Com arte, política e reflexões, UFMG recebe nova edição da Escola de Verão
De segunda, 24, a sexta, 28, evento debaterá temas como políticas públicas, direito penal, povos indígenas, igualdade racial, população em situação de rua e papel da educação
Com Assessoria de Comunicação da Proex
A UFMG sediará, de 24 a 28 de fevereiro, a quinta edição da Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos, curso de extensão gratuito destinado a discussões aprofundadas sobre direitos fundamentais. As atividades ocorrerão das 9h às 17h, no campus Pampulha, e reunirão centenas de participantes no Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD 2) – Auditório A102.
As inscrições, gratuitas, foram prorrogadas até esta sexta (21). A formação oferece certificação de 30 horas e é aberta a todos os interessados.
Temas e palestrantes
Ao longo da semana, professores da UFMG, da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), da Universidade Federal do Paraná (UFPR), da Universidade de Valparaíso (Chile) e de outras instituições da América Latina vão ministrar aulas sobre políticas públicas, direito penal, direitos dos povos indígenas, igualdade racial, população em situação de rua e o papel da educação. Veja programação.
O curso é promovido pela Associação das Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM) e pela UFMG, por meio da Universidade dos Direitos Humanos (UDH), vinculada à Pró-reitoria de Extensão (Proex).
Abertura e atividades culturais
A Escola de Verão será aberta, na segunda-feira (24), com a conferência O ciclo das políticas públicas de direitos humanos no âmbito do Mercosul, ministrada pela diretora de pesquisa do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do Mercosul (IPPDH), Patrícia Ganizá. Criado em 2009, o instituto tem a missão de fortalecer os direitos humanos no bloco por meio do desenho e acompanhamento de políticas públicas.
No mesmo dia, à tarde, será encenado o espetáculo A paixão de Tito, solo do ator Gabriel Castro Cavalcante, com dramaturgia e direção do professor Juarez Guimarães Dias, do Departamento de Comunicação Social da Fafich. A performance interativa homenageia Frei Tito de Alencar Lima, cearense, militante, dominicano, que foi preso, torturado e banido do Brasil durante a ditadura civil-militar.
Na quarta-feira (26), a programação inclui a oficina BordAção, promovida pelo coletivo Pontos de Luta. A atividade utiliza o bordado como ferramenta de expressão artística e mobilização política. O grupo esteve presente em diversas manifestações democráticas e em homenagens, como o Tapete Vermelho para Fernanda Torres, em tributo aos mortos e desaparecidos políticos.
Reflexões aprofundadas
O objetivo da Escola de Verão – Educação em Direitos Humanos é conduzir a uma imersão nas teorias, práticas, lutas e desafios dos direitos humanos no Brasil e na América Latina. Os palestrantes – professores de universidades públicas da região – propõem uma abordagem multidisciplinar e enfatizam aspectos históricos, políticos, sociais, educacionais, jurídicos, subjetivos e culturais.
O curso de extensão foi criado no âmbito da Cátedra Aberta de Direitos Humanos da AUGM e ocorre, na UFMG, desde a sua primeira edição, em 2020.
Mais informações estão disponíveis no site da Proex e em seu perfil no Instagram. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail udh@proex.ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-4065.
Mais lidos
Semana
-
Processo seletivo Sisu solta resultado da chamada regular; UFMG vai divulgar sua lista de classificados dia 2
Registro acadêmico na Universidade deverá ser feito de 2 a 5 de fevereiro; prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera termina também no dia 2
-
Processo seletivo Resultado da chamada regular do Sisu 2026 sai nesta quinta, 29
Candidatos devem manifestar interesse em participar das listas de espera até o dia 2, quando a UFMG também publicará sua lista de aprovados; registro acadêmico na Universidade será feito até o próximo dia 5
-
Capacitação Está aberta a ‘temporada’ de inscrições nas pós-graduações da UFMG
Maioria das pós stricto e lato sensu abrem inscrições no início do ano; atualmente, há oportunidades em áreas como engenharias, arquitetura, ciências agrárias, ciências florestais...
-
Processo seletivo Sisu 2026: UFMG ofertará 6.552 vagas em 87 cursos de graduação
Inscrições serão realizadas de 19 a 23 de janeiro; guia lançado pela Universidade orienta candidatos
-
Programe-se UFMG aprova calendário escolar de 2026
Principais procedimentos e datas da rotina acadêmica estão estabelecidos em resolução do Cepe
Notícias por categoria
Extensão
-
Prática médica Faculdade de Medicina registra recorde de doação de corpos em 2025
Projeto ‘Vida após a vida’ recebeu 27 doações; cadastro de novos doadores também aumentou
-
DEDD Programa ‘Aproxime-se’ seleciona bolsistas para edição de 2026, focada na educação superior
Iniciativa de extensão desenvolvida em municípios onde a UFMG oferece cursos a distância tem o objetivo de promover trocas de experiências acadêmicas com as comunidades locais
-
Reforço Até 16 janeiro: prorrogadas inscrições para curso preparatório de química geral
Formação, gratuita, será ministrada de 26 de janeiro a 11 de fevereiro
-
Oportunidade de formação UFMG oferece cursos gratuitos de curta duração em educação digital
Inscrições devem ser feitas nos dias 14 e 15 de janeiro
-
Cerrado Agroindústria de pequi liderada por mulheres quilombolas é tema de reportagem da TV UFMG
Pontinha de Sabor, em Paraopeba (MG), fortalece o empreendedorismo feminino e a conexão entre territórios tradicionais e universidade