Voltar para o Início Ir para o rodapé
Ingresso

Inscrições para a Etapa 1 do Seriado UFMG terminam nesta sexta, às 17h

Podem concorrer estudantes ou egressos do ensino médio e da educação de jovens e adultos, independentemente de quando tenham cursado a primeira série ou concluído a educação básica

Estudantes do ensino médio circulam no campus Pampulha durante a última edição da Mostra Sua UFMG, realizada em maio
Foto: Raphaella Dias | UFMG

As inscrições para a Etapa 1 do Seriado UFMG, processo seletivo adicional para ingresso nos cursos de graduação da Universidade, terminam às 17h desta sexta-feira, 19 de setembro. As inscrições, que custam R$ 150, devem ser feitas por meio de sistema on-line disponibilizado no site do processo seletivo.

As inscrições só são confirmadas após o pagamento do boleto bancário da taxa correspondente ao processo seletivo. A data final para o pagamento do boleto é segunda-feira, 22 de setembro.

Podem se inscrever todos os estudantes ou egressos do Ensino Médio (EM) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), independentemente de quando tenham cursado a primeira série do Ensino Médio ou concluído a Educação Básica. Inscrições dos chamados “treineiros” não serão aceitas.

Forma adicional de ingresso
A UFMG começou a implementar o Seriado neste ano como forma adicional de ingresso. Nesse novo processo seletivo, os candidatos farão provas em três anos consecutivos, com uma etapa de avaliação a cada ano. O primeiro ciclo do processo ocorre nos anos 2025, 2026 e 2027, de modo que os primeiros estudantes a entrar na UFMG por essa modalidade de acesso iniciarão sua trajetória acadêmica no ano letivo de 2028. 

O Seriado UFMG ofertará 30% das vagas iniciais de 94 cursos de graduação da Universidade e coexistirá com a principal seleção atualmente em curso, que associa o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu), e com os demais processos seletivos existentes na instituição, como o Vestibular Habilidades (para formações no campo artístico) e a Formação Intercultural para Educadores Indígenas (Fiei), entre outros.

As provas do primeiro ano do ciclo 2025-2027 do Seriado UFMG serão aplicadas em 14 de dezembro de 2025. Nesta primeira etapa, serão avaliados apenas os conteúdos programáticos correspondentes à primeira série do Ensino Médio. As provas do Seriado UFMG serão aplicadas em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Montes Claros, Nova Lima, Ribeirão das Neves e Santa Luzia. Há previsão de expansão gradual dos locais de provas nos próximos anos.

Mais lidos

Semana

Notícias por categoria

Escolha a categoria:
Formas de Ingresso