Exposição na Casa Padre Toledo é premiada em fórum de museus universitários
Realizado na última semana de agosto, em Fortaleza, encontro reuniu profissionais, professores, estudantes e pesquisadores de todo o país
Por Jardel Santos | Campus Cultural UFMG em Tiradentes
A exposição de longa duração Tiradentes Passado Presente, concebida pelo Museu Casa Padre Toledo, conquistou reconhecimento nacional no 8º Fórum Permanente de Museus Universitários (8FPMU), realizado, de 25 a 29 de agosto, na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. A exposição foi eleita o melhor trabalho na categoria Comunicação oral em relato de experiência do Prêmio Edna Taveira, que destaca a excelência e a inovação nas áreas de museus e coleções universitárias.
Com o tema Coleções, museus universitários e sociedade: elos entre ciência, cultura e comunidade, o encontro reuniu profissionais, professores, estudantes e pesquisadores de todo o país para refletir sobre o papel dos museus universitários como espaços de memória, ciência e cidadania. A programação incluiu conferências, apresentações orais, sessões de pôsteres, painéis, visitas técnicas e debates que fortaleceram a troca de experiências e a cooperação entre instituições.
Abordagem crítica e documental
A proposta do Museu Casa Padre Toledo destacou-se ao compartilhar o processo de concepção e montagem da nova exposição, inaugurada em julho deste ano. O projeto foi reconhecido por sua abordagem crítica e documental da história de Tiradentes, articulando três grandes dimensões: a memória da Conjuração Mineira e a figura de Padre Toledo, as histórias locais (do passado ao presente), incluindo saberes e práticas das comunidades afrodescendentes, e a consolidação do conceito de patrimônio cultural no Brasil, marcado pela atuação de Rodrigo Mello Franco de Andrade e pelo tombamento da cidade em 1938.
A curadoria, formada por Fabrício Fernandino, Patricia Franca-Huchet, Fernando Mencarelli, Diná Marques Pereira e Lorena Mello, estruturou um percurso expográfico em eixos entrelaçados por histórias vivas, valorizando tanto a arquitetura colonial da casa do século XVIII quanto os modos de vida, religiosidades, resistências e memórias do povo tiradentino.
O reconhecimento reforça o caráter inovador da proposta, que alia pesquisa acadêmica, diálogo comunitário e práticas museológicas decoloniais. Mais do que um espaço de contemplação, o museu se firma como lugar de cultura e de memória, no qual a cidade e sua população podem se reconhecer e participar ativamente da construção das narrativas expostas.
‘Museu em movimento’
O relato feito em Fortaleza destacou ainda os desafios e conquistas do processo: a renovação expográfica, iniciada em 2024, foi marcada por ampla participação de pesquisadores e da comunidade local, incorporando o conceito de “museu em movimento”. Essa dinâmica permitiu que, mesmo durante as obras, a população tivesse acesso gratuito ao espaço, acompanhando e se apropriando do seu processo de transformação.
O Museu Casa Padre Toledo é um dos equipamentos do campus Cultural UFMG em Tiradentes, vinculado à Pró-reitoria de Cultura da UFMG.
Mais lidos
Semana
-
RUF UFMG é a melhor federal do Brasil em ranking do jornal Folha de S.Paulo
Universidade ocupa a terceira posição geral, com diferença de apenas 0,47 ponto em relação à segunda colocada
-
SEMANA DO CONHECIMENTO Teses da Física, da Ciência Animal e da Análise e Modelagem de Sistemas Ambientais vencem Grande Prêmio
Comissão escolheu os ganhadores entre 65 indicados pelos programas de pós-graduação; outras três pesquisas receberam menções honrosas
-
Destaques Semana do Conhecimento: 79 trabalhos são premiados entre mais de 3 mil inscritos
Na solenidade de encerramento, pró-reitor de Pesquisa, Fernando Reis, falou sobre correlação entre democracia e ciência
-
Rankings UFMG é a federal com produção científica de maior impacto em citações, diz levantamento de Stanford
Sessenta e quatro pesquisadores de 34 áreas da Universidade figuram na lista organizada em parceria com a Elsevier
-
ações afirmativas UFMG recebe inscrições para compor bancas de heteroidentificação
Seleção é aberta a docentes, técnicos e estudantes; participação em oficinas formativas é pré-requisito
Notícias por categoria
Arte e Cultura
-
Cultura Campus Tiradentes celebra Semana Nacional do Livro e da Biblioteca
Sarau, roda de poesia e cordel, exposição, lançamentos de livros, seminário e feira de troca literária são atrações do evento
-
Memória Acervo histórico do Colégio Técnico está disponível para consulta local
Obras doadas pelo Conselho Britânico funcionam como registro dos primeiros anos de funcionamento da Unidade
-
Espaço do Conhecimento Computação se une à astronomia para iluminar o céu de Belo Horizonte
Astrofotografias são projetadas à noite na fachada digital
-
Papo em pauta Liça Pataxoop, educadora e liderança indígena, é a convidada de novo episódio de podcast do Espaço do Conhecimento
Artista residente na aldeia de Muã Mimatxi, em Itapecerica (MG), é criadora dos desenhos-narrativas tehêys e propõe reflexões sobre os ensinamentos da natureza
-
Chamada pública Centro Cultural recebe inscrições de propostas para exposições em suas galerias
Mostras selecionadas vão ocupar os espaços expositivos de março de 2027 a janeiro de 2028
Feed RSS
Receba atualizações das últimas notícias publicadas.