‘Tiradentes passado presente’: Casa Padre Toledo promove seminário sobre eixos curatoriais de exposição de longa duração
O Museu Casa Padre Toledo (MCPT), integrante do Campus Cultural UFMG em Tiradentes, sediará, nos dias 20 e 21 de novembro, o seminário MCPT Leituras 1: Tiradentes passado presente – museu em movimento. O evento marca a consolidação da nova expografia de longa duração, inaugurada em julho. A entrada é gratuita.
Idealizado por um grupo de pesquisadores da UFMG, o seminário propõe ampliar o diálogo sobre as memórias, os patrimônios e as histórias que atravessam a cidade de Tiradentes. A programação reúne mesas, comunicações e apresentações que entrelaçam arte, história, memória, arqueologia e meio ambiente, destacando o papel do museu como espaço vivo de diálogo entre passado e presente.
Especialistas, artistas, mestres de saberes e pesquisadores vão refletir sobre os eixos curatoriais da exposição, que abordam desde os povos originários e os encontros de culturas até a Conjuração Mineira, a arquitetura e a vida doméstica, além das trajetórias ligadas à preservação do patrimônio cultural no Brasil. Os convidados compartilharão com a equipe curatorial uma comunicação ou fala livre sobre os os temas do recorte curatorial e sobre o legado de histórias das gerações passadas, lições de sabedoria e frutos de experiências acumuladas.
“O seminário reafirma o papel do Museu Casa Padre Toledo como espaço de escuta, pesquisa e construção coletiva de memórias, em que o diálogo entre arte, história e comunidade ressignifica o modo como olhamos para o passado e o que dele permanece vivo no presente”, destaca-se no texto de divulgação do evento. O catálogo completo do evento pode ser encontrado na página do Instagram do Museu.
Programação
Dia 20, quinta-feira
9h – Abertura
Com Patricia Franca-Huchet, diretora do Campus Cultural UFMG em Tiradentes, e Lorena Mello, museóloga do MCPT.
9h30 às 12h30 – A presença da cultura negra em Tiradentes e na região: passado presente
Com mediação de Sônia Queiróz e participação de Pablo L. de Oliveira Lima (UFMG), Elizabeth Ramos (UFSJ) e Thiago Luiz Guimarães Caetano (UFSJ). Debate sobre ancestralidade, memória e protagonismo negro nas artes, nos ofícios e nas formas de resistência cultural.
14h30 às 16h – Encontros de culturas e histórias: meio ambiente, história e arqueologia
Com mediação de Luiz Cruz (UFMG) e intervenções de Mariana e Marcos Paineira, José Newton Coelho Meneses (UFMG), José Maurício (IPHAN Tiradentes) e Ello Brasil (Santa Cruz de Minas).
17h30 – Mostra de filmes do projeto Con(fiar): ‘O fio que borda e costura memórias negras no Campo das Vertentes’
Curadoria de Jardel Santos, com exibição de quatro curtas que destacam personagens e tradições afro-mineiras: Abençoada cura, Força dos orixás, Fios de calda e Luz do interior.
Dia 21, sexta-feira
9h30 às 12h30 – A região e seus povos originários, ocupações e encontros de culturas
Com Leonardo Rocha (UFSJ) e Maria Inês de Almeida (UFMG). Discussão sobre as presenças indígenas e a formação histórica e ambiental da região.
14h às 16h30 – Tiradentes Passado Presente: uma nova expografia
Mesa mediada por Patricia Franca-Huchet (UFMG), com Fabrício Fernandino, Dina Marques e Pedro Nabuco, que apresentam perspectivas sobre a criação da nova exposição do museu e seus desdobramentos conceituais.
(Com Secretaria do Campus Cultural UFMG em Tiradentes)
20 a 21 de novembro, 9h
Evento gratuito
Rua Padre Toledo, 190 – Centro, Tiradentes