Lago de carpas do CEU/UFMG é inaugurado
29/05/2024
O laguinho construído pelos próprios funcionários do CEU foi inaugurado em 01/2024
Por: Gabriela Fagundes
O laguinho construído pelos próprios funcionários do Centro Esportivo Universitário da UFMG foi inaugurado no primeiro semestre de 2024.
Recentemente, o Centro Esportivo Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (CEU/UFMG) ganhou mais um espaço de convivência e lazer, um laguinho que conta com 12 carpas e uma mini cascata. O lago foi construído de forma coletiva pelos próprios funcionários e recebe auxílio para cuidados do Projeto de Extensão “Divulgação da Aquacultura” coordenado pela Professora Daniela Chemim, do curso de Aquacultura da UFMG.
A construção do laguinho, sugerida pela antiga diretora, professora Kátia Lemos, chegou a ser orçada para ser feita através de empresas privadas, mas acabou não sendo executada devido ao alto custo. A ideia de o lago ser construído pelos próprios funcionários partiu do chefe da seção de serviços gerais, Daniel Dibai, que já tinha certo conhecimento por ter um laguinho semelhante em sua casa. Sérgio Valdeir dos Santos e Luiz Claudio dos Santos, auxiliares operacionais de serviços diversos, foram os dois colaboradores do CEU que abraçaram a ideia e estiveram à frente da construção.
Em entrevista, os funcionários comentam que grande parte dos materiais utilizados para a construção foram obtidos no próprio CEU, como pedras, areia ecológica e lonas que não estavam sendo utilizadas. O único material que precisou de verba para a compra foi uma bomba e um filtro de água.
Sérgio e Luiz, contam também que, apesar de nunca terem construído um lago, foi uma experiência tranquila, sem problemas durante o processo. Além disso, os dois também são responsáveis por melhorias que vêm acontecendo no entorno do ambiente, como a construção de um banquinho e a plantação de um pé de manga.
Para que o laguinho receba os devidos cuidados, a atual vice-diretora do CEU, professora Ana Cláudia Couto, buscou uma parceria capaz de oferecer a ajuda necessária. A professora Daniela Chemim, do curso de medicina veterinária e aquacultura da Universidade Federal de Minas Gerais, lidera o Projeto de Extensão “Divulgação da Aquacultura” na universidade, o qual ficou responsável pelo auxílio com o laguinho.
O projeto conta com o apoio de oito estudantes do curso de Aquacultura e Medicina Veterinária que visitam o Centro Esportivo Universitário semanalmente para verificarem o lago. Dentre as atividades desempenhadas pelos alunos, estão a análise da água e o comportamento das carpas, que foram doadas pelo próprio projeto “Divulgação da Aquacultura”, coordenado pela professora Daniela.
Em entrevista, a professora Daniela Chemim conta que ficou feliz pela confiança de poder contribuir com o laguinho e que vai ser uma ótima experiência para ajudar com a prática dos estudantes, já que o lago, apesar de ser pequeno, pode contribuir com o aprendizado dos alunos de vários cursos, como Biologia, Aquacultura, Medicina Veterinária e Química.
Além disso, o laguinho se soma também às ações que possibilitam debates pedagógicos para os alunos de escolas públicas que visitam o CEU por meio do projeto de extensão “Ações de esporte e lazer no Centro Esportivo Universitário”, que tem como objetivo oferecer vivências de lazer para a comunidade externa da UFMG. Pautas como a preservação da natureza e a sustentabilidade, baseadas na Agenda 2030 – Objetivos do desenvolvimento sustentável, são importantes temáticas que podem contribuir na formação social e pessoal desses estudantes.
Maiores informações: (31) 3409-2367