Voltar para o Início Ir para o rodapé
Hospitais universitários

Com mais de 150 vagas, Ebserh promove concurso público na área médica

O Hospital das Clínicas da UFMG é uma das unidades da rede

Por Redação

Com Geovana Oliveira, da Coordenadoria de Comunicação Social da Rede Ebserh

Hospital das Clínicas da UFMG é uma das unidades administradas pela Ebserh
Foto: Divulgação HC-UFMG

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) está com inscrições abertas até 30 de janeiro para novo concurso público na área médica. Estão previstas mais de 150 vagas distribuídas em 96 especialidades, que visam à seleção de profissionais para os hospitais universitários federais administrados pela estatal.

Entre as especialidades contempladas estão cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia, pediatria, anestesiologia, cardiologia e oncologia, além de outras definidas conforme a necessidade de cada hospital. Há ainda previsão de formação de cadastro de reserva em diversas especialidades.

Em Minas Gerais, há oportunidades para Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberlândia e Uberaba. Pela primeira vez, o edital conta também com vagas para o Hospital Universitário dos Servidores do Estado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (HUSE-Unirio). Em dezembro de 2025, a unidade – que era do Ministério da Saúde e foi cedida para a Unirio – passou a fazer parte da Rede Ebserh por meio da fusão com o Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG-Unirio), já administrado pela estatal.

Inscrições e provas
A inscrição deve ser realizada no site da FGV Conhecimento, banca responsável pela organização do concurso. O valor da taxa de inscrição é de R$ 180.

Esta edição é marcada pela ampliação da política de cotas, com reserva de vagas para pessoas pretas e pardas (25%), pessoas com deficiência (10%), indígenas (3%) e quilombolas (2%) – esta última, uma novidade. Em relação ao último concurso, haverá incremento de 5% na cota para pessoas pretas e pardas. Além disso, a nova ordem de convocação priorizará as pessoas com deficiência.

As provas objetivas serão aplicadas, no dia 29 de março, em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Conforme o edital que rege o concurso, a etapa é eliminatória e classificatória e consiste em uma prova com 60 questões de múltipla escolha. Os aprovados na etapa inicial passam para a prova de títulos e experiência profissional do candidato, que avalia a formação acadêmica (títulos de doutor, mestre e especialista) e o tempo de serviço na área.

Missão
O concurso público vigente – homologado em junho de 2025 – convocou mais de 1.240 médicos e médicas, superando em seis vezes o número de vagas imediatas previstas em edital, o que esgotou o cadastro de reserva em diversas especialidades. Segundo a diretora de Gestão de Pessoas da Ebserh, Luciana de Gouvêa Viana, o novo concurso é essencial para que a Ebserh cumpra a sua missão resumida no lema: “Saúde, ensino, pesquisa e inovação a serviço da vida e do SUS”. 

“Nosso esforço é pela contratação tempestiva de profissionais aprovados nos concursos, sempre que houver demanda pela expansão ou pela reposição da força de trabalho nos hospitais que integram a Rede Ebserh e na administração central da estatal, em Brasília”, destaca Luciana Gouvêa.

A diretora ressalta, também, que os aprovados no último concurso continuarão tendo prioridade nas convocações. Adicionalmente, os editais das áreas administrativa e assistencial terão sua validade prorrogada por mais um ano.

Categoria: Concursos

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Concursos