Ultima edição do Ceale Debate em 2025 discute o que é preciso saber sobre estudantes com autismo
Em sua última edição do ano, o Ceale Debate recebe a professora e pesquisadora Adriana Silva de Paula, da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, para uma conversa sobre a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no âmbito escolar. O evento será transmitido no canal do Ceale no YouTube, com mediação de Mônica Araújo, professora da FaE e pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e EscritaMagda Soares (Ceale).
Com o título O que precisamos saber sobre estudantes com autismo?, a conversa propõe refletir sobre práticas pedagógicas, políticas educacionais e recursos que podem orientar a atuação docente e fortalecer a participação de estudantes autistas na escola. No contexto de uma sala de aula, o conhecimento do professor sobre o transtorno é determinante para um planejamento pedagógico mais adequado.
A conferência abordará como o ensino colaborativo, o planejamento educacional individualizado (PEI) e o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) podem apoiar a tomada de decisão docente. Assim, visa favorecer práticas mais acessíveis para todos os estudantes em harmonia com a educação especial na perspectiva inclusiva.
“Embora o diagnóstico seja discutido criticamente, especialmente quando reduz a pessoa a um rótulo, muitos autistas relatam que compreender sua condição foi essencial para melhorar sua qualidade de vida, ampliar autonomia e fortalecer sua trajetória escolar”, destaca-se no texto de divulgação.
A participação não exige inscrição. Participantes que preencherem o formulário disponibilizado durante a transmissão receberão certificados, que poderão ser acessados posteriormente na página de certificados da Faculdade de Educação da UFMG.
Sobre a convidada
Professora de Políticas Públicas de Educação Especial e Inclusão Escolar na FaE e docente do Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Adriana Silva de Paula é membro do comitê gestor do INCT Gestrado, também da Faculdade de Educação. Pesquisadora PQ, nível C, ela atua nas áreas de Educação Especial, Políticas de Educação Especial e Inclusão Escolar, com ênfase em políticas de educação especial, transtorno do espectro do autismo, acessibilidade curricular e Plano Educacional Individualizado (PEI).
25 de novembro, 19h
Evento gratuito
Acesse a transmissão no link: https://bit.ly/cealedebate25-11-25