Exposição no Espaço do Conhecimento reúne histórias das relações migratórias entre Brasil e China
O Espaço do Conhecimento UFMG inaugurou a exposição de curta-duração Diários transnacionais, em que apresenta os resultados de pesquisa internacional que investiga as relações entre migração, comércio e formas de subsistência urbana na rota entre Brasil e China. A mostra, que parte de experiências vividas especialmente no hipercentro em Belo Horizonte, está instalada no hall do 5º andar do museu e pode ser visitada até 15 de março. A entrada é gratuita.
Por meio de imagens, textos e elementos visuais, a exposição é um espaço com memórias, trajetórias e narrativas relacionadas à economia popular chinesa na cidade. Os conteúdos apresentados são resultado de encontros etnográficos, workshops e processos colaborativos, realizados com participantes da pesquisa.
“A fotografia ocupa lugar central na mostra, não apenas como registro, mas como método de aproximação, troca e coautoria. As imagens revelam vínculos familiares, redes de trabalho, percursos pela cidade, idiomas, afetos e gestos que compõem a presença chinesa em Belo Horizonte”, descreve-se no texto de divulgação distribuído pelo Espaço do Conhecimento.
‘Topografia do trânsito’
Formada por tecidos coloridos suspensos, guiados por barras de bambu, fios de nylon e cabos de aço, a montagem propõe uma “topografia do trânsito”. Os elementos conduzem o público por rolos de tecido impressos com fotografias e textos bilíngues, em português e mandarim.
Integrante da programação especial de férias do museu, a exposição amplia as possibilidades de visitação no período, aberto para públicos de diferentes idades refletirem sobre a migração, a cidade e a convivência. Fruto de parceria entre a Birkbeck, University of London, e UFMG, o projeto é coordenado pela professora Mara Nogueira, com colaboração dos professores João Tonucci, do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, e Renata Marquez, da Escola de Arquitetura da UFMG. A pesquisa recebeu financiamento da British Academy, por meio do edital UK’s Official Development Assistance (ODA) – International Interdisciplinary Research Projects 2024.
09 de janeiro a 15 de março
Evento gratuito
Local: Espaço do Conhecimento UFMG
Endereço: Praça da Liberdade, 700, Funcionários, Belo Horizonte (MG)