Voltar para o Início Ir para o rodapé
ô abre alas!

Ars Nova cai na folia e faz concerto dedicado ao carnaval

Gratuita, apresentação do coral da UFMG será na noite desta segunda, 24, no auditório do Conservatório

Por Ewerton Martins Ribeiro

Imagem mostra apresentação do grupo do ponto de vista da público
Sai a roupa preta, entra a purpirina: Ars Nova fará o seu primeiro concerto dedicado ao carnaval
Foto: Sílvia Dutra

Pela primeira vez, o Ars Nova – Coral da UFMG participa do carnaval de Belo Horizonte. Na verdade, do pré-carnaval. Nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, às 20h, o premiado grupo musical da Universidade fará uma apresentação gratuita no Conservatório UFMG, com repertório montado exclusivamente com músicas que tematizam ou aludem à festa.

O concerto contará com a participação de cerca de 20 coristas, divididos entre sopranos, contraltos, tenores e baixos. Sob a regência de Arnon Oliveira, maestro do Ars Nova, a apresentação do “bloco Arsfolia”, como ele tem sido chamado, ainda terá participação especial de Lucas Telles (violão), Fernando Rocha e André Limão (percussão) e Julio Bastos (piano).

“O repertório do concerto terá canções emblemáticas do carnaval brasileiro, todas em arranjos vocais que exploram a riqueza e a expressividade da música coral”, conta Arnon Oliveira. Os arranjos vocais da apresentação são de Marcos Leite, Hely Drummond e Marcelo Minal, nomes-referência no cenário da música coral brasileira.

“Eles criaram arranjos para coro de diversos clássicos do carnaval, dando novas roupagens a essas canções tradicionais. O público poderá ouvir essas obras em versões corais elaboradas, mas mantendo, ao mesmo tempo, o espírito festivo e vibrante do gênero.”

Versatilidade
Integram o repertório do concerto canções como Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, No cordão da saideira, de Edu Lobo, Pastorinhas, de Noel Rosa, Máscara negra, de Zé Kéti, e Pierrô apaixonado, de Noel Rosa e Heitor dos Prazeres, entre outras.

Segundo Arnon, a ideia da apresentação surgiu da vontade de explorar a riqueza do folia brasileira no universo coral. O Ars Nova, tradicionalmente conhecido por sua versatilidade musical, já transitou por diversos gêneros e épocas, mas esta é sua primeira incursão no repertório carnavalesco.

“No passado, algumas apresentações do coro já incluíram músicas de carnaval, mas sempre dentro de programas mais variados. Desta vez, o objetivo é realmente destacar a potência rítmica e melódica desse repertório, valorizando sua riqueza harmônica e suas possibilidades expressivas dentro da música coral”, explica o maestro.

“A proposta é trazer ao público uma folia diferente, em que a tradição dos blocos e das marchinhas se une à sofisticação dos arranjos corais, proporcionando uma experiência vibrante e emocionante”, conclui o coordenador do Ars Nova. 

O Conservatório UFMG fica na Avenida Afonso Pena, 1.534, no Centro de Belo Horizonte.

Categoria: Arte e Cultura

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Arte e Cultura