Voltar para o Início Ir para o rodapé
Sentimentos do Mundo

Em especial, TV UFMG resgata show histórico do Clube da Esquina no campus Pampulha

Produção celebra legado de um dos maiores movimentos musicais do país e homenageia Lô Borges, que morreu no mês passado

Por TV UFMG

Estreou hoje, 22 de dezembro, no canal da TV UFMG no YouTube, o programa Memória UFMG Especial – Clube da Esquina. O espetáculo foi gravado em 2012, no campus Pampulha, e reuniu Milton Nascimento e Lô Borges, com participação especial de Wagner Tiso e abertura do quarteto mineiro Cobra Coral, formado, à época, por Mariana Nunes, Pedro Morais, Kadu Vianna e Flávio Henrique, que faleceu em 2018.

Produzido pelo programa Sentimentos do Mundo e com promoção do Museu Clube da Esquina, o encontro comemorou os 40 anos do álbum homônimo, lançado em março de 1972 e apontado como um dos mais importantes da história musical brasileira. A apresentação, com cerca de duas horas de duração, considerando as duas atrações, foi registrada na íntegra pela equipe da TV e recuperada neste ano a partir do acervo pelo técnico audiovisual do Centro de Comunicação da UFMG Ravik Oliveira.

Para a coordenadora de conteúdo da TV UFMG, Ariane Gervásio, o show é uma celebração do encontro da UFMG com a música mineira, especialmente neste momento em que a Universidade concede o título de Doutor Honoris Causa aos compositores Milton Nascimento e Toninho Horta. “O resgate desse tipo de evento é resultado de esforço para manter vivo, por meio das lentes, o legado de uma instituição centenária”, diz a coordenadora.

Notícias relacionadas:

Institucional UFMG concede, na segunda, título de Doutor Honoris Causa a Milton Nascimento e a Toninho Horta

Nesta segunda-feira, 22 de dezembro, os músicos Milton Nascimento e Toninho Horta receberão o título de Doutor Honoris Causa da UFMG. A solenidade terá início às 19h no auditório da Reitoria, no campus Pampulha. O título de Milton será recebido por professores da UFMG e por Toninho Horta, em nome do amigo. Ao término da […]

O produtor e editor de vídeo do programa Memória UFMG Especial, Otávio Zonatto, afirma que trabalhar com o material foi uma experiência gratificante e prazerosa. “Saber que esse registro existia, descobrir aos poucos o seu conteúdo e constatar que o show estava preservado na íntegra foi incrível. E eu ainda era estudante de Comunicação e estava na plateia, há 13 anos. Sou fã do Clube da Esquina desde criança e me emocionei várias vezes durante a edição e a pesquisa, ainda mais com a partida do Lô [em 2 de novembro]. Fico muito feliz por contribuir para levar essa apresentação histórica ao público neste momento”, revela.

A série Memória UFMG, que estreou neste ano, recupera registros da Universidade preservados no Cedoc da TV UFMG e em outros acervos institucionais. A iniciativa contempla uma variedade de formatos que articulam imagens históricas, curiosidades e acontecimentos marcantes, além de trechos de entrevistas e depoimentos que evidenciam mudanças e reflexões sobre as transformações da instituição ao longo do tempo.

O show também será transmitido pela Rádio UFMG Educativa (104.5 FM) nos dias 24, às 10h, e 27 de dezembro, às 14h.

O ciclo
O Ciclo de Conferências Sentimentos do Mundo foi concebido em 2007 para celebrar os 80 anos da Universidade Federal de Minas Gerais. A iniciativa promoveu uma série de debates sobre temas contemporâneos, com convidados de diversas áreas do conhecimento, além de concertos e espetáculos apresentados ao ar livre no campus Pampulha. Ao longo de mais de cinco anos de realização, a UFMG recebeu nomes de destaque nos cenários nacional e internacional, como Mia Couto, David Lynch, Danielle Mitterrand, Maria Bethânia, Arnaldo Antunes e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Categoria: Arte e Cultura

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Arte e Cultura