AVISO DE PAUTA: UFMG concede título de Doutor Honoris Causa a Milton Nascimento e Toninho Horta
Na próxima segunda-feira, 22 de dezembro, os músicos Milton Nascimento e Toninho Horta receberão o título de Doutor Honoris Causa da UFMG. A solenidade terá início às 19h no auditório da Reitoria, no campus Pampulha. A iniciativa da homenagem partiu da Congregação da Escola de Música da UFMG, como parte das comemorações do centenário da unidade, em 2025. Na ocasião, o professor Wilson Lopes representará Milton Nascimento, com quem tem uma longa história de amizade e parceria musical. Ao término da cerimônia, haverá o show: Tributo a Milton Nascimento e Toninho Horta, com a participação de estudantes e professores da Escola de Música da UFMG, além do próprio Toninho Horta. O evento é aberto ao público, sujeito à lotação do local (neste caso, poderá haver transmissão para outros espaços).
O título
O Regimento Geral da UFMG dispõe que o título de Doutor Honoris Causa pode ser outorgado em reconhecimento a personalidades que prestaram relevantes contribuições para a ciência, a tecnologia ou a cultura. A concessão do título depende de proposta fundamentada, subscrita por, pelo menos, cinco membros do Conselho Universitário ou da Congregação proponente e aprovada em escrutínio secreto pelo voto de, no mínimo, dois terços dos membros de ambos os colegiados.
Ao aprovar a proposta para a concessão do título de Doutor Honoris Causa a Milton Nascimento, o Conselho Universitário da UFMG destacou sua trajetória “profícua e notória”, além do “mérito cultural e a relevância de sua obra”. De acordo com o parecer do órgão, “trata-se de um dos maiores expoentes da música brasileira, artista de prestígio internacional, dotado de voz inconfundível e autor de composições inovadoras e emocionantes, que harmonizam referências regionais com elementos variados da música popular brasileira. Sua produção artística celebra a identidade brasileira e mineira, inspira gerações e é amplamente reconhecida por seu impacto cultural e pela elevada qualidade estética”.
Por sua vez, na proposta da concessão do título de Doutor Honoris Causa a Toninho Horta aprovada pelo Conselho Universitário da UFMG, a Congregação da Escola de Música destacou a “constante reinvenção” e o “elevado grau de excelência musical” de sua trajetória artística, “consolidando-o como um dos principais nomes da guitarra na música mineira, brasileira e jazz. Suas diversas premiações – destacando-se, entre elas, o Grammy Latino, – a outorga do título de Doutor Honoris Causa pela UEMG – aliadas à gravação de mais de trinta álbuns, ratificam não apenas sua produção prolífica, mas também a ampla influência exercida sobre múltiplas gerações de músicos e pesquisadores. Ademais, a complexidade e inovação presentes em sua linguagem harmônica têm se constituído em objeto de investigação acadêmica, evidenciando a importância de sua contribuição tanto na prática performática instrumental quanto na fundamentação teórica dos estudos musicais”.
Serviço
Concessão do título de Doutor Honoris Causa a Milton Nascimento e Toninho Horta
Data: 22 de dezembro
Horário: 19h
Local: Auditório da Reitoria (Avenida Antônio Carlos, 6627, Pampulha – Belo Horizonte – MG)
Imagem de Divulgação