Colóquio Universidade e Comunicação Pública
Como órgão auxiliar da Reitoria, o Cedecom UFMG tem o compromisso de estimular reflexões sobre os rumos da comunicação pública por meio de uma série de colóquios iniciada em 2017. Desde então, foram abordados temas como mídias sonoras, mídias textuais, comunicação institucional e democracia e instituições. Acompanhe os debates!
2025 – Formação de redes em comunicação universitária
Programação da edição de 2025 em breve.
2024 – Memória Institucional
Centrada na discussão sobre memória institucional, a 6ª edição do Colóquio Universidade e Comunicação Pública, evento organizado pelo Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom), aconteceu dos dias 2 a 4 de outubro de 2024 e contou com a participação de pesquisadores e gestores de comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes).
Reflexões sobre a preservação da história e memória das universidades e os desafios para promovê-la permearam a edição. Além disso, o Cedecom lançou chamadas públicas para receber propostas de programas para integrarem as programações da TV UFMG e da Rádio UFMG Educativa.
Durante o evento, também houve o lançamento do livro Comunicação pública nas Instituições Federais de Ensino Superior, uma coletânea que traz um panorama das estruturas e processos de comunicação nas universidades brasileiras, contando com 15 artigos escritos por gestores e pesquisadores da área da comunicação.
2023 – Inteligência Artificial
Com o tema “inteligência artificial e os desafios para a democracia”, em 2023 o 5º Colóquio Universidade e Comunicação Pública, evento promovido pelo Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom), contou com uma fala de abertura da Reitora da UFMG.
Na abertura da mesa Educação, comunicação e defesa da democracia, sediada no auditório 106 do Centro de Atividades Didáticas 3 (CAD3), Sandra Regina Goulart relembrou os momentos sombrios de ataque à democracia e a representantes de diversas universidades do país durante o período de 2017 e 2018, “Vivemos hoje um momento diferente, mas não podemos esquecer do que vivemos e devemos trabalhar para não permitir que isso aconteça novamente”.
O evento, aconteceu próximo ao aniversário de 96 anos da Universidade, cujo o lema das celebrações foi Universidade e democracia, o qual levantou reflexões sobre o papel das universidades públicas na preservação, na defesa e na consolidação de um espaço democrático.
2022 – Democracia, Comunicação Pública e Instituições
O tema central do colóquio, Democracia, comunicação pública e instituições, reuniu, nos dias 13 e 14 de outubro de 2022, os professores Rudimar Baldissera, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Ricardo Fabrino, da UFMG, na primeira mesa do encontro.
As práticas profissionais e o fazer comunicacional nas Ifes na perspectiva do jornalismo foram abordadas pelo professor Basílio Sartor, da UFRGS. Discussão semelhante, na ótica das relações públicas, foi feita pelo professor Daniel Reis, do Departamento de Comunicação da UFMG, enquanto seu colega de departamento, Carlos Magno Mendonça, discorreu sobre a publicidade e a gestão de imagem nas Ifes.
Na última mesa do dia, a professora Cristiane Venâncio, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, e a jornalista e doutoranda Cibele Aguiar, da Universidade Federal de Lavras, debateram as estruturas de comunicação das Ifes.
A sexta-feira, dia 14, foi dedicada a apresentação e debate das contribuições das Ifes do Sudeste para o planejamento estratégico do Cogecom. À tarde, os gestores farão visita técnica ao Centro de Comunicação Institucional da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), onde serão recebidos pela reitora Cláudia Aparecida Marliére.
2020 – Comunicação Pública e Institucional na Universidade
A comunicação pública e institucional na universidade foi o tema de webinar no dia 30 de setembro de 2020, o 3º Colóquio Universidade e Comunicação Pública. O encontro ocorreu das 10h às 12h, com transmissão pelo canal da CAC-UFMG no YouTube.
A professora Eugenia Barichello, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), falou sobre os “desafios da visibilidade midiática e da legitimidade das instituições”, e a professora Maria Helena Weber, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), abordou os sistemas e estratégias de comunicação pública no Brasil, com foco no “paradoxo da visibilidade e interesse público”.
O webinar foi aberto pela reitora Sandra Goulart Almeida e pela professora Fábia Lima, diretora do Centro de Comunicação da UFMG (Cedecom), que promove o colóquio. O jornalista Marcílio Lana, coordenador executivo do Cedecom, fez a moderação.
2018 – Mídias textuais
Com foco no debate sobre mídias textuais, o Centro de Comunicação (Cedecom) realizou no dia 20 de agosto de 2018, no campus Pampulha, o 2º Colóquio Universidade e Comunicação Pública. O objetivo era discutir o papel e o alcance das mídias impressas institucionais da UFMG em um cenário em que a convergência de canais, de formatos e de linguagens altera a produção comunicacional e a própria estratégia das organizações.
Gratuito e aberto ao público, o colóquio foi realizado na Sala de Sessões, no prédio da Reitoria, das 9h às 17h30. Houve emissão de certificado. Responsável pela edição do Boletim UFMG, veículo impresso semanal que circula ininterruptamente há 45 anos, o Cedecom trouxe ao debate temas como O lugar do texto na comunicação institucional e pública, O caminho é o digital? e Jornalismo científico: o texto passado em revista.
2017 – Mídias sonoras
A natureza e as potencialidades da comunicação pública foram colocadas em pauta no 1º Colóquio Universidade e Comunicação Pública: mídias sonoras, evento gratuito promovido pelo Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, nos dias 4 e 5 de dezembro de 2017, no auditório 4, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), no Campus Pampulha – Belo Horizonte.
Com enfoque em mídias sonoras, o primeiro encontro buscou compreender as relações entre a comunicação pública e o fazer radiofônico, em um momento em que a Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), emissora que integra o Cedecom, comemorava 12 anos de atuação. Desde sua inauguração, em 2005, a emissora tem intensificado a prática colaborativa de produtos comunicacionais na Universidade, com forte envolvimento da comunidade acadêmica na produção radiofônica.