UFMG recebe inscrições para especialização em fontes renováveis de energia
Em live sobre o curso, coordenador fará panorama atual do setor energético brasileiro
Por: Dayse Lacerda | Comunicação FCO
O Departamento de Engenharia Elétrica da UFMG está com inscrições abertas, até 27 de fevereiro, para a Especialização em fontes renováveis: geração, operação e integração, com início previsto para o primeiro semestre de 2026. O curso é destinado à formação de profissionais para atuar com energias renováveis e tecnologias sustentáveis para geração de energia elétrica. As inscrições podem ser feitas por meio da plataforma Conveniar, da Fundação Christiano Ottoni.
No dia 5 de fevereiro, às 19h30, o professor Victor Flores Mendes, coordenador do curso, fará uma live, via Microsoft Teams, sobre o panorama atual do setor energético brasileiro. O docente discutirá as competências e habilidades essenciais para quem deseja atuar nas áreas de geração, operação e integração de fontes renováveis. Na ocasião, os participantes poderão interagir ao vivo com o professor e conhecer melhor o curso oferecido pela Escola de Engenharia.
Ofertada na modalidade Ensino a Distância (EAD), a especialização aborda as principais fontes renováveis comerciais: solar fotovoltaica, eólica, heliotérmica, pequenas centrais hidrelétricas, biomassa e biocombustíveis. Além das energias e dos sistemas de conversão, o curso também abrange tecnologias correlatas como sistemas de armazenamento de energia, smart grids e hidrogênio renovável. Os conteúdos são focados em aspectos da geração de energia elétrica e questões relacionadas ao impacto do uso dessas fontes na rede – uma abordagem atualizada sobre sistemas elétricos e desafios do setor.
Engenheiro de equipamentos da Petrobrás, Matias Marconi Menezes Silva Junior encontrou na especialização uma forma de aprimorar seu referencial técnico diante dos desafios impostos por uma nova realidade, o crescente uso das energias renováveis. “Trabalho em uma empresa que demanda soluções em energias renováveis para atender compromissos de redução de emissões e hoje sinto-me tecnicamente preparado para contribuir de maneira efetiva nesse campo”, avalia.
Processo seletivo
Serão ofertadas 50 vagas, condicionadas ao preenchimento mínimo de 30 matrículas, destinadas à participação de profissionais com diploma de graduação nas engenharias elétrica, mecânica, de controle e automação, de sistemas, de energia ou áreas afins, conforme avaliação da comissão de seleção.
O candidato será avaliado por meio da análise de histórico escolar e currículo profissional. As avaliações do processo seletivo serão realizadas nos dias 4 e 5 de março, com divulgação dos resultados no dia 6 do mesmo mês. O curso terá aulas síncronas online às terças, quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h, além de um encontro presencial por semestre no campus Pampulha.
Outras informações, incluindo edital, documentos e detalhes do processo seletivo, estão disponíveis na página do curso.