Etapa 1 do Seriado UFMG reúne 37 mil candidatos em sete cidades mineiras
Abstenção foi de 18%, índice inferior ao do Enem e de outros processos seletivos
Por Redação
Mais de 37 mil candidatos fizeram, neste domingo, dia 14, a prova da etapa 1 do Seriado UFMG, nova modalidade de ingresso que vai preencher 30% das vagas de graduação a partir de 2028. As provas foram realizadas em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Montes Claros, Nova Lima, Ribeirão das Neves e Santa Luzia. A abstenção foi de 18%, inferior à do Enem 2025, que alcançou 27% no primeiro dia e 30% no segundo dia. Ao todo, 45.571 candidatos se inscreveram no processo.
Quarenta e nove locais receberam as provas do processo seletivo, sendo 20 em unidades da UFMG (campi Pampulha e Montes Claros e Escola de Arquitetura e 29 em outros espaços distribuídos em sete munícipios). Na capital mineira, o campus Pampulha e a Escola de Arquitetura reuniram 9.647 candidatos. Outra grande concentração de concorrentes em BH se deu nas unidades da PUC Minas, que receberam 15.098 pessoas.
Em razão do trânsito intenso nas proximidades de alguns locais, como no campus Pampulha, as provas começaram às 14h30, meia hora após o horário previsto, encerrando-se às 18h30 para a maioria dos candidatos. Pessoas com condições especiais, como transtornos do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), do Espectro Autista (TEA), dislexia e outras com diagnósticos neurodivergentes tiveram uma hora a mais para concluir o exame.
A professora Kátia Pedroso Silveira, diretora de Processos Seletivos e Concursos Públicos (Copeve), informou que a aplicação registrou poucas intercorrências. “Correu tudo dentro da normalidade, com apenas 26 atendimentos de saúde, em geral de candidatos que se sentiram mal em decorrência da própria ansiedade provocada pelo momento”, explicou ela, que destacou o elevado índice de comparecimento (82%), superior ao de outros processos seletivos conduzidos pela UFMG. Apenas 18 candidatos foram eliminados por uso de dispositivos eletrônicos. Não houve questão anulada – duas questões erradas foram identificadas antes da prova, e sua correção prontamente informada aos candidatos.
A reitora Sandra Goulart Almeida, que acompanhou o processo no campus Pampulha, disse em entrevistas que a adoção do Seriado é resultado de um esforço para aproximar a UFMG da educação básica. “Era necessário oferecer ao estudante outra oportunidade de acessar o ensino superior. O Seriado possibilita ao candidato fazer provas separadas, uma a cada ano, no lugar de um exame mais complexo e longo, o Enem. O próprio número de inscritos demonstra que havia mesmo essa demanda. Se o aprendizado é individualizado, devemos oferecer formas diversas de entrada na universidade”, defendeu a reitora.
O pró-reitor de Graduação, Bruno Otávio Soares Teixeira, também fez um balanço positivo da Etapa 1 do processo avaliativo e indicou que melhorias serão empreendidas no próximo ano, principalmente em relação à oferta de banheiros e ambientes de fornecimento de alimentação e água, problemas identificados por candidatos e familiares. “Vamos estudar essas questões e propor medidas para aprimorar essa logística”, garantiu o pró-reitor, que também adiantou que novas cidades deverão ser incorporadas como sedes do Seriado já em 2026.
Prova e cronograma
Neste primeiro ano, foram avaliados os conteúdos programáticos correspondentes à primeira série do ensino médio. A prova teve 45 questões objetivas, abordando as quatro áreas do conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Linguagens e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, além de uma questão discursiva interdisciplinar.
Na primeira etapa do ciclo 2025-2027, as obras literárias e artísticas adotadas foram o romance Memórias de Martha, de Julia Lopes de Almeida (1899), a canção Principia, do álbum AmarElo, de Emicida (2019), e o conjunto de autorretratos Pão e circo, de Paulo Nazareth (2012).
De acordo com o cronograma do Seriado, o gabarito preliminar da Etapa 1 será divulgado ainda hoje, no site da Copeve. Recursos poderão ser interpostos até 19 de dezembro, e o gabarito definitivo será anunciado em 7 de janeiro, após a análise dos recursos. O resultado preliminar do desempenho do candidato tem divulgação prevista a partir de 2 de fevereiro, e os recursos poderão ser interpostos até 9 de fevereiro. Está prevista para 19 de fevereiro a divulgação final do desempenho do candidato.
Notícias relacionadas:
Formas de Ingresso Etapa 1 do Seriado UFMG registra mais de 45 mil inscritos
Um total de 45.571 candidatos confirmou suas inscrições para as provas da Etapa 1 do ciclo 2025-2027 do Seriado UFMG, que vai selecionar estudantes para ingresso na Universidade no ano letivo de 2028. “Esse volume de participação comprova o interesse dos estudantes do ensino médio, predominantemente de Minas Gerais, em contar com uma segunda alternativa para seu […]
Formas de Ingresso Etapa 1 do Seriado UFMG será realizada neste domingo, dia 14
Neste domingo, dia 14, a Universidade realiza a Etapa 1 da sua nova modalidade de ingresso na graduação, o Seriado UFMG. Os portões serão abertos às 12h30, e as provas serão aplicadas das 14h às 18h em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Montes Claros. Ao todo, 49 locais […]
Institucional Definidas datas e obras literárias e artísticas do Seriado UFMG 2026
A UFMG definiu os dias 12 e 13 de dezembro de 2026 (sábado e domingo) para aplicação das provas da Etapa 2 do ciclo 2025-2027 e da Etapa 1 do ciclo 2026-2028 do seu processo seletivo seriado. Também foram anunciadas as obras literárias e artísticas que serão cobradas. No caso da Etapa 2 do ciclo […]
Avaliação em três etapas
O Seriado UFMG é uma forma adicional de seleção para os cursos de graduação da Universidade. Os estudantes serão avaliados em três etapas, cada uma delas relativa a cada ano do ensino médio.
A modalidade passa a coexistir com o processo que combina o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificado (Sisu), além dos demais processos seletivos existentes na instituição. Os candidatos que fizerem as três etapas do ciclo 2025-2027 concorrerão a 30% das vagas para ingresso nos cursos de graduação da Universidade, com entrada a partir de 2028.
A UFMG definiu os dias 12 e 13 de dezembro de 2026 (sábado e domingo) para aplicação das provas da Etapa 2 do ciclo 2025-2027 e da Etapa 1 do ciclo 2026-2028 do processo seletivo seriado.
Também estão definidas as obras literárias e artísticas que serão cobradas no ano que vem. No caso da Etapa 2 do ciclo 2025-2027, os candidatos deverão se debruçar sobre os livros São Bernardo, de Graciliano Ramos, Sobrevivendo ao racismo: memórias, cartas e o cotidiano da discriminação no Brasil, de Luana Tolentino, e sobre o documentário Balé de pé no chão – a dança afro de Mercedes Baptista, de Lilian Solá Santiago e Marianna Monteiro.
Na Etapa 1 do ciclo seriado 2026-2028, por sua vez, as obras indicadas são os livros O quinze, de Rachel de Queiroz; Ideias para adiar o fim do mundo, de Ailton Krenak, e o álbum Txai, de Milton Nascimento.
Candidatos por cidade no Seriado UFMG 2025
Belo Horizonte: 28.629
Contagem: 2.474
Montes Claros: 2.382
Betim: 1.888
Santa Luzia: 685
Nova Lima: 648
Ribeirão das Neves: 502
Total: 37.208
A TV UFMG também acompanhou a movimentação no campus Pampulha e conversou com gestores, candidatos e familiares. Assista à reportagem:
Mais lidos
Semana
-
Processo seletivo Sisu solta resultado da chamada regular; UFMG vai divulgar sua lista de classificados dia 2
Registro acadêmico na Universidade deverá ser feito de 2 a 5 de fevereiro; prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera termina também no dia 2
-
Capacitação Está aberta a ‘temporada’ de inscrições nas pós-graduações da UFMG
Maioria das pós stricto e lato sensu abrem inscrições no início do ano; atualmente, há oportunidades em áreas como engenharias, arquitetura, ciências agrárias, ciências florestais...
-
Processo seletivo Resultado da chamada regular do Sisu 2026 sai nesta quinta, 29
Candidatos devem manifestar interesse em participar das listas de espera até o dia 2, quando a UFMG também publicará sua lista de aprovados; registro acadêmico na Universidade será feito até o próximo dia 5
-
Processo seletivo Resultado da chamada regular do Sisu UFMG já está disponível
Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da Universidade disponibiliza canais para esclarecimento de dúvidas
-
Programe-se UFMG aprova calendário escolar de 2026
Principais procedimentos e datas da rotina acadêmica estão estabelecidos em resolução do Cepe
Notícias por categoria
Formas de Ingresso
-
Processo seletivo Resultado da chamada regular do Sisu UFMG já está disponível
Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da Universidade disponibiliza canais para esclarecimento de dúvidas
-
Processo seletivo Sisu solta resultado da chamada regular; UFMG vai divulgar sua lista de classificados dia 2
Registro acadêmico na Universidade deverá ser feito de 2 a 5 de fevereiro; prazo para manifestação de interesse em participar da lista de espera termina também no dia 2
-
Processo seletivo Resultado da chamada regular do Sisu 2026 sai nesta quinta, 29
Candidatos devem manifestar interesse em participar das listas de espera até o dia 2, quando a UFMG também publicará sua lista de aprovados; registro acadêmico na Universidade será feito até o próximo dia 5
-
Processo seletivo Termina nesta sexta, 23, prazo para inscrições de candidatos no Sisu 2026
UFMG está ofertando mais de 6,5 mil vagas neste ano, em 87 cursos; agora, os cursos de Teatro da Universidade também têm suas vagas preenchidas pelo sistema
-
Acesso ao ensino superior Divulgado resultado do Enem 2025
Nota do exame é usada pelo Sisu, principal modalidade de ingresso nas universidades federais; UFMG oferece 6.552 vagas em 87 cursos na edição de 2026