Voltar para o Início Ir para o rodapé
Economia em diálogo

TV UFMG e Fundação Ipead lançam programa que busca ‘descomplicar’ a economia

Na edição de estreia, professores da Face discutiram os efeitos do 'tarifaço' de Donald Trump

Por Redação

Foi ao ar, no último dia 27, a primeira edição do programa Economia em diálogo, parceria entre a TV UFMG e a Fundação Ipead. Com periodicidade mensal, o programa debate temas econômicos nacionais e internacionais com convidados de diversas áreas do conhecimento. O projeto busca falar sobre economia de forma descomplicada, tornando mais próximos do público assuntos que, à primeira vista, possam parecer complexos ou difíceis de entender.

O primeiro programa trouxe o tema Tarifaço: o mundo em tensão. Ao longo de 2025, o presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, anunciou um aumento significativo nas taxas de importação no país. O chamado tarifaço teve efeitos negativos na economia estadunidense e mundial e gerou tensões geopolíticas globais que se desdobram até hoje.

Para falar sobre o tema, o programa recebeu o professor Fabrício Missio, do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG e presidente da Fundação Ipead, e a professora Carolina Moulin, também do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG e coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello na Universidade.

Expansão de formatos
Segundo a coordenadora de conteúdo da TV UFMG, Ariane Gervásio, o Economia em diálogo é um projeto inédito na emissora: “Já desenvolvemos quadros e matérias sobre o tema, mas nunca tivemos um produto específico que tratasse de economia. O programa chega para expandir os formatos e as possibilidades da TV UFMG. Com o trabalho de uma equipe qualificada e criativa, estamos propondo uma linguagem acessível, que dialogue com as novas necessidades da vida e com a nossa convivência em sociedade”, ressaltou.

“A gente ficou muito feliz com a primeira gravação. Foi incrível ver tudo funcionando: o cenário, o trabalho da equipe e a conversa”, afirmou o jornalista e apresentador do programa, Otávio Zonatto. Ele também destacou a importância de falar sobre economia de forma descomplicada: “Mesmo que possa parecer complexa, a economia mexe com a vida de todos nós. A população precisa estar informada sobre isso.”

Primeira edição do programa, gravada no estúdio da TV UFMG, reuniu os professores Fabrício Missio e Carolina Moulin
Foto: Raphaella Dias | UFMG

A diretora-geral do projeto, Vitória Brunini, ressaltou que a parceria é de grande valor: “O Ipead é uma instituição renomada dentro e fora da Universidade, que oferece pesquisas e serviços de excelência. Já a TV UFMG é o órgão audiovisual oficial da Universidade e, há 27 anos, produz e divulga conteúdos educativos, científicos e culturais em diversos formatos e linguagens. O resultado dessa parceria não poderia ser outro: conhecimento de qualidade embalado por uma linguagem que dialoga com a sociedade.”

Para o presidente da Fundação Ipead, Fabrício Missio, a parceria com a TV UFMG é muito especial: “Quando pensamos no Economia em diálogo, queríamos criar um espaço onde economia deixasse de ser assunto de especialista e passasse a fazer parte da conversa cotidiana das pessoas. E a TV UFMG tem exatamente esse espírito: comunicar com qualidade, com responsabilidade e com compromisso público”, ressaltou.

Missio enfatizou que, há 77 anos, a Fundação Ipead produz pesquisa econômica aplicada e hoje é referência nacional na análise e no debate econômico. Lastreado por esse histórico, surge o Economia em diálogo, um programa que traz temas que afetam o cotidiano da população. “Estamos muito animados com o que vem por aí”, finalizou Fabrício Missio.

O Economia em diálogo vai ao ar sempre na última segunda-feira do mês, no canal da TV UFMG no YouTube.

Ficha técnica: Vitória Brunini (produção e direção geral), Otávio Zonatto (apresentação e produção), Alan Garcia (iluminação e câmera), Samuel do Vale (iluminação e som), Ed Andrade e Matheus Lukashevich (concepção de cenografia), Lucas Tunes (direção de imagem), Ângelo Araújo (câmera), Letícia Barbosa (operação de GC), João Teixeira Jr. (videografismo) e Louí Barbosa (consultoria de figurino)

Notícias relacionadas:

Extensão Agroindústria de pequi liderada por mulheres quilombolas é tema de reportagem da TV UFMG

A TV UFMG estreou reportagem especial que apresenta a trajetória da Pontinha de Sabor, agroindústria de pequi liderada por mulheres no Quilombo da Pontinha, em Paraopeba, Minas Gerais. A partir do fruto símbolo do Cerrado, o grupo produz alimentos como doce em barra, castanha cristalizada, farofa, cremes e óleo, combinando produção sustentável e geração de […]

Arte e Cultura Episódio do ‘Panorâmica’ emociona com celebração do reencontro e dos laços familiares

Após anos afastadas, duas irmãs se reencontram para cumprir o último desejo da mãe: lançar suas cinzas do alto da Pedra do Relógio, em sua cidade natal. Esse é enredo do curta de ficção A pedra do relógio, que estreou nesta quinta-feira, dia 29, no âmbito do programa Panorâmica, da TV UFMG. A direção e produção são de Ricardo Valle, com roteiro de Carol […]

Arte e Cultura Curta-metragem aborda mistério de ovo fossilizado encontrado no Sul do Brasil

O programa Panorâmica, da TV UFMG, estreou nesta quinta-feira, dia 2, o curta-metragem Ovo de dinossauro, documentário que acompanha Maximiliano Bielaski, um guardião das lendas e saberes do Rio Grande do Sul. Ele dedica sua vida à caça de tesouros e à preservação de objetos históricos. A partir desse enredo, o filme proporciona uma emocionante jornada de descoberta, na qual um ovo […]

Categoria: Arte e Cultura

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Arte e Cultura

Sugira uma pauta

Acesse o formulário e sugira uma pauta para ser discutida.

Sugerir Pauta

Feed RSS

Receba atualizações das últimas notícias publicadas.