Série Bibliografia Viva homenageia Diomar das Graças Motta, referência em estudos sobre gênero e docência
Nesta terça-feira, 25 de novembro, às 19h, o programa Bibliografia Viva vai homenagear a professora Diomar das Graças Motta, que dedicou muitos de seus estudos à educação, à pesquisa e à luta por espaço e reconhecimento das mulheres no magistério. A roda de conversa será conduzida por Fabrício Vinhas, da Uemg, e Renata Garcia, da UFMG, com transmissão no canal da Faculdade de Educação da UFMG no YouTube.
O quarto episódio da quinta temporada terá como convidados os professores Odaléia Alves da Costa, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Samuel Castellanos e Iran de Maria Leitão Nunes, ambos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A homenageada não estará presente no encontro virtual, mas poderá acompanhá-lo na íntegra.
Seis décadas dedicadas ao ensino e à pesquisa
Natural de São Luís do Maranhão, Diomar das Graças Motta formou-se no Curso Normal do Instituto de Educação em 1960, e concluiu a graduação em Pedagogia pela Universidade do Maranhão, em 1971. Em 1978, finalizou o mestrado em Educação, na área de Administração de Sistemas Educacionais, pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação, na Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, sob a orientação de Paulo Roberto Motta.
Em 2000, concluiu o doutorado em Educação na Universidade Federal Fluminense (UFF), sob orientação da professora Clarice Nunes, com a tese Mulheres professoras na política educacional no Maranhão, obra que se tornou referência para os estudos de gênero e docência no país.
Diomar, que tem mais de seis décadas dedicadas ao ensino e à pesquisa, é professora emérita e associada da UFMA, onde atuou na graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação (mestrado e doutorado). Ela coordenou e ainda integra o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero (Gemge), da UFMA. Sua uma carreira acadêmica é marcada pela sensibilidade e pela valorização da memória e da presença feminina na educação brasileira.
A professora já recebeu a Medalha Mérito Educacional Professora Anna Maria Saldanha e o Grau de Cavaleiro da Ordem do Mérito, concedido pelo Ministério da Educação.
25 de novembro, 19h
Evento gratuito
Acesse a transmissão no link: https://www.youtube.com/watch?v=C73hLAnn4lY