O ‘segredo bem guardado’ de Isabel Moreira em exposição no Centro Cultural
O Centro Cultural UFMG inaugura, nesta sexta-feira, dia 13, às 19h, a exposição individual Meu segredo bem guardado, da artista Isabel Moreira, com curadoria de Maria Mendes. A mostra reúne séries de desenhos, registros de performance, videoarte e instalação e permanece exposta até o dia 23 de março, com entrada gratuita e classificação livre.
Em Meu segredo bem guardado, Isabel concebe a exposição como uma grande obra, na qual cada elemento contribui para a construção de uma experiência integrada. Reforçando a ideia de unidade do conjunto, os trabalhos são articulados de modo que se relacionam de forma quase indissociável.
A artista articula um ambiente que se estrutura na dimensão do sensível e do anseio. Com esse espaço-obra, ela propõe ao público um mergulho em sua investigação sobre intimidade e pertencimento.
Sobre a artista
Isabel Moreira é graduanda em Artes Gráficas pela Escolas de Belas Artes (EBA) da UFMG e trabalha com desenho, fotografia e performance, “explorando o contraste entre o universo da intimidade e o espaço coletivo”, destaca-se no texto de divulgação. Sua pesquisa investiga as demarcações de espaços e fronteiras, tanto nas paisagens internas quanto externas, refletindo sobre as questões de pertencimento e os limites do que é considerado dentro e fora de casa. A artista participou da exposição Sob o mesmo céu, no Festival de Fotografia de Tiradentes, em 2023, e integrou a 1ª edição da residência Casa Camelo, em 2024.
Maria Mendes
Artista-curadora, é graduada em Artes Visuais pela EBA e cursa MBA em Gestão de Museus e Inovação na Associação Brasileira de Gestão Cultural. Em 2024, participou da Residência Curatorial da ZAIT e da residência artística OCUPA ESPAI. Entre os projetos que integrou, destacam-se a atuação como assistente de curadoria na exposição Corina, de Luisa Godoy, em 2025, e participações em importantes exposições coletivas, como Sobre isto, Sobretudo sobre tudo isso, no Museu Mineiro, e Cientistas e alquimistas, no Palácio das Artes, ambas em 2024. No anterior, realizou sua primeira exposição individual, intitulada Água-desenho: paisagens de mundo, no Centro Cultural UFMG.
13 de fevereiro a 23 de março, 19h
Evento gratuito
Local: Centro Cultural UFMG
Endereço: Avenida Santos Dumont, 174 – Centro, Belo Horizonte