Voltar para o Início Ir para o rodapé
Evento Acadêmico

Filósofos pré-socráticos são tema do ‘UFMG Noturna’ de maio

Cine-Teatro Parmênides, na Fundação Alario, em Elea Velia, na Itália
Cine-Teatro Parmênides, na Fundação Alario, em Elea Velia, na Itália
Foto: Fondazione Alario per Elea-Velia

28 de maio

19h

Evento presencial Ver informações

Evento gratuito

Compartilhe:

O projeto de extensão UFMG Noturna, iniciado em 2020, tem como convidada do mês a professora Daniela Brinati, que abordará  A questão do conhecimento nas demonstrações de Parmênides e Melisso Aberta ao público, a palestra ocorre na quinta-feira, dia 28, às 19h, na sala 406C CAD2, na UFMG.

A professora discutirá, principalmente, as reflexões acerca do conhecimento em Parmênides de Eléia e Melisso de Samos. Ela demonstrará como o poema de Parmênides estabelece as premissas que devem ser seguidas em uma demonstração confiável sobre aquilo que é. Com relação a Melisso, será analisado o fragmento 8, no qual o pré-socrático estabelece o critério para diferenciar uma percepção verdadeira de uma falsa sobre aquilo que existe, de modo a explorar como esse critério se expressa na estrutura argumentativa.

Daniela Brinati é egressa do Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFMG, onde defendeu a tese de doutorado intitulada The Smile Behind Gorgias’ Demonstrations, sob orientação da professora Maria Cecília Coelho, com bolsa sanduíche na University of Ioannina. Atualmente é residente pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Linguística da UFJF. Na mesma instituição, é professora substituta no Departamento de Educação, na Área de Filosofia.

O encontro integra o ciclo UFMG noturna, que oferece aulas abertas relacionadas aos temas das disciplinas conduzidas pela professora Maria Cecília Coelho. As mesas temáticas promovem diálogo interdisciplinar entre Letras, Filosofia e Histórias Antigas. Neste semestre, a atividade está ligada à disciplina História da Filosofia Antiga I.
O participante não precisa se inscrever previamente, bastando assinar a lista de presença para receber certificado.
Data e Hora

28 de maio , 19h

Investimento

Evento gratuito

Evento presencial

Local: Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD2)

Endereço: Avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627 – Pampulha, Belo Horizonte