Voltar para o Início Ir para o rodapé
Evento Cultural

Conservatório UFMG divulga programação da próxima semana

Por: Assessoria de Imprensa UFMG

A programação do Conservatório UFMG para a próxima semana, de 24 a 28 de novembro, apresentará alguns recitais de formatura de alunos da Escola de Música da UFMG, com performances de jazz, música popular e MPB, uma prática de conjunto organizada pelo professor Cléber Alves, e o concerto ArReverso. Os eventos oferecem entrada gratuita, sujeita à capacidade do espaço.

Amor Fati – João Alvarenga

O Conservatório UFMG apresenta o recital de formatura Amor Fati, do contrabaixista João Alvarenga. O músico propõe uma reflexão sobre aceitação e trajetória, inspirada na filosofia de Nietzsche e no símbolo do eterno retorno. O trabalho marca o encerramento de sua passagem pela UFMG, reconhecendo cada escolha e experiência como parte essencial de seu percurso acadêmico e artístico. A apresentação está marcada para o dia 24, segunda-feira, às 19h30.

O repertório reúne composições que influenciaram sua formação, com destaque para o jazz e o samba jazz. Serão apresentadas obras de Charlie Parker, Ornette Coleman, Charlie Haden, Dom Salvador, Hermeto Pascoal, Dizzy Gillespie, Bill Evans, Miles Davis e Benny Golson.

Prática de Conjunto – Classe do professor Cléber Alves

Uma prática de conjunto reúne artistas da Escola de Música da UFMG no dia 25, terça-feira, às 19h30. A proposta do show, sob a supervisão do professor Cléber Alves, é valorizar a percepção rítmica, melódica e harmônica, além do trabalho de arranjo e, principalmente, da interação musical entre os alunos.

Nesta edição, participam um quarteto, um duo e um trio que, em processo criativo, ampliou-se para um quarteto. Cada grupo escolhe seu repertório, criando um espaço para o desenvolvimento e a experimentação de novas linguagens, culminando na apresentação de arranjos ou composições originais. O evento evidencia o protagonismo dos estudantes e a importância do trabalho coletivo no processo artístico.

Recital de Música Popular (guitarra e violão) – Luis Borges 

Um segundo recital de formatura acontece no dia 26, quarta-feira, às 19h30. O músico Luís Borges apresenta um panorama de sua experiência na UFMG, integrando obras compostas durante o curso com músicas que marcaram sua formação. O programa reflete a diversidade de influências que permeiam sua carreira — do jazz e da música brasileira ao metal contemporâneo — evidenciando as conexões entre a música popular e a linguagem da guitarra moderna.

O artista será acompanhado pelos bateristas Alan Vorsch e Fernando Lima, pelo baixista Felipe Dellape, pelas vocalistas Giulia Roiz e Lígia Constante, e pelos guitarristas Henrique Veloso e João Fintelman.

Recital de Formatura – Calvin Badu 

A formatura do baterista e compositor Calvin Badu acontece no dia 27, quinta-feira, às 19h30. O recital, sob a orientação do professor André “Limão” Queiroz, apresenta um repertório original e quase totalmente instrumental, com diversas músicas autorais e arranjos feitos em colaboração. A exibição conta com a participação dos músicos Paulo Frois, Camila Rocha, Fred Haas, Roni Andrade, Marcos Albricker, Marcio Albricker e Limão.

Calvin Badu desempenha o papel de produtor musical no Estúdio Vale Encantado. É professor de musicalização na rede municipal e professor particular de bateria e percussão, também atua como músico freelancer e pesquisador. Em 2023, foi vencedor do Prêmio BDMG Jovem Instrumentista e do concurso Novos Talentos do Jazz juntamente com o Trio Travessia. Nos anos seguintes venceu, duas vezes seguidas, o concurso Palco UFMG como integrante do Trio Travessia e do Thiago Caldas Quarteto, respectivamente.

Minha Voz – Silvia Neiva 

Silvia Neiva sobre ao palco do Conservatório UFMG para seu recital de formatura, intitulado Minha Voz, no dia 28, sexta-feira, às 19h30. O interesse de revisitar as canções da MPB que a acompanhou durante sua caminhada como estudante da UFMG inspirou o concerto que celebra o fim de um ciclo e o anúncio sensível de um novo começo, ainda mais intenso e promissor.  O repertório, de natureza multitemática e afetiva, reúne amor, representatividade e tudo aquilo que traduz a artista atualmente.

Cantora, professora e intérprete, com 11 anos de trajetória dedicados à música brasileira, Silvia Neiva vem se consolidando como uma artista versátil, capaz de transitar com autenticidade por diferentes gêneros, sempre honrando a identidade de cada estilo.

ECrIS – Espaço de Criação e Investigação Sonora – ArReverso

Também no dia 28, sexta-feira, às 19h30, o Circuito Contemporâneo realiza o concerto ArReverso, com a participação de Felipe Amorim, Franciso César, Felipe Romagna e Marina Cyrino. O concerto explora a aproximação da música contemporânea a novas tecnologias como vídeo, projeções e espacialização multicanal do som. Serão apresentadas composições para violão, guitarra, violoncelo, flauta e saxofone, tanto de compositores de Belo Horizonte quanto de alguns representantes da música contemporânea europeia e asiática.

Os concertos da série Circuito Contemporâneo ocorrem mensalmente no Espaço de Criação e Investigação Sonora (ECrIS), laboratório situado no Conservatório UFMG e vinculado ao Centro de Pesquisa em Música Contemporânea (CPMC) da Escola de Música da UFMG. A série apresenta produções voltadas às criações musicais envolvendo mídias eletrônicas, em suas mais distintas vertentes.

Serviço:

Programação semanal Conservatório UFMG

24 a 28 de outubro

Conservatório UFMG (avenida Afonso Pena, 1534 – Centro de Belo Horizonte / MG)

Entrada gratuita

Informações: 3409-8300

Fonte

Setor de Comunicação do Conservatório UFMG

comunica@conservatorio.ufmg.br

http://www.conservatorio.ufmg.br/

Imagem de Divulgação

Performare foto classe do professor Cleber Alves. Foto: Vitória Ventura