Voltar para o Início Ir para o rodapé
Rede Alyne

UFMG integra rede nacional que oferecerá especialização gratuita em enfermagem obstétrica

Trinta vagas são destinadas a 13 municípios de Minas Gerais; formação no estado será conduzida pela Escola de Enfermagem e pelo Hospital Sofia Feldman

Com Assessoria de Comunicação da da Escola de Enfermagem da UFMG

Fachada da Escola de Enfermagem, um dos polos de formação da Rede Alyne
Foto: Arquivo | Escola de Enfermagem UFMG

A UFMG, em parceria com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), está com inscrições abertas, até 15 de agosto, para o curso de especialização em Enfermagem Obstétrica da Rede Alyne. Destinada a enfermeiros que atuam na atenção à saúde das mulheres em serviços vinculados ao SUS, com experiência mínima de um ano, formação oferece 750 vagas para as 38 sedes distribuídas pelo país.

As atividades englobam 720 horas de carga horária – 180 horas teóricas, 120 horas teórico-práticas e 420 horas práticas. As atividades começam no dia 10 de outubro, conforme o edital. O curso busca expandir e fortalecer a atuação de enfermeiras obstétricas no Sistema Único de Saúde (SUS), com base nos princípios da descentralização e regionalização, fortalecimento da enfermagem no SUS, qualificação do cuidado, integração ensino-serviço, formação-intervenção, equidade, direitos reprodutivos e combate às violências estruturais.

O curso oferecido pela Universidade reunirá um grupo de tutores formado por professores da Escola de Enfermagem e enfermeiros e enfermeiras obstétricas de serviços de referência, como o Hospital Sofia Feldman e o Hospital das Clínicas da UFMG. A iniciativa visa formar enfermeiras obstétricas para a atuação em regiões de saúde do país com altos índices de mortalidade materna e neonatal, vulnerabilidade socioeconômica, propostas do novo PAC aprovadas para construção ou reformas de maternidades ou Centros de Parto Normal (CPN). 

O Hospital Sofia Feldman (HSF) e a Escola de Enfermagem UFMG oferecem 30 vagas para a região de saúde que abrange Belo Horizonte, Nova Lima, Santa Luzia, Betim, Contagem, Curvelo, Guanhães, Itabira, João Monlevade, Ouro Preto, Sete Lagoas, Vespasiano e Lagoa Santa. A primeira etapa, de caráter eliminatório e classificatório, consiste na análise de currículo (por meio da ferramenta Barema), que vale 70 pontos e ocorrerá de 25 de agosto a 1º de setembro. A segunda etapa, de caráter classificatório, consiste na avaliação da proposta de intervenção, que vale 30 pontos e será realizada nos dias 9 e 16 de setembro. 

“Esse é mais um dos projetos da Escola de Enfermagem, no campo da formação em saúde das mulheres, que tem total relação com a sustentação de políticas de saúde do país em consonância com os compromissos nacionais e internacionais assumidos pelo país”, destaca Kleyde Ventura de Souza, coordenadora do curso e professora do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Saúde Pública.

O resultado da seleção será divulgado no dia 30 de setembro e as matrículas deverão ser realizadas de 1º a 3 de outubro. Mais informações sobre o curso, inscrições e datas podem ser encontradas no edital da seleção.

Rede Alyne
Lançada em 2024 pelo governo federal, substituiu a Rede Cegonha com o objetivo ampliar o acesso das mulheres a cuidados obstétricos humanizados e de excelência, contribuindo para a redução da mortalidade. O nome da rede é uma homenagem a Alyne da Silva Pimentel Teixeira, que morreu em 2022 vítima de negligência médica

Categoria: Extensão

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Extensão