UFMG seleciona propostas para compor exibição fotográfica em festival em Tiradentes
Obras selecionadas serão exibidas na forma de projeção; inscrições encerram-se no domingo, 19 de janeiro
O Núcleo de Pesquisa em Fotografia da Escola de Belas Artes da UFMG, o Campus Cultural UFMG em Tiradentes e a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade estão selecionando propostas para exibição no 14º Festival de Fotografia de Tiradentes. As obras vão compor projeção, que tem o objetivo de divulgar a produção em fotografia desenvolvida no âmbito da UFMG, nas disciplinas de graduação, pós-graduação e de projetos de pesquisa e de extensão.
As inscrições poderão ser feitas até as 23h59 do dia 19 de janeiro por meio de formulário on-line. Podem se inscrever estudantes (ou recém-egressos), professores e técnicos-administrativos cujos trabalhos inscritos tenham sido desenvolvidos em atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão da UFMG – é vedada a participação de integrantes da equipe de organização da mostra, da comissão de seleção e de seus parentes até o 3° graus. Também é permitida a inscrição de trabalhos realizados em dupla ou em grupo, desde que seja informado o nome de todos os componentes.
Requisitos para inscrição
A proposta submetida deve consistir em trabalho fotográfico de 10 a 15 imagens, acompanhado de breve apresentação (máximo de 8 linhas). Serão aceitos trabalhos em fotografia em todos os seus formatos e múltiplas possibilidades de articulação com outras linguagens, desde que adequados ou adaptáveis à projeção.
É permitido o envio de, no máximo, duas propostas por proponente, em formulário separado com todos os dados solicitados. Os membros de um coletivo poderão se inscrever apenas mais uma vez, em outro coletivo ou individualmente, totalizando sua participação em duas inscrições.
Os arquivos devem seguir as especificações presentes na seção “Como se inscrever” da convocatória.
Seleção e exibição
A Comissão Curadora, formada por professores do Departamento de Fotografia e Cinema da EBA e por ao menos um integrante externo, construirá a projeção com base nos trabalhos recebidos, preservando as séries autorais e identificando cada conjunto com os créditos devidos.
O conjunto de trabalhos selecionados será editado e integrará duas exibições em datas a serem definidas, na cidade de Tiradentes, no período de realização do evento, com realização prevista para o período de 26 a 30 de março.
O resultado será divulgado no dia 3 de fevereiro nos perfis do Campus Cultural UFMG em Tiradentes (Instagram e Facebook) e nas redes sociais do Núcleo de Pesquisa em Fotografia (N’Foto).
Mais lidos
Semana
-
Processo seletivo Resultado da chamada regular do Sisu UFMG já está disponível
Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da Universidade disponibiliza canais para esclarecimento de dúvidas
-
Processo seletivo Sisu solta resultado da chamada regular; UFMG vai divulgar sua lista de classificados dia 2
Registro acadêmico na Universidade deverá ser feito de 2 a 5 de fevereiro; prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera termina também no dia 2
-
Programe-se UFMG aprova calendário escolar de 2026
Principais procedimentos e datas da rotina acadêmica estão estabelecidos em resolução do Cepe
-
Capacitação Está aberta a ‘temporada’ de inscrições nas pós-graduações da UFMG
Maioria das pós stricto e lato sensu abrem inscrições no início do ano; atualmente, há oportunidades em áreas como engenharias, arquitetura, ciências agrárias, ciências florestais...
-
Processo seletivo Resultado da chamada regular do Sisu 2026 sai nesta quinta, 29
Candidatos devem manifestar interesse em participar das listas de espera até o dia 2, quando a UFMG também publicará sua lista de aprovados; registro acadêmico na Universidade será feito até o próximo dia 5
Notícias por categoria
Arte e Cultura
-
chamada pública Espaço do Conhecimento seleciona produções audiovisuais para exibição em sua fachada digital
Avaliação observará critérios como coerência conceitual, adequação ao suporte, viabilidade técnica e potencial artístico
-
CULTURA MOVIMENTA Série da TV UFMG explora a fotografia urbana e o cotidiano das cidades
Realizada em parceria com o Comitê de Cultura de Minas Gerais, a série aborda os impactos da cultura na sociedade
-
TV UFMG Histórias em quadrinhos: conheça a cena nacional e mineira
Reportagem da TV UFMG celebra o Dia do Quadrinho Nacional, data que pode ser oficializada por lei ainda em 2026
-
Selo Estraladabão Editora UFMG lança obra que explica funcionamento do coração a crianças
Livro é a mais recente publicação de selo dedicado à divulgação científica para o público infantil
-
Sentimentos do Mundo Em especial, TV UFMG resgata show histórico do Clube da Esquina no campus Pampulha
Produção celebra legado de um dos maiores movimentos musicais do país e homenageia Lô Borges, que morreu no mês passado