Voltar para o Início Ir para o rodapé
Adeus, ano velho

Rádio UFMG Educativa se despede de 2025 com programação especial

Produções inéditas vão ao ar nesta e na próxima semana; homenagem ao Clube da Esquina é um dos destaques

Por Redação

A UFMG Educativa apresenta uma programação especial, com atrações inéditas, para compor sua grade nas duas últimas semanas do ano. Mantendo a tradição de veicular produções especiais nas viradas de ano, a emissora programou quatro atrações neste fim de 2025: uma edição especial do Enchendo a linguística, homenagem ao Clube da Esquina, uma retrospectiva dos principais acontecimentos do ano e uma programação exclusiva no Som da virada para embalar a noite de réveillon. 

Nesta terça-feira, 23, vai ao ar, às 21h, a edição especial e estendida do Enchendo a linguística. A professora da Fale Raquel Abreu-Aoki, uma das coordenadoras do projeto, ao lado da estudante Tamara Lacerda, conversará com os professores Fábio Bonfim e Antônio Guajajara sobre as línguas indígenas brasileiras. Antônio Guajajara é professor de Língua Tenetehára nas aldeias do território Araribóia, no estado do Maranhão, e Fábio Bonfim Duarte é professor titular na Faculdade de Letras da UFMG, referência nos estudos de línguas indígenas. O especial tem duração total de uma hora.

O Enchendo a linguística é produzido pelo Projeto Redigir UFMG, em parceria com a Rádio UFMG Educativa, que busca aproximar a linguística do público amplo, promovendo conversas instigantes sobre temas que atravessam a linguagem em suas diversas manifestações. O programa é semanal, com duração de 15 minutos, e vai ao ar toda quinta-feira, às 17h45.

Gravação do Enchendo a Linguística no estúdio da Rádio UFMG Educativa
Gravação do Enchendo a Linguística no estúdio da Rádio UFMG Educativa
Cláudio Zazá

Na quarta, dia 24, das 10h às 12h, a UFMG Educativa transmite, na íntegra, show histórico realizado no gramado da Reitoria em 2012, reunindo Milton Nascimento, Lô Borges, Wagner Tiso, Murilo Antunes e Márcio Borges. Naquele ano, o Clube da Esquina comemorava 40 anos, e a UFMG estava envolvida na criação do Museu Clube da Esquina. O show é um registro da TV UFMG, que também disponibiliza a partir desta segunda-feira, 22, as imagens da apresentação na sua página neste fim de 2025.

O especial também homenageia Lô Borges, um dos mais importantes e influentes compositores da música popular brasileira e um dos fundadores do Clube da Esquina, morto em novembro, e comemora o reconhecimento de Milton Nascimento e Toninho Horta com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade. Com duas horas de duração, o Especial Clube da Esquina na UFMG terá reapresentação no sábado, 27, a partir das 14h.

Retrospectiva e perspectivas
A segunda-feira, 29 de dezembro, será reservada à Retrospectiva 2025, perspectivas 2026. Às 21h, os jornalistas Ruleandson do Carmo e Jaiane Souza apresentam os destaques na política, tecnologia, saúde, educação, cidadania, direitos humanos e LGBT+, direitos das pessoas com deficiência, cultura e esporte, comentados por especialistas da Universidade e uma convidada da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). O programa também conta com a participação de integrantes da equipe da emissora, que prepararam mensagens e dedicaram músicas para os ouvintes. Com uma hora de duração, a produção que relembra os acontecimentos de 2025 tem reapresentação no dia 31 de dezembro, às 10h30, e no dia 2 de janeiro, às 15h.

Fechando a programação do ano e abrindo a de 2026, o Som da Virada começa às 22h e reúne programas da emissora protagonizados por DJs. Nesta edição, participam DJs e produtores dos programas Hora Rap, Elektronica, Junto e Mixado, Primeira Parada e do mais novo programa da emissora, Brota! Que é Funk. Com três horas de duração, sem intervalos, o especial será conduzido por Breno Rodrigues e Carol Machado, locutores dos programas Primeira Parada e Junto e Mixado, respectivamente. A apresentação e os bate-papos com os DJs prometem bom humor e irreverência, marcas dos programas que integram o especial.

A programação é composta de seis sets mixados, cada um representando a sonoridade dos programas participantes. DJ Clebin Quirino abre o especial apresentando a diversidade do rap, com sons nacionais e internacionais, rap mineiro, R&B e produções autorais. O set traduz o universo do programa Hora Rap, com mixagens rápidas, scratches e colagens. Na sequência, o DJ Leo Oliveira, estudioso do jazz e da música eletrônica, apresenta um set com forte influência do sambaelectro. Mixagens longas, swing e timbres sofisticados marcam a seleção que representa o programa Elektronica. Em seguida, Clever DJ assume o comando com o Set all style, quadro do Junto e Mixado que propõe uma miscelânea de ritmos, épocas e texturas sonoras em um mesmo bloco. No quarto set, antecedendo a virada do ano, DJ Fábio, do Primeira Parada, apresenta um set dançante, com hits do R&B dos anos 2000 em versões exclusivas.

Após a virada, DJ Clebin Quirino retorna representando o programa Brota! Que é Funk, com um set dedicado ao funk BH e ao funk carioca, com montagens, funk consciente e outras vertentes do gênero. DJ Guimyts encerra o especial com mais um Set all style, desta vez misturando faixas que representam todos os programas presentes no especial.

Programação especial de fim de ano na UFMG Educativa

  • Enchendo a linguística – edição especial: 23/12, às 21h
  • Especial Clube da Esquina na UFMG: 24/12, às 10h, e 27/12, às 14h
  • Retrospectiva 2025, perspectivas 2026: 29/12, às 21h; 31/12, às 10h30, e 2/1, às 15h
  • O som da virada: 31/12, às 22h

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Coberturas especiais