Voltar para o Início Ir para o rodapé
Evento Cultural

‘Conversas de terreiro’: slammer Menino Jazz fala de sua trajetória poética na última edição do projeto em 2025

A imagem mostra uma pessoa de pele escura com cabelo curto e crespo, em pé, segurando um microfone e gesticulando com a mão esquerda, que faz um sinal de "V" com os dedos. A pessoa está sorrindo e olhando para o lado direito da foto. Ela veste uma jaqueta ou casaco preto sobre uma blusa de gola alta preta, e calças claras com padrões. Um colar com um pingente em forma de cruz é visível. O fundo da imagem é uma parede com um padrão de quadrados marrons e azuis, e uma faixa vermelha na parte superior.
Menino Jazz se destaca na cena do ‘slammer’ em Minas Gerais
Foto: Divulgação

22 de nov

17h

Evento presencial Ver informações

Evento gratuito

Compartilhe:

O Espaço do Conhecimento UFMG recebe neste sábado, 22, às 17h, o slammer Menino Jazz em encontro especial na última edição de 2025 do projeto Multiverso: conversas de terreiro. Em bate-papo mediado por Gil Amâncio, músico, professor do curso de Teatro da UFMG e coordenador da iniciativa, serão abordados o “legado e os novos caminhos que reverberam pela arte da palavra”, destaca-se no texto de divulgação. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos, sem necessidade de retirada de ingressos.

Criado na década de 1980, em Chicago, nos Estados Unidos, e popularizado no Brasil a partir de 2008 por Roberta Estrela D’Alva, o slam é uma competição de poesia falada que reúne a corporeidade, a performance e a expressão cultural periférica. O evento vai celebrar a arte negra e periférica por meio da ancestralidade, da coragem e do axé que atravessam palavras. Entre cantos e versos, Menino Jazz vai compartilhar sua trajetória com a oralidade e a poesia, demonstrando a conexão entre resistência e afeto.

Amor, poder da palavra e axé
Poeta, slammer, apresentador, cantor, oficineiro, rezador, mestre de cerimônia e escritor, Menino Jazz é, desde de 2016, performer do slam. Em 2017 e 2019, venceu o Slam MG e representou o estado nas semifinais do campeonato nacional Slam BR, realizado em São Paulo. Autor das zines Tudo está dentro e CORAGEM, Jazz participou como convidado do Slam BNDES, do Slam das Manas e da Festa Literária das Periferias (Flup).

Em novembro de 2021, lançou o livro Abaixo da luz do sol (Editora Impressões de Minas). Entre seus diversos trabalhos, destaca-se a performance Canto pra Oxalá, que reúne percussão, cantos ancestrais e poesia. Ele já realizou oficinas em escolas para grupos de professores de referência da educação infantil na Regional Pampulha. Cofundador do podcast Do fundo da boca, juntamente com o poeta Wellington Sabino, o slammer pauta seus trabalhos no amor, no poder da palavra e no axé.

Data e Hora

22 de novembro, 17h

Investimento

Evento gratuito

Evento presencial

Local: Hall do 5º andar do Espaço do Conhecimento UFMG

Endereço: Praça da Liberdade, 700 – Funcionários, Belo Horizonte