Sete alunos da UFMG são premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática, com direito a 1º e 2º lugares
Por: Assessoria de Imprensa UFMG
Sete alunos da UFMG foram destaque no nível universitário da 47ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), cujos resultados foram anunciados nesta semana. Foram dois medalhistas de ouro, incluindo o 1º e o 2º lugares nacionais, um de prata e dois de bronze. Além dos cinco, outros dois estudantes da universidade receberam menção honrosa.
Os premiados foram: Gustavo Neves da Cruz – Matemática Computacional, medalha de ouro; Samuel Gonçalves Leite – Matemática Computacional, medalha de ouro; Ludovica Dias Zuppo Moraes – Matemática, medalha de prata; Marcos Túlio Barbosa – Matemática, medalha de bronze; Benjámin Schneider – Matemática, medalha de bronze; Vinícius Maia Duarte – Engenharia Aeroespacial, menção honrosa; Diogo Freitas de Souza – Matemática, menção honrosa.
“O resultado dessa edição reforça o protagonismo nacional da UFMG em competições, com especial presença dos cursos oferecidos pelo Departamento de Matemática”, ressalta Luccas Campos, professor do Departamento de Matemática e coordenador universitário da OBM na UFMG.
As provas foram realizadas nos dias 9 e 10 de outubro deste ano e os resultados anunciados no dia 15 de dezembro. Agora, os medalhistas estão aptos a participar da International Mathematics Competition for University Students (IMC), bem como podem participar da seletiva da equipe brasileira para a Competencia Iberoamericana Interuniversitaria de Matemáticas (CIIM). Também se reunirão na 29ª Semana Olímpica, realizada em Vitória (ES), entre os dias 25 e 31 de janeiro de 2026, para uma semana de atividades, aulas avançadas e treinamento intensivo.
Olimpíadas de Matemática
Criada em 1979, a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição voltada para estudantes dos Ensinos Fundamental, Médio e Universitário de escolas públicas e privadas do Brasil. A OBM busca estimular o interesse pela Matemática, incentivar novos talentos e promover o desenvolvimento científico no país. A competição é uma realização da Associação da Olimpíada Brasileira de Matemática (AOBM) e conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A UFMG é uma das organizadoras da Olimpíada Mineira de Matemática (OMM), que também funciona como seletiva para a OBM.
Fonte
Assessoria de Imprensa da UFMG
assessoriadeimprensa@ufmg.br
Imagem de Divulgação