Voltar para o Início Ir para o rodapé
Evento Acadêmico

Terça da Inovação 2026 conecta pesquisa da UFMG a oportunidades do mercado

Por: Assessoria de Imprensa UFMG

No dia 16 de junho, véspera do maior encontro de inovação de Minas Gerais, o Minas Summit, a UFMG recebe a terceira edição da Terça da Inovação, iniciativa voltada ao fortalecimento da cultura empreendedora e à conexão entre a pesquisa acadêmica, os desafios da sociedade e as oportunidades do mercado. O encontro será realizado na Escola de Engenharia da UFMG, no campus Pampulha, em Belo Horizonte, a partir das 8h30. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 de junho, pela Plataforma Sympla. 

Com o tema Percurso, desafios e impacto do empreendedorismo científico, a edição deste ano terá como foco a jornada de pesquisadores que trilharam o caminho de empreender na ciência. A programação é direcionada a professores, pesquisadores, estudantes e instituições do ecossistema de inovação, com atenção especial a quem deseja conhecer caminhos, redes de apoio e oportunidades para levar suas pesquisas ao setor produtivo.

A proposta é criar um espaço estratégico para o compartilhamento de experiências, a construção de parcerias e a inspiração de novas trajetórias empreendedoras dentro e fora da Universidade. O painel temático sobre Empreendedorismo Científico reunirá pesquisadores e representantes do setor produtivo que já vivenciaram a jornada da inovação, abordando temas como financiamento, desafios da transição da pesquisa para o mercado e experiências bem-sucedidas na geração de impacto a partir da ciência.

Participam do painel o diretor de Tecnologia da Invent Vision S.A., Antônio Otávio, o professor da Escola de Engenharia da UFMG, Fernando Cotting, e a coordenadora da Unidade Embrapii CTNano, Glaura Goulart Silva, com mediação de Juliana Crepalde, do Instituto Kunumi/Fortec. A programação inclui ainda um café com interação e um ponto de encontro com promotores de inovação, estimulando conexões entre participantes e iniciativas do ecossistema.

A Terça da Inovação é fruto da articulação colaborativa entre Fundação Christiano Ottoni/ELO UFMG, CTIT/Inova UFMG, Escalab, Escola de Engenharia da UFMG/ Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI) e outras iniciativas de fomento à inovação. Em 2026, o evento conta com a parceria do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), que se integra à programação com o Encontro do LabMIn, rede de pesquisa acadêmica dedicada ao desenvolvimento de metodologias e ferramentas para potencializar negócios de base tecnológica e ambientes de inovação.

Programação
8h30 – Café com interação

9h – Abertura

9h30 – Painel Empreendedorismo Científico

9h30 – Encontro LabMIn – BH-TEC

Local: Sala de Seminário 1012

Realização: Fundação Christiano Otton  ELO UFMG, Escalab, CTIT / Inova UFMG, Escola de Engenharia.

Sobre os participantes:
Antônio Otávio Fernandes – graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Mestre em Microeletrônica pela Universidade de Grenoble I e doutor pelo Instituto Nacional Politécnico de Grenoble. Professor associado no Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG até 2016. Atualmente, é diretor de Tecnologia da Invent Vision S.A., atuando nas áreas de sistemas embutidos, microeletrônica, tolerância a falhas e testabilidade.

Fernando Cotting – graduado em Química Industrial, mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Professor adjunto do Departamento de Engenharia Química da UFMG e bolsista de produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq (DT-2). Coordena projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação em parceria com empresas e agências de fomento. Sócio da startup Tapecorr. Inventor de patentes e vencedor dos prêmios Inventor Petrobras e o Abrafati de Ciência em Tintas.

Glaura Goulart – graduada e mestra em Química, doutora pelo Instituto Nacional Politécnico de Grenoble. Professora titular do Departamento de Química do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG. Coordena a Unidade Embrapii Centro de Tecnologia em Nanomateriais (CTNano-UFMG). Atua no desenvolvimento de soluções em materiais avançados para setores industriais, como energia, mineração e siderurgia.

Serviço:
Terça da Inovação 2026

Tema: Percurso, desafios e impacto do empreendedorismo científico

Data: 16 de junho de 2026

Horário: das 8h30 às 12h

Local: Escola de Engenharia da UFMG – Campus Pampulha, Belo Horizonte

Endereço: Sala de Seminário 1010 e Sala de Seminário 1012

Fonte

Setor de Comunicação da Fundação Christiano Ottoni

comunicacao@fco.org.br

https://www.fco.org.br/