UFMG coordena programa nacional de formação de leitura e escrita na educação infantil
Pro-LEEI reúne cerca de 200 mil professores em todo o país
Por Assessoria de Imprensa da UFMG
•Com Assessoria de Comunicação Social do MEC | Secretaria de Educação Básica - SEB
A UFMG é responsável pela coordenação pedagógica nacional do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (Pro-LEEI), iniciativa do Ministério da Educação (MEC) dedicada à formação continuada de professoras e professores da pré-escola em todo o país. Instituído pela Portaria nº 85/2025, publicada em 4 de fevereiro de 2026, o programa integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
O Pro-LEEI reúne mais de 200 mil professores inscritos, distribuídos em 4.746 municípios das cinco regiões brasileiras, com a participação de 30 universidades federais. Em Minas Gerais, 738 dos 853 municípios aderiram à iniciativa. A UFMG coordena diretamente a oferta do curso em mais de 200 cidades mineiras, enquanto os demais municípios são atendidos pelas universidades federais de Ouro Preto (Ufop), Juiz de Fora (UFJF), Uberlândia (UFU) e do Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Mais de mil formadores atuam no estado.
Na coordenação geral, a UFMG conta com a parceria da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
Estruturado em três eixos – gestão e governança, reconhecimento e disseminação de práticas pedagógicas significativas para as crianças da pré-escola e formação de profissionais da educação –, o Pro-LEEI tem o objetivo de implementar ações de formação continuada focadas na ampliação e consolidação dos saberes dos profissionais da educação infantil.
No âmbito do programa, serão planejadas e implementadas práticas pedagógicas destinadas ao desenvolvimento das crianças no campo da linguagem oral, da leitura e da escrita. A proposta busca fortalecer a colaboração entre União, estados, municípios, Distrito Federal e instituições federais de ensino superior, que integram a iniciativa como estratégia de fortalecimento das políticas públicas de educação básica.
Segundo a coordenadora pedagógica nacional do Pro-LEEI, professora Mônica Correia, da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, a iniciativa teve origem em projeto desenvolvido pela Universidade e foi implementada, inicialmente, em 2014. “O resultado desse primeiro período do projeto foi a Coleção Leitura e Escrita e uma proposta de curso para as professoras de educação infantil (0 a 6 anos) do Brasil inteiro”, explica.
Retomada como política nacional
Após período de descontinuidade, o programa foi retomado em 2024 e transformado em política nacional. Naquele ano, 26 unidades da Federação e 3.792 municípios participaram da iniciativa, que formou mais de 150 mil docentes. “2025 foi um ano de reorganização, pois avaliamos a necessidade de ajustes na estrutura”, ressalta a coordenadora. Com a publicação da portaria pelo MEC, o programa passa a se consolidar como política permanente de formação continuada.
O novo ciclo formativo teve início neste mês e seguirá até outubro, com carga horária de 162 horas para os cursistas. “É um momento de mobilização nacional para o início do curso. Os participantes têm encontros presenciais, o que tem feito muita diferença. Trata-se de uma superestrutura necessária, mas os resultados têm sido muito positivos, considerando que os professores dispõem de um espaço para discutir a prática, ler, assistir a vídeos e trabalhar com literatura infantil”, afirma Mônica Correia.
Como preparação para essa etapa, foi realizada, no fim de janeiro, em Brasília, a Reunião Técnica do Pro-LEEI, que reuniu mais de 100 representantes das universidades federais participantes, além de equipes do MEC, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e de entidades da educação pública. O encontro teve como finalidade alinhar concepções pedagógicas, definir a matriz formativa e estabelecer protocolos de avaliação, monitoramento e certificação.
O Pro-LEEI integra as ações estratégicas do MEC para a educação infantil e é desenvolvido em regime de colaboração com instituições federais de ensino superior e redes públicas de educação básica de todo o país.
Mais informações estão disponíveis no site do programa.
Ouça a entrevista concedida pela professora Mônica Correia à Rádio UFMG Educativa.
Mais lidos
Semana
-
Nota à comunidade UFMG se posiciona sobre episódio de discriminação contra pessoa com deficiência
Denúncia será apurada; reitora Sandra Goulart Almeida e o vice-reitor Alessandro Fernandes Moreira reafirmam compromisso da Instituição com a diversidade, a inclusão e o respeito às diferenças
-
Programe-se UFMG aprova calendário escolar de 2026
Principais procedimentos e datas da rotina acadêmica estão estabelecidos em resolução do Cepe
-
Processo seletivo Sisu solta resultado da chamada regular; UFMG vai divulgar sua lista de classificados dia 2
Registro acadêmico na Universidade deverá ser feito de 2 a 5 de fevereiro; prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera termina também no dia 2
-
Processo seletivo Resultado da chamada regular do Sisu UFMG já está disponível
Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da Universidade disponibiliza canais para esclarecimento de dúvidas
-
Processo seletivo Resultado da chamada regular do Sisu 2026 sai nesta quinta, 29
Candidatos devem manifestar interesse em participar das listas de espera até o dia 2, quando a UFMG também publicará sua lista de aprovados; registro acadêmico na Universidade será feito até o próximo dia 5
Notícias por categoria
Extensão
-
Criança Alfabetizada UFMG coordena programa nacional de formação de leitura e escrita na educação infantil
Pro-LEEI reúne cerca de 200 mil professores em todo o país
-
Formação artística Escola de Belas Artes abre inscrições para 18 cursos em diversas linguagens artísticas
As aulas devem começar entre os meses de março e abril
-
BhtecXplore BH-TEC lança programa para incentivar estudantes a ingressar na carreira científico-tecnológica
Cerca de 1 mil jovens vão vivenciar, por meio de visitas, o cotidiano de empreendimentos abrigados no local
-
Prática médica Faculdade de Medicina registra recorde de doação de corpos em 2025
Projeto ‘Vida após a vida’ recebeu 27 doações; cadastro de novos doadores também aumentou
-
DEDD Programa ‘Aproxime-se’ seleciona bolsistas para edição de 2026, focada na educação superior
Iniciativa de extensão desenvolvida em municípios onde a UFMG oferece cursos a distância tem o objetivo de promover trocas de experiências acadêmicas com as comunidades locais