Espaço do Conhecimento UFMG abre chamada pública para obras audiovisuais na Fachada Digital
Com o intuito de ampliar o diálogo entre arte, cidade e universidade, o Espaço do Conhecimento UFMG mantém, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, a Fachada Digital: um dispositivo urbano de experimentação visual que convida artistas e o público a novas formas de ocupar e perceber o espaço comum. Dedicada a vídeos de curta duração que exploram linguagens contemporâneas e temas como ciência, diversidade, meio ambiente e criação artística, a Fachada reforça seu papel como plataforma aberta a múltiplas narrativas. Nesse contexto, está aberta a Chamada Pública nº 01/2025 para seleção de obras audiovisuais que integrarão a programação da Fachada Digital em 2026. Podem participar artistas, estudantes, pesquisadores, servidores da UFMG, coletivos e criadores da sociedade civil.
As inscrições, gratuitas e via formulário on-line, serão recebidas até o dia 6 de março de 2026. Cada proponente pode enviar até duas propostas, sendo selecionada no máximo uma. A avaliação ficará a cargo da Comissão Curatorial do Planetário e da Fachada Digital do museu, que observará critérios como coerência conceitual, adequação ao suporte, viabilidade técnica e potencial artístico. O resultado tem divulgação prevista até 30 de abril de 2026.
As obras escolhidas farão parte da programação pública da Fachada Digital e receberão certificado de participação. O edital completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do museu.
Serviço:
Espaço do Conhecimento UFMG abre chamada pública para obras audiovisuais na Fachada Digital
Edital: https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento/fachada-digital/
Inscrições: Via formulário
Prazo: Até 6 de março de 2026
Fonte
Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG
espacoufmg.comunicacao@gmail.com
Imagem de Divulgação