Os muros que se estendem ao longo da Avenida Coronel Oscar Paschoal, em frente ao Estádio do Mineirão, guardam, desde 1971, uma imensa área de lazer e esporte. Quem atravessa os seus portões se depara com o Centro Esportivo Universitário, mais conhecido pela comunidade como CEU.
Órgão suplementar da Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais, o CEU é inaugurado no dia 08 de março de 1971. O Governo do Estado de Minas Gerais se encarrega da sua construção, em razão de um convê-nio firmado com a UFMG. Assinam o acordo o Governador, Dr. Israel Pinheiro da Silva, e o Reitor, Professor Marcello de Vasconcelos Coelho. As obras são dirigidas pelo arquiteto Francisco Abel Magalhães Ferreira, Diretor da Ademg.
Ao longo de mais de três décadas, o Centro Esportivo Universitário serve à Universidade para fins didáticos, culturais, e de lazer, compatíveis com a sua capacidade de atendimento. Além disso, atende a comunidade como núcleo de orientação, aplicação, e renovação de métodos e técnicas relacionadas às atividades físicas e desportivas. Serve, ainda, às outras unidades da UFMG, como órgão de apoio ao ensino, pesquisa e extensão.
Quem freqüenta o Centro Esportivo Universitário tem à sua disposição uma área de 176 mil metros quadrados, totalmente arborizada e protegida por muros, além de segurança ostensiva, 24 horas por dia.
O Centro Esportivo Universitário fica na Avenida Coronel Oscar Paschoal s/nº - Bairro São Luiz, em frente ao hall de entrada do Estádio do Mineirão. Ele é servido pelas linhas de ônibus 2004 – Bandeirantes/Pilar Via Olhos D’Água, 64–Estação Venda Nova/Santo Agostinho, 50-Caiçara, 54-Dom Bosco e 503-Santa Rosa/Aparecida/São Luís.