Voltar para o Início Ir para o rodapé
Pesquisa e Inovação

Trabalho desenvolvido no Linjur/UFMG vence maratona de linguagem simples da Câmara dos Deputados

Por: Assessoria de Imprensa UFMG

Uma ex-aluna do Curso de Especialização em Linguagem Jurídica – Letras (Linjur) da UFMG foi a vencedora da 2ª Maratona Linguagem Simples para a Cidadania, promovida pela Câmara dos Deputados. O reconhecimento veio por um trabalho desenvolvido por Ivana Esperança de Castro Barros durante sua trajetória no Linjur, reafirmando o impacto transformador da especialização na formação de profissionais comprometidos com a democratização da linguagem jurídica.

O artigo premiado, intitulado Do crime da caserna ao escabinato: a adequação do modelo de intimação do TJMMG à Linguagem Simples a partir da ISO 24495-1, integra o capítulo o e-book Linguagem Jurídica: produção textual, Direito e argumentação, publicado pela Editora Lupa. O trabalho, que teve orientação da professora Fabiana Meireles de Oliveira, também foi um dos projetos que resultaram na conquista do Selo Linguagem Simples 2025 pelo Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais.

A conquista de Ivana reafirma o compromisso do Linjur com a formação de especialistas capazes de promover a cidadania por meio da linguagem acessível, clara e inclusiva. A apresentação do trabalho no evento pode ser acessada neste link.

Fonte

Assessoria de Imprensa da UFMG

assessoriadeimprensa@ufmg.br

https://ufmg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa