Ars Nova cai na folia e faz concerto dedicado ao carnaval
Gratuita, apresentação do coral da UFMG será na noite desta segunda, 24, no auditório do Conservatório
Por Ewerton Martins Ribeiro
Pela primeira vez, o Ars Nova – Coral da UFMG participa do carnaval de Belo Horizonte. Na verdade, do pré-carnaval. Nesta segunda-feira, 24 de fevereiro, às 20h, o premiado grupo musical da Universidade fará uma apresentação gratuita no Conservatório UFMG, com repertório montado exclusivamente com músicas que tematizam ou aludem à festa.
O concerto contará com a participação de cerca de 20 coristas, divididos entre sopranos, contraltos, tenores e baixos. Sob a regência de Arnon Oliveira, maestro do Ars Nova, a apresentação do “bloco Arsfolia”, como ele tem sido chamado, ainda terá participação especial de Lucas Telles (violão), Fernando Rocha e André Limão (percussão) e Julio Bastos (piano).
“O repertório do concerto terá canções emblemáticas do carnaval brasileiro, todas em arranjos vocais que exploram a riqueza e a expressividade da música coral”, conta Arnon Oliveira. Os arranjos vocais da apresentação são de Marcos Leite, Hely Drummond e Marcelo Minal, nomes-referência no cenário da música coral brasileira.
“Eles criaram arranjos para coro de diversos clássicos do carnaval, dando novas roupagens a essas canções tradicionais. O público poderá ouvir essas obras em versões corais elaboradas, mas mantendo, ao mesmo tempo, o espírito festivo e vibrante do gênero.”
Versatilidade
Integram o repertório do concerto canções como Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, No cordão da saideira, de Edu Lobo, Pastorinhas, de Noel Rosa, Máscara negra, de Zé Kéti, e Pierrô apaixonado, de Noel Rosa e Heitor dos Prazeres, entre outras.
Segundo Arnon, a ideia da apresentação surgiu da vontade de explorar a riqueza do folia brasileira no universo coral. O Ars Nova, tradicionalmente conhecido por sua versatilidade musical, já transitou por diversos gêneros e épocas, mas esta é sua primeira incursão no repertório carnavalesco.
“No passado, algumas apresentações do coro já incluíram músicas de carnaval, mas sempre dentro de programas mais variados. Desta vez, o objetivo é realmente destacar a potência rítmica e melódica desse repertório, valorizando sua riqueza harmônica e suas possibilidades expressivas dentro da música coral”, explica o maestro.
“A proposta é trazer ao público uma folia diferente, em que a tradição dos blocos e das marchinhas se une à sofisticação dos arranjos corais, proporcionando uma experiência vibrante e emocionante”, conclui o coordenador do Ars Nova.
O Conservatório UFMG fica na Avenida Afonso Pena, 1.534, no Centro de Belo Horizonte.
Mais lidos
Semana
-
Ensino de excelência Curso de Medicina da UFMG recebe conceito máximo no Enamed
Exame substituiu o Enare e o Enade na avaliação dos cursos de medicina do país; instituições públicas foram destaque no levantamento
-
Processo seletivo Resultado da chamada regular do Sisu 2026 sai nesta quinta, 29
Candidatos devem manifestar interesse em participar das listas de espera até o dia 2, quando a UFMG também publicará sua lista de aprovados; registro acadêmico na Universidade será feito até o próximo dia 5
-
Processo seletivo Sisu 2026: UFMG ofertará 6.552 vagas em 87 cursos de graduação
Inscrições serão realizadas de 19 a 23 de janeiro; guia lançado pela Universidade orienta candidatos
-
Programe-se UFMG aprova calendário escolar de 2026
Principais procedimentos e datas da rotina acadêmica estão estabelecidos em resolução do Cepe
-
Processo seletivo Termina nesta sexta, 23, prazo para inscrições de candidatos no Sisu 2026
UFMG está ofertando mais de 6,5 mil vagas neste ano, em 87 cursos; agora, os cursos de Teatro da Universidade também têm suas vagas preenchidas pelo sistema
Notícias por categoria
Arte e Cultura
-
Selo Estraladabão Editora UFMG lança obra que explica funcionamento do coração a crianças
Livro é a mais recente publicação de selo dedicado à divulgação científica para o público infantil
-
Sentimentos do Mundo Em especial, TV UFMG resgata show histórico do Clube da Esquina no campus Pampulha
Produção celebra legado de um dos maiores movimentos musicais do país e homenageia Lô Borges, que morreu no mês passado
-
Diversidade do audiovisual Novos olhares do cinema brasileiro chegam ao Panorâmica, da TV UFMG
Foram selecionados 13 filmes de diferentes regiões do Brasil para exibição em 2026
-
Livros Editora UFMG tem três obras premiadas pela Abeu
Publicações foram contempladas nas categorias Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Vida e Literatura Infantojuvenil
-
Movimento Slam Pesquisas da UFMG mapeiam a força das ‘batalhas de poesia’ em Belo Horizonte
Capital desponta como referência nacional dessa expressão literária das periferias, que, apesar de ainda ignorada por parte da intelectualidade, inspira produções acadêmicas sob diferentes perspectivas