Rádio UFMG Educativa comemora 20 anos com novidades na programação
Emissora estreia programas, promove mudanças na grade de horários e lança produções especiais ao longo do mês de setembro
A Rádio UFMG Educativa implementa, a partir desta segunda-feira, 1º de setembro, novas mudanças em seus programas, desta vez no período da tarde. A reformulação é uma das ações que marcam as comemorações dos 20 anos da emissora, que serão completados no próximo dia 6.
As mudanças na programação começam na faixa das 12h30: o Música de concerto teve sua duração reduzida de 30 para 15 minutos, em razão da migração de outros programas para a faixa das 12h45: Aqui tem ciência, na segunda-feira; Compasso latino, na terça; Pílulas do conhecimento – doses de ciência e cultura que vem do Espaço, na quarta; Rádio Terceiro Andar, na quinta, e a estreia do UFMG Esportes, na sexta-feira. Essa nova atração é produzida em parceria com o Departamento de Comunicação da Universidade.
Outra novidade é a apresentação do Em caráter experimental mais cedo, às 13h. Majoritariamente produzido por estudantes, o programa reúne músicas que não estão na programação musical da Rádio, muitas vezes com curadorias temáticas.
O Batuque na cozinha, que era veiculado durante a semana, passa a ir ao ar aos sábados e domingos, das 12h às 13h, com apresentação de Nísio Teixeira e Carlinhos Visual. O Expresso 104,5 segue sendo apresentado de segunda a sexta, das 14h às 17h.
A partir das 17h, outros programas já conhecidos da Rádio ganham novo horário: Dança para ouvir e pensar, na segunda; Decantando a República, na terça; e Direito é música, na quarta.
Mais estreias
Também às 17h, estreiam Jubiabá: direito e trabalho na história, na quinta-feira, e Pasme: águas do Arrudas, na sexta-feira. O último propõe aos ouvintes experimentar os caminhos do ribeirão nas periferias de Belo Horizonte em trajetos de bicicleta. As duas produções foram selecionadas na chamada pública lançada pela emissora em 2024.
Às 17h15, estreia o Faixa nacional, ao vivo, com informações sobre trânsito, e o Boletim da ALMG, com atualizações sobre a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
A faixa das 17h45 também terá novidades selecionadas na chamada pública. Na segunda, o horário será dedicado a produções do Instituto Hahaha, organização sociocultural que atua há mais de uma década levando a palhaçaria a instituições como hospitais e casas de permanência. Na terça, o Percursos territoriais convida o público a refletir sobre os diferentes corpos, seus afetos e memórias, com foco nas diversas formas de ser e estar no mundo. Na quarta, o horário é dedicado à reprise do Aqui tem ciência.
Às quintas-feiras, serão apresentados em alternância os programas Histórias impossíveis, projeto de extensão da Antropologia e Arqueologia; Ecologia insurgente, produzido pelo Grupo Imaginação Comum da Escola de Belas Artes da UFMG, e o Enchendo a linguística, que já faz parte da programação da Rádio, mas ganha novo horário. Por fim, na sexta, é a vez do Teatro no ar, outra produção já conhecida dos ouvintes da emissora.
O horário das 18h segue com Acesso livre, na segunda; Quebrando tudo, na terça; Drink da tarde, na quinta; e Hora rap, na sexta. No fim de semana, além da migração do Batuque na cozinha, a Tarde musical começa às 14h, seguida do Reggae das cinco, às 17h. No sábado, o Hora do dinossauro começa às 18h, mesmo horário do Portaria do rock, no domingo.
A Rádio UFMG Educativa (104,5 FM na Região Metropolitana de Belo Horizonte) é uma mídia do Centro de Comunicação (Cedecom) da Universidade Federal de Minas Gerais, em parceria com a EBC. A programação também pode ser ouvida em tempo real pela internet.
Mais lidos
Semana
-
RUF UFMG é a melhor federal do Brasil em ranking do jornal Folha de S.Paulo
Universidade ocupa a terceira posição geral, com diferença de apenas 0,47 ponto em relação à segunda colocada
-
‘PESQUISE COMO UMA MENINA' Semana do Conhecimento volta seus holofotes para as trajetórias exemplares das mulheres da ciência
Evento terá mesas em que pesquisadoras da UFMG falarão de suas conquistas e dos desafios enfrentados na carreira
-
Rankings UFMG é a federal com produção científica de maior impacto em citações, diz levantamento de Stanford
Sessenta e quatro pesquisadores de 34 áreas da Universidade figuram na lista organizada em parceria com a Elsevier
-
ações afirmativas UFMG recebe inscrições para compor bancas de heteroidentificação
Seleção é aberta a docentes, técnicos e estudantes; participação em oficinas formativas é pré-requisito
-
SEMANA DO CONHECIMENTO ‘UFMG nas ruas’ em Belo Horizonte é cancelado
Evento estava programado para sábado, dia 24 de outubro, na Praça da Liberdade
Notícias por categoria
Coberturas especiais
-
Semana do Conhecimento Pesquisadoras destacam caráter geracional e feminino da ciência no Brasil
Mesa de abertura reuniu três cientistas que investigam vacinas contra a malária; elas refletiram sobre os desafios enfrentados para vencer o preconceito de gênero em suas carreiras
-
ECONOMIA EM DIÁLOGO Os impactos da Inteligência Artificial no mercado de trabalho brasileiro
Novo episódio do programa da TV UFMG discute como o avanço da IA transforma as ocupações e pode aprofundar desigualdades
-
'Rogai por nós' Ora-pro-nóbis: de cerca-viva de igrejas a patrimônio da culinária mineira
Reportagem da TV UFMG explica por que essa planta, conhecida como 'carne de pobre' ou 'carne verde', leva 10 mil turistas por ano a um festival gastronômico na histórica Sabará
-
ECONOMIA EM DIÁLOGO Envelhecimento e informalidade desafiam futuro da aposentadoria no Brasil
Programa da TV UFMG debate inclusão previdenciária e condições de trabalho para pessoas com mais de 60 anos
-
Eleições 2026 UFMG Educativa altera programação no período eleitoral
Propaganda gratuita no rádio começa nesta sexta-feira, 28 de agosto, em dois blocos, às 7h e às 12h
Feed RSS
Receba atualizações das últimas notícias publicadas.