UFMG oferecerá certificação internacional em Engenharia de Sistemas
Universidade será a primeira instituição do mundo, em língua não inglesa, com curso equivalente ao exame de certificação Asep do Incose
Por: Dayse Lacerda | Comunicação FCO/ELO
A UFMG será a primeira instituição de ensino superior do mundo, em língua não inglesa, a oferecer a Certificação Internacional do Incose (International Council on Systems Engineering – Conselho Internacional em Engenharia de Sistemas). A certificação será disponibilizada por meio de um curso de extensão em Engenharia de Sistemas, com início previsto para o primeiro semestre de 2026.
A iniciativa será viabilizada pelo curso Engenharia de Sistemas: Conceitos, Processos e Práticas, oferecido pelo Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia da UFMG, sob gerenciamento da Fundação Christiano Ottoni (FCO). Em dezembro, a Universidade assinou um termo de parceria que reconhece oficialmente o curso como equivalente ao Exame de Conhecimento e de Certificação Internacional do Incose, no nível Asep (Associate Systems Engineering Professional).
A formalização da parceria ocorreu após a certificação da professora Ana Liddy Cenni de Castro Magalhães, uma das coordenadoras do curso, como Expert Systems Engineering Professional (ESEP) — o nível mais alto da certificação Incose. Ela é a primeira profissional da América Latina, na área acadêmica, a alcançar esse patamar.
Graduada em Ciência da Computação e doutora em Engenharia Elétrica, Ana Liddy acredita que a conquista representa “um passo muito relevante para a internacionalização do curso e para a formação de engenheiros de sistemas alinhados às melhores práticas globais”. A Certificação Internacional do Incose confere reconhecimento profissional em âmbito internacional, atestando a capacidade do engenheiro de atuar no desenvolvimento e na gestão de sistemas complexos ao longo de todo o seu ciclo de vida.
Para o Incose Brasil, o reconhecimento da professora da UFMG “representa um avanço coletivo para a comunidade de Engenharia de Sistemas no país”. A certificação é amplamente valorizada em setores estratégicos, como aeroespacial, energia, tecnologia da informação e indústria, funcionando como diferencial competitivo no mercado de trabalho e ampliando oportunidades de atuação em projetos internacionais.
A primeira oferta do curso será presencial, com aulas aos sábados. A expectativa é de que, futuramente, também seja oferecido em formato remoto, com aulas síncronas, ampliando o acesso a profissionais de outras cidades, estados e países de língua portuguesa. O corpo docente é todo formado por professores do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia: André Costa Batista, Diogo Batista de Oliveira, Lucas de Souza Batista, Michel Bessani e Ricardo Luiz da Silva Adriano.
Sobre o Incose
O Incose é uma organização sem fins lucrativos e sociedade profissional dedicada à Engenharia de Sistemas, com mais de 26 mil membros e associados em todo o mundo. Desde 2024, a UFMG integra o Incose como Corporate Advisory Board Member, sendo a primeira instituição acadêmica da América Latina a participar do Conselho Consultivo Corporativo da entidade, composto por representantes de empresas, agências governamentais e instituições acadêmicas de diversos países.
Engenharia de Sistemas na UFMG
O curso de graduação em Engenharia de Sistemas da UFMG foi implantado em 2011, no âmbito do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), e foi o primeiro curso de graduação na área na América Latina.