República Jenipapo recebe jornalista Bernardo Mello Franco, autor de diário sobre a era Bolsonaro
O jornalista Bernardo Mello Franco, colunista do jornal O Globo, é o convidado de novembro da República Jenipapo, ciclo de conversas mensais organizado pelo Projeto República, da UFMG, em parceria com a Livraria Jenipapo. Na terça-feira, dia 25, Mello Franco lança o livro Arquitetura da destruição – um diário da era Bolsonaro, em bate-papo com os historiadores Heloísa Starling e Álvaro Camara.
O livro conta a história do governo Bolsonaro em textos escritos a quente, nos quais analisa os fatos e indica ações e omissões que deixaram o país à beira de um golpe de Estado. Para o autor, a ameaça à democracia não foi superada, apesar da condenação de Bolsonaro e aliados. A extrema direita fincou raízes na sociedade, dominou o campo conservador e tentará se reorganizar para voltar ao poder.
Escalada autoritária
O ápice da escalada autoritária se deu em 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores do ex-presidente invadiram e depredaram as sedes dos três poderes, em Brasília. Foi uma tentativa de derrubar o governo recém-eleito, destituir a cúpula do Judiciário e devolver o comando do país ao candidato derrotado.
O processo começou cinco anos antes, quando o político de discurso extremista driblou grandes partidos e conseguiu chegar à Presidência. No poder, ele militarizou a máquina pública, incentivou atos contra a democracia e passou a preparar uma ruptura institucional.
O encontro de Bernardo Mello Franco com os pesquisadores do Projeto República começa às 19h na praça em frente à Livraria Jenipapo, localizada na Savassi.
25 de novembro
Evento gratuito
Local: Livraria Jenipapo
Endereço: Rua Fernandes Tourinho, 241 - Savassi - BH-MG