como o aço, o concreto, amostras de rochas e agregados, madeira e bambu e a descarga de areia, cimento, brita etc; e tratamentos diferenciados e adequados dos elementos poluentes, tais como, emissão de gases poluentes, emissão de ruídos, e outros. Entre eles, estão os laboratórios de Materiais Metálicos, de Tratamento de Minérios, de Geotecnica, de Conformação Mecânica e de Análise Experimental de Estruturas.

No contexto da obra, atenção especial é dada à questão dos impactos ambientais especialmente no que se refere à circulação de pedestres e veículos no Campus. Nesse sentido, além dos novos estacionamentos entre o Colégio Técnico e ex-Galpão da Mecânica, está prevista uma reforma da Portaria “Perimetral Sul”, próxima ao Colégio Militar. Ela deverá atrair a maior pare do fluxo de veículos que chegarão no Campus com destino a Escola de Engenharia. Junto àquela portaria, será criada, ainda, uma rua de acesso ao Complexo da Engenharia evitando assim a circulação destes veículos no centro do Campus.

Comunidade

250 professores
150 funcionários técnico-administrativos
7000 alunos de graduação
1024 estudantes de pós-graduação

Informações sobre a Escola de Engenharia, www.eng.ufmg.br

© Campus 2000 - Sobre este site - Produzido pelo Núcleo Web do Cedecom - UFMG