Luiz Souza, do Cecor, faz conferência de abertura de fórum do STJ sobre preservação e restauro
O professor Luiz Antonio Cruz Souza, da Escola de Belas Artes da UFMG, ministrará a conferência de abertura do primeiro Fórum Internacional STJ de Preservação e Restauro, que será realizado nesta quarta, dia 26, e quinta, 27 de novembro, em Brasília. Souza, que é coordenador do Laboratório de Ciência da Conservação (Lacicor), vinculado ao Centro de Conservação e Restauração de Bens Culturais (Cecor) da UFMG, vai abordar, a partir das 17h, os Caminhos para a conservação-restauração de bens culturais no Brasil: formação de pessoal e sistemas de ciência e tecnologia. Às 18h, será realizado o painel Práticas de preservação e restauro no Brasil, que reunirá especialistas para discutir temas como educação patrimonial e a atuação multidisciplinar do conservador-restaurador.
O evento terá lugar no auditório externo do STJ, localizado em Brasília, com transmissão pelo canal do tribunal no Youtube. Segundo a corte, o evento reunirá especialistas brasileiros e estrangeiros para discutir práticas, desafios e inovações na área de conservação documental, objetivando estimular reflexões, compartilhar experiências e consolidar práticas de excelência na área.
O fórum propõe a criação de um ambiente para o diálogo e o compartilhamento de experiências sobre conservação documental. O intuito é estimular reflexões, promover inovações e consolidar práticas de excelência no campo da preservação e da restauração. Para participar, é necessário se inscrever mediante formulário eletrônico na página oficial do evento.
Arcabouço normativo e povos minoritários
No segundo dia de evento, 27 de novembro, será realizado, a partir das 9h, o painel Arcabouço normativo envolvendo preservação de bens culturais. Na ocasião, serão discutidas questões relacionadas a fomento e normativas acerca da preservação do patrimônio, bem como a regulamentação das profissões relacionadas ao tema e o papel do PL 1.183/2019.
Em seguida, às 11h, ocorrerá o segundo painel, Preservação da memória de povos e grupos minoritários, que promoverá discussões acerca dos acervos negligenciados e ações de salvaguarda de línguas indígenas no Brasil. O quarto painel, a partir das 14h, receberá especialistas para tratar do tema Segurança e gerenciamento de riscos.
Ainda no turno da tarde, estão previstos outros dois painéis: Preservação de acervos científicos e culturais e Conservação e restauro em objetos tridimensionais.
26 a 27 de novembro, 17h às 18h
Evento gratuito
Acesse a transmissão no link: https://www.youtube.com/@stjnoticias